Pegar gato pelo cangote nunca é uma boa ideia! Muitas pessoas acreditam que esse é o jeito certo de como segurar um gato, mas na verdade é bastante incômodo para o bichano. Além disso, pode até mesmo causar machucados sérios no animal. Saber como pegar um gato corretamente pode te ajudar em diferentes situações, seja para mover o animal de lugar ou para deixá-lo imóvel em determinados momentos, como na hora de tomar um remédio ou aplicar vacina. Confira a seguir qual é o jeito certo de pegar um gato no colo!
Como segurar um gato do jeito certo?
Para segurar um gato do jeito certo, você primeiro precisa ganhar a confiança do animal. Se o bichano que precisa ser segurado é seu, não tem mistério, pois ele já confia em você. Porém, se o gato for desconhecido, primeiro deixe que ele cheire sua mão e faça um leve carinho em suas costas. Assim, ele fica menos arisco na hora de ser segurado. O melhor método de como pegar um gato (arisco ou não) é colocar uma mão ao redor do peito do animal e a outra ao redor da sua barriga. Então, é só levantá-lo com cuidado. Outra opção é colocar uma mão ao redor do peitoral e a outra como suporte nas patas traseiras.
Você pode ainda usar o seu próprio corpo para segurar o gato com mais tranquilidade. Nesse caso, não use muita força ao apertá-lo contra seu corpo. Basta segurá-lo como se estivesse dando um abraço. Seguindo essa técnica de como segurar um gato do jeito certo, o bichano ganha mais confiança e se debate menos. Assim, há menos risco do animal acabar caindo e de o tutor sofrer um arranhão do gato.
Como pegar um gato no colo?
Ao contrário de quem quer aprender como imobilizar um gato, tem quem só queira acariciar o animal e, para isso, busca saber como pegar um gato no colo. Bom, a verdade é que não tem muito mistério: a mesma tática utilizada para segurar um bichano "do jeito certo" também pode ser usada para pegá-lo no colo. Mas lembre-se de se informar onde fazer carinho no gato, pois existem algumas zonas proibidas que podem deixar o animal bem irritado e nervoso. Os melhores lugares para os afagos são o topo da cabeça, bochechas, queixo e costas.
Por que não pode pegar gato pelo cangote?
Segurar gato pelo pescoço está longe de ser o jeito mais adequado de pegar o animal. Essa crença existe porque a gata mãe costuma carregar seus filhotes dessa forma quando são recém-nascidos. Porém, a técnica não funciona quando é um humano fazendo, ainda mais se for com um gato adulto, grande e pesado. Pegar gato pelo cangote deixa o animal inseguro, pois a sensação que ele tem é de estar sendo pendurado, o que não é nada agradável. Assim, há duas possibilidades: ou o bichano vai tentar se desvencilhar e se soltar ou ele vai acabar naturalmente escorregando por conta do próprio peso. Portanto, jamais segure o gato pelo cangote!
Pegar gato pela cauda também é totalmente errado. O rabo do gato é uma extensão da coluna vertebral e segurá-lo nessa região pode causar desconforto e muita dor, além de sempre ter o risco de ocasionar uma fratura no local.
Segurar gato do jeito errado pode causar lesões graves
A ideia de que “gato sempre cai em pé” é mais um dos motivos que levam a crer que não há problema algum em segurar gato pelo pescoço. Afinal, ele não vai se machucar na queda, certo? Na verdade, ele pode se machucar sim - e muito! Realmente o equilíbrio dos gatos é incrível e na maioria das vezes os gatos caem de pé por conta de um instinto natural.
Porém, podem haver exceções em que o bichano cai do jeito errado, principalmente se o salto não for planejado. A queda, por menor que seja, pode levar a fraturas nos ossos, lesões internas e ferimentos, às vezes bem graves. Portanto, não pense que os bichanos são invencíveis! Pegar gatos pelo cangote pode trazer problemas sérios, então sempre opte pela técnica segura.
Como ganhar a confiança de um gato?
Agora que você já sabe como "capturar" um gato sem machucá-lo, é importante saber como conquistar um gato (principalmente se ele for desconhecido e/ou de rua). Para começar, é importante tratá-lo com muita gentileza e amor, mas ao mesmo tempo respeitando o espaço do pet. Como pegar gato arisco pode ser um pouco mais difícil, uma boa dica é apostar em sachês e petiscos para ganhar a confiança do bichano. Brincadeiras e outras associações positivas também são bem-vindas.
Além da questão da confiança e de como capturar gatos, também é bom saber o que fazer ao pegar um gato de rua. O ideal é levar o animal para uma consulta com um médico veterinário. Esse check-up vai ajudar a identificar se ele tem alguma doença ou precisa de algum cuidado específico.
Redação: Maria Luísa
Edição: Luana Lopes
Publicado originalmente em: 08/12/2022
Atualizado em: 25/07/2023