Você adotou um novo amigo felino e não sabe como acostumar um gato com outro? Fique tranquilo, pois apesar de parecer uma missão impossível, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Os felinos costumam ser animais mais reservados e quando criados sozinhos podem se sentir os donos da casa, o que pode dificultar a chegada de um novo membro de quatro patas. Para te ajudar nesse processo, a médica veterinária e especialista em felinos Estela Pazos conversou com o Patas da Casa sobre como acostumar um gato novo. Dá só uma olhada no que ela nos contou!
Quanto tempo demora para um gato se acostumar com outro?
A ansiedade é um dos fatores que mais tomam conta de um tutor quando ele está pensando em adotar um gatinho. Muitas vezes, a adoção animal é feita por impulso. O tutor se rende aos encantos do bichano e não consegue escapar. Mas quem já tem um pet em casa só pensa em uma coisa: como fazer um gato se acostumar com outro? Outra questão que vem à cabeça é quanto tempo durará esse processo. Segundo a especialista Estela Pazos, o ideal é deixar a ansiedade de lado: “Não existe um tempo certo. Cada gato tem seu tempo de aceitação que deve ser respeitado para que a adaptação dê certo. Não ter pressa para apresentá-los é fundamental.”
Como fazer gato se acostumar com outro: sexo e idade do animal interferem no processo?
O sexo ou a idade do novo animal terá influência na hora de acostumar um gato com o outro? Esse é um questionamento bem comum, que pode ser considerada em partes. “Geralmente os filhotes podem ser aceitos com mais facilidade por serem mais vulneráveis e pequenos, mas não é regra. Além disso, gatos idosos costumam ter menor tolerância na aceitação de novos gatos no seu ambiente”, explica a profissional.
Por outro lado, se você pensa que o sexo do pet interfere na convivência está muito enganado. Muita gente acha que isso influencia em como acostumar um gato com outro, mas esse fator não é tão relevante para o processo, segundo a especialista Estela Pazos.
Como fazer seu gato acostumar com outro: prepare o felino para chegada do novo amigo
A preparação do felino para a chegada do novo peludo é um dos pontos mais importantes para que ele se acostume. Se estamos falando de um gato que vive só, é normal que ele se sinta o dono da casa, o que pode dificultar o processo. No entanto, Estela menciona uma ótima dica para esses casos: “O felino que já vive no ambiente tem prioridade em ficar solto pelo ambiente, pois a casa é seu território. Deve-se preparar um cômodo da casa para que o novo gato fique durante o período de adaptação.”
Mesmo que o gato anfitrião já tenha tido contato com outros animais, não tenha pressa de colocar um na frente do outro. Separar um cômodo da casa para o novo pet é a principal forma de fazer com que eles se acostumem com mais facilidade. “Eles não deverão ter nenhum contato nos primeiros dias e só vão sentir a presença e o odor do outro por debaixo da porta. Pode fazer o revezamento dos cômodos para que eles sintam os odores do outro gato, mas ainda sem nenhum contato entre eles. É necessário observar a reação de cada um para sentir quando será possível avançar uma etapa na adaptação e tentar uma aproximação. Qualquer sinal de agressividade, medo ou postura defensiva deve ser respeitado e só avançar quando ambos os gatos estiverem seguros e à vontade”, finaliza Estela.
Redação: Hyago Bandeira