Uma infestação de carrapato em cachorro pode ser bastante perigosa para a saúde dos pets. Além de causar coceira e até mesmo causar feridas na pele, o parasita pode transmitir a doença do carrapato., uma infecção que ataca a corrente sanguínea do animal. Além da limpeza do ambiente, o remédio para carrapato em cachorro é a maneira mais eficaz de prevenir a contaminação e até mesmo para cuidar do cão já infectado. Ele é capaz de eliminar os parasitas que se encontram no corpo do dog, o que consequentemente ajuda a eliminar os carrapatos do ambiente.
Muitos tutores, porém, têm dúvidas sobre como funciona o remédio para carrapato. Cachorro pode acabar se intoxicando com a substância presente nele? De que forma o medicamento consegue eliminar o parasita de vez? Como cada tipo funciona? Para tirar essas e outras dúvidas sobre como o remédio para carrapato em cachorro age, confira a matéria a seguir!
O remédio para carrapato em cachorro é composto por substâncias tóxicas aos parasitas
A melhor maneira de como matar carrapato em cachorro é por meio de medicamentos específicos para essa função. Mas você sabe como ele age? O objetivo do remédio para carrapato em cachorro é matar os parasitas que estão no corpo do animal. Para isso, o medicamento é formulado com substâncias que são tóxicas para o carrapato em cachorro e que, ao mesmo tempo, não fazem mal ao pet. Se você está na busca por uma maneira de como acabar com carrapatos em cachorro, já deve ter visto que há diferentes versões do medicamento: comprimido, líquido e até mesmo coleira antipulgas e carrapato. Mas afinal, qual melhor remédio para carrapato em cachorro? A verdade é que isso depende de cada caso. Para escolher, deve-se levar em conta principalmente, a facilidade de aplicação, a idade do pet e o tempo de duração do produto.
Como matar carrapato em cachorro: escolha o remédio de acordo com peso e idade do pet
Independentemente do tipo de remédio para carrapato, cachorro deve tomar a versão feita especificamente para sua idade. A concentração necessária de substâncias tóxicas para matar carrapato em cachorro filhote não é a mesma de um cachorro adulto. Além disso, o tamanho do animal deve ser levado em conta. A dose para um cachorro de porte pequeno deve ser proporcional ao seu tamanho, assim como a dose de um cachorro grande. Por isso, a melhor forma de como matar carrapato em cachorro de maneira eficiente é prestar bastante atenção na indicação de peso e idade que consta na embalagem do produto e escolher aquele que se adequa ao seu pet.
Qual melhor remédio para carrapato em cachorro? Conheça todos os modelos disponíveis
Ao perceber uma infestação de carrapatos em casa, é preciso agir rápido para livrar o seu pet do incômodo das picadas e prevenir novas contaminações. Para isso, existem diferentes tipos de remédio para carrapato em cachorro que são mais ou menos eficazes no controle dos parasitas. O mais tradicional é a versão em comprimido palatável, mas alguns cães têm dificuldade em ingerir o remédio dessa forma. Por isso, existe também a versão líquida, que é aplicada no dorso do animal. Além disso, há ainda a coleira antipulgas e carrapato que é muito eficiente no combate ao parasita e costuma ter uma ação mais duradoura. Confira como cada modelo de remédio contra carrapato em cachorro age no corpo do animal:
1) Comprimido palatável para carrapato em cachorro
O remédio para carrapato em cachorro dose única comprimido é a versão palatável oferecida via oral. Esse tipo de medicamento age de dentro para fora. Ao ingerir o comprimido, as substâncias tóxicas para os parasitas entram na corrente sanguínea do cão e são absorvidas pelo corpo dele. Dessa forma, os carrapatos se intoxicam e morrem após a picada. O animal não sofre nenhuma consequência, pois a composição do medicamento não faz mal aos cães. Para facilitar a ingestão, o remédio para carrapato em cachorro comprimido pode ser encontrado em diferentes sabores que atraem o paladar do cão. Existem versões que protegem o animal por 30 dias e outras cuja proteção dura 90 dias.
2) Pipeta para carrapatos em cachorro
Alguns cãezinhos não se dão bem com comprimidos. Mesmo usando as técnicas de como dar remédio para cachorro (como a clássica dica de misturar na ração), alguns pets simplesmente não se adaptam. Por isso, existe a versão líquida do medicamento contra carrapato em cachorro. Nesse caso, a ação é externa. O remédio deve ser aplicado com o auxílio de uma pipeta diretamente no pelo do animal. Basta pingar na nuca do pet que naturalmente as substâncias vão se espalhar por todo o corpo, intoxicando e matando os parasitas que entrarem em contato com a pele do cachorro. Outra vantagem da versão líquida é que ela costuma ser mais barata que a versão em comprimido. Por outro lado, seu tempo de proteção é menor - normalmente dura apenas um mês.
3) Coleira antipulgas e carrapatos para cachorro
A coleira antipulgas e carrapatos para cachorro é a opção que protege o cão por mais tempo. É possível encontrar modelos que duram até oito meses. Funciona assim: o tutor coloca a coleira no animal e, ao entrar em contato com o pelo, ela libera as substâncias tóxicas aos parasitas. Assim, as toxinas se espalham por toda a pelagem e matam os carrapatos, além de prevenir novas picadas. Esses princípios ativos vão funcionando de maneira contínua, de forma que, enquanto o animal estiver usando a coleira, ficará livre de carrapatos. É importante que a coleira tenha o tamanho adequado ao porte do seu pet (normalmente vem a classificação na embalagem do produto). Ela não deve ficar nem apertada (para não machucar o animal) e nem muito larga (pois ela precisa estar em contato com o pelo para liberar a substância).
Redação: Maria Luísa Pimenta