A maioria dos cães cria um forte vínculo emocional com a família e se apega aos humanos com facilidade. Mas você sabia que também existem cachorros independentes? Não quer dizer que eles sejam frios e distantes, mas são cães que conseguem lidar bem com a ausência do tutor no dia a dia. Por isso, acabam sendo boas companhias para quem leva uma vida mais corrida e cheia de compromissos fora de casa.
Quer saber qual a melhor raça de cachorro para ficar sozinho? Aqui embaixo, o Patas da Casa te mostra em um infográfico quais são as raças de cachorro mais independentes!
Qual cachorro é mais independente?
O Akita é um dos cachorros independentes que mais chamam a atenção. Ao mesmo tempo em que ele é muito ligado ao dono, protetor e companheiro, também tem personalidade forte e é dominante. Por isso, consegue passar longas horas sem a companhia dos humanos — mas não significa que ele não deva receber atenção. Outras raças que também são parecidas nesse aspecto são o Chow Chow e o SharPei.
Além deles, existem outros cachorros para apartamento que ficam sozinhos sem problemas, como o Lhasa Apso, Maltês, Shih Tzu, Basset Hound, Schnauzer, Husky Siberiano e Basenji.
Brinquedos para cachorro que ficam sozinhos são grandes aliados dos pets
Adotar uma raça de cachorro para ficar sozinho em apartamento já ajuda bastante, mas, em todo caso, é importante saber como deixar o cachorro sozinho em casa sem dramas e mais feliz! Os brinquedinhos e outros tipos de enriquecimento ambiental para cães são a melhor estratégia.
Alguns dos melhores brinquedos para cachorros que ficam sozinhos são:
- Bolinhas recheadas com petiscos
- Mordedores
- Brinquedos de pelúcia
Para completar, você pode estimular os instintos do animal e, ao mesmo tempo, entretê-lo de outras formas. Uma possibilidade é esconder petiscos de cachorro pela casa, numa espécie de “caça ao tesouro”.
O que fazer quando o cachorro é dependente emocional?
Às vezes investir em um brinquedo para cachorro que fica sozinho não é suficiente para distraí-lo. Alguns cães são muito apegados e podem desenvolver o que chamamos de ansiedade de separação, que é quando o animal cria uma dependência emocional do dono. Se for o caso, o mais recomendado é apostar em outras estratégias, como passear com o cachorro antes de sair para trabalhar, gastando bem a energia dele. Deixar uma peça de roupa com o seu cheirinho para o pet se sentir menos sozinho também pode funcionar.
É bom cachorro ter companhia de outro cachorro?
Melhor do que comprar brinquedos para cachorros que ficam sozinhos é ter dois cães em casa. Se o seu amigo de quatro patas não é do tipo que gosta de ficar sem ninguém por perto, talvez a companhia de um outro cãozinho possa ajudá-lo. Assim eles podem brincar juntos, gastar energia e aquele “cachorro carente” passa a depender cada vez menos de você.