Passear com cachorro na rua é essencial para saúde e o bem-estar do doguinho. Mas o que fazer com o cocô de cachorro? Certamente deixar na rua não é a forma mais educada. Você deve estar se perguntando: existe algum problema com os saquinhos de plástico? A resposta é sim! Acontece que esses materiais demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente. Por isso, uma possível solução é buscar opções mais sustentáveis na hora de descartar o cocô de cachorro. Para falar sobre todas as questões sobre esse assunto, o Patas da Casa reuniu algumas informações. Vem dar uma olhada!
Por que o saquinho para pegar cocô de cachorro não é bom para o meio ambiente?
As sacolinhas plásticas são muito comuns no nosso dia a dia, mas também têm um impacto muito negativo para o nosso ecossistema. São cerca de 1,5 milhões de sacolas plásticas distribuídas por hora no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente. O plástico demora entre 400 e 1.000 anos para se decompor, e viraram símbolo dos problemas causados pela poluição. Enquanto as sacolas plásticas demoram esse longo tempo para fazer a decomposição no ambiente, as fezes do cachorrinho se decompõem em uma semana. Por isso, substituir as sacolinhas na hora de passear com cachorro, é uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente. Veja abaixo as opções que podem ser usadas no lugar dela!
Jornal velho para cachorro: uma maneira mais sustentável de descartar o cocô
Os jornais, apesar de também serem poluentes, demoram bem menos tempo para se decompor do que as sacolas plásticas. Por isso, usar um jornal velho para cachorro na hora de pegar as fezes dele é uma boa maneira de fazer uma contenção de danos ao meio ambiente. Além disso, você também pode usar sacos de papel ou papelão. As sacolas de papel ainda são muito utilizadas em entregas de delivery e papelarias. Além disso, algumas são feitas de papel reciclado, o que as torna ainda mais sustentáveis.
Passear com cachorro: outras formas de descartar o cocô que agridem menos o meio ambiente
Uma opção disponível nas pet shops e supermercados são as sacolas biodegradáveis. Elas se desfazem naturalmente em cerca de 60 dias no ambiente. Muitas delas podem vir com o porta saquinhos para cachorro, que pode ser pendurado na própria guia de passeio. Outra dica para descartar o cocô de cachorro agredindo menos o planeta é prestar atenção nas folhas secas caídas no chão. Basta você achar uma folha de um tamanho maior e usá-la para recolher as fezes do animal.
Dentro de casa você também pode ser mais sustentável na hora de recolher as fezes do seu pet. O principal é evitar o uso do tapete higiênico descartável, que é feito com materiais não biodegradáveis, substituindo pela bandeja sanitária ou por um tapete higiênico lavável, que pode ser reutilizado por bastante tempo. Você também pode descartar o cocô do cachorro no vaso sanitário para diminuir o impacto no ambiente.
Redação: Hyago Bandeira