Os olhos de Shih Tzu são bem chamativos: eles têm um aspecto esbugalhado, parecido com os do cachorro Pug. Isso não é uma mera coincidência, já que ambas as raças fazem parte do grupo de cães braquicefálicos e apresentam várias outras características em comum. Mas sabia que é importante ter muita atenção com essa região? Como os olhos do Shih Tzu são grandes e saltados para fora, isso deixa a raça de cachorro vulnerável a irritações e infecções oculares.
Por esse motivo, saber como limpar os olhos do Shih Tzu faz toda a diferença nos cuidados com este cãozinho. Para esclarecer tudo sobre o assunto, é só conferir abaixo a matéria que o Patas da Casa preparou!
Como limpar os olhos do Shih Tzu?
Para aprender a limpar os olhos de cachorros braquicefálicos - como os Shih Tzu - não é necessário muito esforço. Na realidade, todo o processo é bem simples e tudo que você vai precisar é de soro fisiológico, algodão e gaze. Siga o passo a passo abaixo:
Passo 1: Escolha um momento em que o cachorro esteja tranquilo e relaxado.
Passo 2: Coloque-o no colo e levante a cabeça dele com delicadeza.
Passo 3: Molhe o algodão com um pouco de soro fisiológico e limpe os olhos do Shih Tzu com movimentos sutis.
Passo 4: Depois de retirar a sujeira, use uma gaze limpa para secar a região. Evite o algodão nessas horas para evitar que solte pelinhos.
Além de saber como limpar os olhos do Shih Tzu, atente-se à frequência do cuidado: o ideal é que a higienização seja feita diariamente. A tosa do Shih Tzu também deve ser feita com certa regularidade, pois o contato direto com a região dos olhos causa incômodo e irritação.
Por que é importante cuidar dos olhos do Shih Tzu?
Os olhos de Shih Tzu ficam mais expostos do que o normal. Isso faz com que a raça tenha maior predisposição para desenvolver uma série de problemas oculares. A úlcera de córnea em cães, por exemplo, geralmente é desencadeada pela protuberância dos olhos. Shih Tzu também pode sofrer com diversas irritações no local, principalmente se tiver pelos muito compridos. Outra situação comum é a lágrima ácida em cães.
Nesse sentido, é fundamental que o tutor sempre verifique como está a região e aprenda como limpar os olhos do Shih Tzu para evitar que maiores problemas aconteçam. Caso haja qualquer alteração, como olho do Shih Tzu vermelho e remelando, não deixe de procurar ajuda de um médico veterinário especializado.
Olho do Shih Tzu vermelho e remelando: o que pode ser?
Os olhos de Shih Tzu podem sofrer com vários problemas diferentes. Além da úlcera de córnea e da lágrima ácida, outras possibilidades que precisam de atenção são a síndrome do olho seco, distiquíase (mau posicionamento dos cílios), catarata e conjuntivite em cachorro (sendo que essa última geralmente deriva de alguma alergia ou da síndrome do olho seco).
Todas essas situações podem acarretar em um Shih Tzu com olho remelando e aspecto avermelhado. Como são quadros bem diferentes, o mais indicado a se fazer é consultar um oftalmologista veterinário para diagnosticar e tratar corretamente o quadro do animal (provavelmente com o uso de colírios). A automedicação não deve ser levada em consideração, podendo piorar o estado do cachorro.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes