O probiótico para cachorro é conhecido por auxiliar no tratamento da diarreia, mas você sabia que seus benefícios vão muito além disso? Esse suplemento desempenha um papel na manutenção da saúde intestinal e fortalecimento do sistema imunológico dos cães ao ajudar a prevenir uma série de problemas de saúde.
Para entender melhor os benefícios por trás desse suplemento e a maneira correta de oferecer para o cachorro, o Patas da Casa conversou com uma especialista em nutrição, a médica veterinária Bruna Fernandes Ferreira Seabra. Confira a seguir o que ela explicou!
Para que serve probiótico para cachorro?
O probiótico para cachorro é muito utilizado para promover a saúde do intestino do cachorro, pois equilibra a microbiota do sistema gastrointestinal. A veterinária Bruna Fernandes explicou o que é de fato esse medicamento: “Do ponto de vista nutricional, o probiótico é considerado um tipo de suplemento alimentar composto de microrganismos vivos selecionados (bactérias e leveduras), comensais e não patogênicos, ou seja, dos tipos de microrganismos que já são encontradas no intestino e que não causam enfermidades.”
Mas para que serve probiótico para cachorro? De acordo com a médica veterinária, o principal objetivo do probiótico para cachorro é reequilibrar a população de microrganismos do intestino que sofreram algum desbalanço. Ou seja, esse suplemento promove um reequilíbrio da microbiota intestinal, e é exatamente por isso que o probiótico para cachorro com diarreia é muito recomendado por especialistas.
Confira os benefícios associados ao probiótico para cachorro
Você pode não ter ideia, mas o intestino do cachorro desempenha um papel fundamental na saúde geral do cachorro. A população de microrganismos do intestino, chamada de microbiota intestinal, desempenha inúmeras funções, tanto no intestino, quanto no organismo como um todo. Confira os principais benefícios do probiótico para cachorro de acordo com Bruna:
- Proteção contra infecções e outras doenças
- Participação na resposta imunológica
- Auxílio na digestão
- Prevenção contra o câncer em cachorro
- Prevenção contra o acúmulo de substâncias tóxicas
- Estimula o apetite;
- Participa da manutenção da integridade do intestino
- Melhora a aparência e qualidade do cocô de cachorro
Como o probiótico para cachorro atua no organismo animal?
Os probióticos para cachorro atuam de inúmeras formas no organismo do animal. Eles agem principalmente no trato intestinal para equilibrar a flora, mas também trazem uma série de benefícios para a saúde geral do cachorro. Por isso, a médica veterinária listou como esse produto age no organismo do pet:
- Produção de substâncias com efeito antibiótico e bacteriostático, ou seja, que impedem o crescimento de bactérias maléficas e que também as eliminam (ácido lático, ácido acético, peróxido de hidrogênio e outras);
- Produção de substâncias que auxiliam na manutenção, proteção e integridade da parede do intestino (propionato, acetato e butirato);
- Ajuda a aumentar a imunidade de cachorro devido a produção de vitaminas necessárias para a produção de células de defesa;
- Produção de enzimas e outras substâncias que facilitam a digestão e absorção de nutrientes;
- Auxílio na eliminação de toxinas;
- Produzem vitaminas do complexo B, importantes para produção de glóbulos vermelhos;
- Produção de substâncias que previnem o desenvolvimento de tumor em cachorro (ceramida);
- Produção de substâncias com efeito anti-inflamatório e que também são fonte de energia para as células da parede intestinal, influenciando indiretamente na melhora dos movimentos intestinais (propionato, acetato e butirato).
Quando é recomendado usar probiótico para cachorro?
O probiótico para cachorro é recomendado para várias situações, mas principalmente para o cachorro com diarreia. Esses suplementos ajudam a aliviar o desconforto provocado pelas bactérias no intestino do animal, pois repõem a microbiota e combatem a proliferação de bactérias patogênicas - isto é, aquelas que são capazes de causar doenças.
Ele também pode ser usado caso o animal seja medicado com um antibiótico para cachorro, uma vez que esse medicamento mata todas as bactérias presentes no intestino do animal e pode causar um desequilíbrio na flora.
Cães com doenças crônicas, como doenças inflamatórias intestinais, ou aqueles que estão se recuperando de uma cirurgia, também podem se beneficiar do uso de probióticos para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde intestinal. Isso porque eles auxiliam na eliminação de substâncias tóxicas, segundo a especialista. Ela ainda ressalta que o probiótico pode auxiliar na digestão e prevenir a diarreia em um cachorro filhote que está em desmame.
Existe contraindicação para o probiótico para cachorro?
De maneira geral, não existe contraindicação do probiótico para cachorro. No entanto, é importante que ele seja usado com um objetivo e de maneira correta para proporcionar os benefícios que promete. Bruna alertou que o uso sem orientação pode resultar em uma superdosagem que, apesar de rara, pode provocar infecções no animal com o sistema imune comprometido.
Quanto tempo demora para o probiótico para cachorro agir?
E quanto tempo demora para o probiótico fazer efeito no cachorro? A profissional informou que a ação do probiótico para cachorro vai depender do tipo de suplemento utilizado. O tempo pode variar de acordo com a sua composição, concentração de microrganismos e da situação do animal, mas varia de três dias a uma semana. Se você quer saber qual o melhor probiótico para cachorro, pergunte para o médico veterinário do seu pet.
Probiótico para cachorro com diarreia: como usar?
Mas afinal, como dar probiótico para cachorro? Antes de mais nada, é importante ter uma conversa com um médico veterinário para saber como o probiótico deve ser oferecido ao cachorro. Isso porque a posologia varia de acordo com o peso do animal, sendo definido com base na orientação da bula do produto e na prescrição do profissional. Ou seja, um cachorro de porte grande, como um Golden Retriever, não deve tomar a mesma quantidade do que um Shih Tzu. A frequência do uso do probiótico vai depender também do porte do cachorro e do objetivo de uso no pet, variando de alguns dias a semanas.
O que fazer para ajudar um cachorro com diarreia?
Existem outros cuidados que o tutor pode tomar quando se depara com um cachorro com diarreia. Além do probiótico, é importante oferecer bastante água para cachorro. A dra. Bruna também recomenda oferecer sucos naturais sem adição de açúcar, água de coco e uma alimentação mais leve para o pet e que seja fácil de digerir, já que as funções do intestino estão temporariamente diminuídas.
Você pode oferecer frutas, verduras e legumes para cachorro em pequenas quantidades, desde que, claro, o pet não tenha nenhuma restrição alimentar. É importante fracionar a refeição em pequenas porções durante o dia por três dias, e evitar petiscos nesse período, até que a flora intestinal do animal esteja completamente equilibrada.