Você já ouviu falar que a cor de gato pode ter relação direta com a maneira como o seu gatinho se comporta? Pois saiba que isso não é mera especulação: a ciência já comprovou que a cor da pelagem pode, sim, influenciar na personalidade dos bichanos. Não se sabe exatamente o motivo disso, mas felinos da mesma cor geralmente compartilham os mesmos traços de comportamento. Para entender melhor o assunto, o Patas da Casa reuniu algumas pesquisas e informações importantes. Vem com a gente!
Cor de gato pode dizer muito sobre a personalidade do pet, apontam pesquisas
Todo tutor conhece muito bem o seu bichinho de estimação, seus instintos, manias e particularidades do temperamento animal. Foi com base nessa observação que pesquisadores da Flórida e Califórnia descobriram que a cor de gatos tem muito a ver com a personalidade dos pets. Para chegar a essa conclusão, foi realizada uma pesquisa online com vários tutores para avaliar o comportamento felino de acordo com a cor dos seus pelos.
Na pesquisa, os tutores deveriam classificar cinco cores de gatos (preto, branco, laranja, bicolor e tricolor) de acordo com dez características diferentes (ativo, indiferente, ousado, calmo, amigável, intolerante, tímido, teimoso, tolerante e treinável). No final, os pesquisadores descobriram que vários tutores de gatos com a mesma cor relataram comportamentos bem semelhantes, mostrando que, sim, a cor de gato influencia na personalidade dos pets!
Outra pesquisa realizada com 211 proprietários de gatos do México constatou algo parecido. Nesse estudo, gatos pretos, brancos, laranjas, cinzas, bicolores, tricolores e até o gato malhado foram avaliados. Os traços que foram analisados foram timidez, indiferença, tolerância, nível de atividade, treinabilidade, teimosia, amigabilidade, calma e ousadia.
Como é a personalidade de cada cor de gato?
É praticamente unânime a ideia de que o gato laranja é conhecido por ser muito tagarela e avoado, enquanto o gato preto tende a ser mais carinhoso e tranquilo. Mas, segundo as pesquisas, a cor de gato determina as seguintes características de cada pet:
- Gato preto: personalidade calma e amável. É audacioso, tolerante, confiável e não costuma agir com indiferença, sendo muito carinhoso e intuitivo.
- Gato branco: personalidade independente, ativa e ousada. Tem traços de timidez e costuma ser um animal mais reservado, mas que cria forte vínculo familiar.
- Gato frajola: personalidade agitada e independente. Costuma ser tranquilo com a família, mas pode adotar um temperamento mais agressivo se algo sair do planejado.
- Gato laranja: personalidade bem simpática e descontraída que, ao mesmo tempo, é calma. É um animal com alta treinabilidade, sociável e dócil.
- Gato cinza: personalidade marcada por certa timidez e indiferença, mas tende a ser extrovertido e aventureiro. É um gato um pouco mais intolerante do que outros.
- Gato malhado: personalidade ousada, ativa e apegada com a família. Costuma ser bem curioso, mas tem uma convivência tranquila.
- Gato bicolor: personalidade tolerante e estável. É muito leal à família e que não costuma dar trabalho no dia a dia, mas pode ser reservado às vezes.
- Gato tricolor: personalidade teimosa, mas que ao mesmo tempo é brincalhona e dócil. Tem um jeitinho manso e tranquilo.
- Gato escaminha: personalidade tímida e reservada. É um gatinho que gosta de ficar próximo à família, mas não é tão sociável com estranhos.
As cores dos pelos também podem ajudar a identificar o sexo do animal?
Já se perguntou como saber se o gato é fêmea pela cor? Esse é um questionamento comum, e que até tem uma certa lógica. A cor de gato é definida pela genética e está ligada principalmente ao cromossomo X, de forma que algumas cores são mais comuns em machos (XY) e outras em fêmeas (XX). Esse é o caso do laranja, por exemplo.
Para ser um gato laranja, é necessário que todos os cromossomos X tenham o gene laranja. No caso dos machos, só é necessário um gene, porque eles são XY; enquanto as fêmeas precisam de dois genes dessa cor, pois são XX. Sendo assim, até existe gato laranja fêmea, mas a grande maioria dos felinos com essa tonalidade são machos por uma questão de probabilidade.
Por outro lado, os gatos tricolores e escaminhas geralmente são fêmeas. Isso porque enquanto um gene X carrega a cor laranja, o outro carrega a cor preta — e, no caso dos tricolores, ainda existe o gene da mancha branca, que não interfere na presença de outras cores.
É por essa razão que muita gente acha que é possível saber se o gato é fêmea pela cor, já que gatos tricolores e escaminhas normalmente são do sexo feminino — a exceção fica por conta de gatos machos com a síndrome de Klinefelter que, por conta de uma anomalia genética, possuem três cromossomos, sendo XXY.