O cachorro com diarreia e vômito precisa de uma atenção especial, principalmente em relação à hidratação. Caso contrário, ele pode acabar sofrendo complicações. Nessas horas, uma alternativa possível é apostar no soro caseiro para cachorro, uma solução simples e eficaz que pode auxiliar na recuperação do pet. A seguir, confira 5 dicas revisadas por veterinários sobre o soro caseiro, como fazer para cachorro e muito mais!
1) O que é soro caseiro para cachorro e quando ele é indicado?
O soro caseiro para cachorro é uma mistura simples de água, sal e açúcar que ajuda a repor os eletrólitos perdidos em casos de diarreia e vômitos. Ele costuma ser necessário em alguns casos porque quando um cachorro com diarreia ou que está vomitando o tempo todo não recebe hidratação adequada, ele pode desenvolver desidratação severa. Como consequência, isso pode colocar a saúde do animal em risco.
2) Como fazer soro caseiro para cachorro?
Se você não sabe o que dar para cachorro com diarreia ou vomitando, uma das alternativas possíveis é o soro caseiro. Mas como fazer essa solução? Veja abaixo uma receita que costuma ser recomendada por veterinários!
Ingredientes:
- 1 litro de água mineral ou filtrada;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de chá de sal.
Modo de preparo:
- Ferva a água e despeje em um recipiente de vidro;
- Adicione os demais ingredientes e misture bem até dissolver completamente;
- Ofereça pequenas quantidades ao longo do dia para o cãozinho. O líquido pode ser conservado até 24 horas.
3) Pode dar soro caseiro para cachorro em qualquer situação?
Apesar de ser uma solução eficaz, o soro caseiro para cachorro não deve substituir uma consulta veterinária. Se o cachorro vomitando ou com diarreia não melhorar dentro de 24 horas, é fundamental levá-lo para ser examinado por um profissional o quanto antes. Além disso, é importante ter em mente que pets cardiopatas ou com problemas específicos de saúde não devem fazer o uso do soro sem orientação veterinária.

4) Como oferecer o soro caseiro para cachorro corretamente?
Além de saber o que dar para cachorro vomitando ou com diarreia, é importante saber como administrar o soro de forma segura. Uma dica é oferecer sempre em pequenas quantidades, de preferência com uma colher ou com o auxílio de uma seringa sem agulha. Geralmente, recomenda-se que o soro seja oferecido a cada 30 minutos, principalmente em casos onde o cachorro está desidratado.
5) Quanto de soro dar para o cachorro com diarreia ou vomitando?
A quantidade de soro administrado vai depender, principalmente, do tamanho do cachorro. A maioria dos médicos veterinários indica o seguinte:
- Filhotes de cachorro: 3 colheres de sopa;
- Cachorros até 2,5 kg: 4 a 5 colheres de sopa;
- Cachorros até 5 kg: 6 a 7 colheres de sopa;
- Cachorros acima de 5 kg: ¼ de xícara para cada 2,5 kg do peso corporal.
Vale destacar que se a desidratação em cães continuar, o ideal é consultar um médico veterinário com urgência para socorrer o animal.