Não é nada legal quando nos deparamos com um cachorro com diarreia, né?! Embora esse sintoma seja um problema passageiro na grande maioria dos casos, ele é super desconfortável e perigoso para o peludo, especialmente para os filhotes. A diarreia provoca a perda massiva de líquidos e nutrientes, o que contribui para um desequilíbrio interno do organismo do animal.
Mas quais são as principais causas da diarreia em cachorro? Esse sintoma chatinho pode indicar uma série de problemas na saúde do cão, dos mais brandos aos mais graves. Por isso, é importante conhecer as causas mais comuns associadas ao cachorro com diarreia, para agir de forma rápida e garantir o bem-estar do pet. Para te ajudar nessa tarefa, o Patas da Casa vai te mostrar as 7 causas mais comuns do cachorro com diarreia, o que fazer e como tratar.
1)Mudanças na alimentação podem deixar o cachorro com diarreia
A alimentação canina é uma das principais causas do cachorro com diarreia. Basta uma pequena alteração na dieta do cachorro para interferir diretamente no intestino do animal. Isso acontece porque o trato gastrointestinal dos cães é sensível, então uma mudança repentina da ração ou dos petiscos pode causar diarreia.
Para evitar que essa situação aconteça, a transição alimentar deve ser gradual. Ou seja, você deve misturar a ração para cachorro antiga com a nova ração aos poucos e ao longo da semana. No caso dos petiscos, não exagere na quantidade logo de cara. Ofereça pequenos pedaços para ter certeza de que o alimento não vai irritar o intestino do pet.
2) Alergias alimentares são uma das principais causas do cachorro com diarreia
Outro grande causador da diarreia em cachorro são as alergias provocadas pela ingestão de alimentos que irritam o sistema gastrointestinal. A alergia alimentar em cães pode ser causada por várias comidas, como ingestão de carne crua, alguns tipos de cereais, corantes e conservantes. Nesse caso, os cães também podem apresentar outros sintomas como coceira e vômitos.
Para descobrir o que está provocando a alergia alimentar no cão, é importante levá-lo ao veterinário para que ele realize exames clínicos e laboratoriais. Sem eles, fica bem difícil identificar qual é o alimento que está fazendo mal ao peludo.
3) Verminoses deixam o cachorro com diarreia
Um cachorro com verme também pode ter diarreia. Esses parasitas liberam toxinas e substâncias no organismo do pet que desregulam o intestino do cachorro. O verme em cachorro filhote é ainda mais perigoso, porque esse quadro pode levar a perda de peso e anemia, sintomas que podem ser fatais para cães com baixa imunidade.
A boa notícia é que o tratamento para diarreia em cachorro, quando provocada por vermes, é fácil de tratar. Basta oferecer um remédio para verme de cachorro, pois ele é capaz de matar esses parasitas.
4) O cachorro com diarreia pode estar com pancreatite
A pancreatite canina é uma doença geralmente causada pela má alimentação do peludo, especialmente devido a ingestão de alimentos gordurosos e carboidratos. Ela provoca lesões e inflamações no pâncreas, e, como consequência, deixa o cachorro com diarreia. Em alguns casos, a diarreia também pode vir acompanhada de sangue, e a doença ainda pode deixar o cachorro vomitando e com dores abdominais.
O tratamento para a pancreatite geralmente envolve a internação do animal para receber fluidoterapia, além de remédio para diarreia em cachorro, antibióticos e mudanças na dieta.
5) Cachorro com diarreia pode estar sofrendo com gastroenterite
A gastroenterite canina também é uma das doenças que podem deixar o cachorro com diarreia. Ela é causada por infecções bacterianas, que causam uma inflamação nos órgãos da região, como estômago e intestinos. Nesse caso, a gastroenterite pode deixar o cachorro com diarreia com sangue e também vomitando. Por isso, ela também é chamada de gastroenterite hemorrágica.
O tratamento para a gastroenterite canina vai depender da causa do problema, mas geralmente envolve o uso de vermífugos e antibióticos.
6) A doença do carrapato deixa o cachorro com diarreia
A doença do carrapato em cachorro, uma das mais perigosas para a espécie, também pode afetar o sistema gastrointestinal do peludo. Ela é transmitida pela picada do carrapato e pode causar uma série de sintomas, incluindo diarreia. Essa doença também pode causar febre, perda de apetite, sangramentos e vômitos.
O tratamento para cachorro com diarreia com doença do carrapato é feito a partir da administração de medicamentos, como antibióticos. Ele deve ser iniciado o quanto antes para evitar que o quadro piore.
7) A giárdia é uma doença perigosa que deixa o cachorro com diarreia
A giárdia em cães é um infecção parasitária perigosa que afeta o intestino do pet. A Giardia lamblia, protozoário causador da doença, se aloja nos órgãos do sistema digestivo do pet, provocando a diarreia em cachorro. Nesse caso, os tutores também podem encontrar sangue nas fezes do cachorro.
O tratamento para a giárdia é feito com o auxílio de antibióticos para cachorro, que precisam ser prescritos o quanto antes por um médico veterinário. Quando não é tratada adequadamente, esse quadro pode deixar o cachorro desidratado e até ser fatal. Vale dizer que a giárdia é considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos.
O que dar para cachorro com diarreia?
Agora que você já está por dentro de todas as causas da diarreia canina, é hora de descobrir o que fazer com cachorro com diarreia. Antes de oferecer qualquer tipo de medicamento para o animal, é importante levá-lo para uma consulta com um médico veterinário para que ele examine e diagnostique o animal corretamente. Após o diagnóstico, ele vai indicar quais medicamentos o peludo deve tomar para tratar o problema em questão.
Mas o que fazer com cachorro com diarreia para aliviar esse quadro? Além dos medicamentos indicados pelo veterinário, você deve oferecer muita água para o animal para não correr risco de desidratação, além de uma alimentação leve que deve ser combinada com o médico.
Alguns veterinários indicam um remédio caseiro para diarreia em cachorro que é muito eficiente: o soro caseiro. Para fazer o soro para cachorro, você vai precisar ferver um litro de água filtrada, transferir o conteúdo para um recipiente de vidro e adicionar 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal e ½ colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture bem, espere esfriar e ofereça para o soro ao peludo para ajudar na hidratação canina.