Saber como limpar olho de cachorro é um cuidado importante para incluir na rotina dos nossos pets. As secreções oculares fazem parte de um processo natural de lubrificação dos olhos e podem formar remelas. Elas precisam ser removidas com cautela - e, dependendo da quantidade e do aspecto da remela no olho de cachorro, é necessário levar o animal ao veterinário porque pode ser um indicativo de problemas.
Mas como limpar olho de cachorro? Quais produtos utilizar na higiene dessa região? Existe colírio para limpar olho de cachorro? Para saber exatamente como fazer isso do jeito certo, é só seguir o passo a passo abaixo!
Passo 1 - Antes de limpar olho de cachorro, acostume o cão a ser tocado nesta região
Tocar no olho de cachorro pode ser um pouco incômodo para os pets. Portanto, é importante que o doguinho já esteja minimamente acostumado com isso antes de o tutor aprender como limpar olho de cachorro. Uma boa dica é usar os momentos em que o cão estiver mais relaxado e tranquilo - como depois das refeições - para colocá-lo no colo e começar a acariciar a região. É bom observar como ele reage.
Quando o cãozinho passar a aceitar com facilidade esse tipo de manuseio, aí sim você pode começar a pensar na higiene da região e seguir para o próximo passo.
Passo 2 - Separe os produtos certos para limpar olho de cachorro
Tudo que você precisa para limpar olho de cachorro é algodão, gaze e soro fisiológico. Ao contrário do que alguns tutores podem pensar, não existe um colírio para limpar olho de cachorro. Na realidade, o que existem são colírios lubrificantes para pacientes que sofrem com a síndrome do olho seco e colírios específicos para doenças oculares, que devem ser prescritos pelo médico veterinário.
Passo 3 - Comece limpando um dos olhos com delicadeza, e depois - com um algodão diferente - siga para o outro
Quando for limpar o olho de cachorro, levante a cabeça dele com uma mão e use a outra para fazer a higiene da área com um pedaço de algodão embebido em soro fisiológico. É importante não limpar a parte de dentro do olho, somente o contorno com muito cuidado e sutileza. Ao trocar de um olho para o outro, não esqueça de usar um novo algodão, pois isso evita que possíveis infecções sejam transmitidas.
Passo 4 - No caso do olho de cachorro remelando, direcione as remelas para fora
A remela no olho de cachorro é muito mais comum do que imaginamos, mas não deve ser encarada como um empecilho na hora de limpar a região. Ainda assim, o tutor deve ter um cuidado especial para não empurrar a remela para dentro do olho. Retire delicadamente essa sujeirinha que geralmente fica presa no canto dos olhos, direcionando-as para fora. Caso a remela esteja endurecida, o contato com o soro fisiológico ajuda a amolecer.
Passo 5 - Depois de aprender como limpar olho de cachorro, seque bem a região com uma gaze
Para finalizar a limpeza, tudo que o tutor precisa é de um pedaço de gaze para secar os olhos do pet. Nesse caso, o ideal é utilizar realmente a gaze ou um pedaço de pano seco. O algodão, embora seja usado para a limpeza, não deve ser usado na hora de secar porque tende a soltar pelinhos.
Passo 6 - Se observar o olho de cachorro lacrimejando muito, procure um veterinário
Por mais que o olho de cachorro remelando faça parte de um processo natural (pelo menos na maioria das vezes), é sempre bom observar a consistência e aparência das remelas, assim como a frequência que você encontra o olho de cachorro lacrimejando. Em alguns casos, isso pode significar que o seu cãozinho está com alguma doença ocular, como um quadro de conjuntivite em cachorro ou uveíte.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes