Cachorro

Conquistando o amor de um cachorro: 5 dicas comprovadas para criar vínculos eternos com os peludos

Publicado - 17 Outubro 2024 - 18h24

Atualizado - 17 Outubro 2024 - 18h25

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Conquistar o amor de um cachorro não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Quando estabelecem uma relação de confiança e amor com alguém, eles são capazes de criar uma forte conexão emocional, um sentimento único e gratificante para ambos. O amor de cachorro é completamente diferente de qualquer outro tipo desse sentimento, e para conquistá-lo, basta você se dedicar um pouquinho na relação. Se você está em busca desse objetivo, vamos te dar 5 dicas comprovadas para conquistar o coração de um cachorro!

1) Para conquistar o amor de um cachorro, dedique um tempo de qualidade com ele

Faz parte da natureza dos cães serem animais sociáveis. Eles gostam e apreciam bastante a companhia humana, especialmente se for do tutor. Por isso, uma maneira eficiente de conquistar o amor de um cachorro é proporcionando bons momentos ao lado dele. Não adianta adotar um pet se não houver uma interação rotineira com ele: é preciso dedicar um tempo de qualidade ao lado do animal.

Nos momentos livres, aproveite para brincar com cachorro com as brincadeiras que ele mais gosta. Você pode jogar bolinhas para ele buscar, brincar de cabo de guerra ou jogar frisbee com o peludo no parque. Basta usar a criatividade para fazer algo que vai deixar o cachorro feliz e satisfeito. Mas atenção! Durante esse momento entre vocês, é importante que você dê atenção total ao peludo para que a relação de vocês fique mais forte.

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Passear com cachorro todo dia fortalece o vínculo entre vocês

Passear com cachorro diariamente é uma atitude que com certeza vai deixar o animal feliz com você. A grande maioria dos cães adoram passear nas ruas e existem vários motivos para isso. Primeiro que os passeios evitam que os cães fiquem presos o tempo inteiro dentro de casa e sem receber novos estímulos. Nas rua, o peludo fica livre para usar seus instintos naturais e pode explorar novos cheiros, barulhos e relações.

Além disso, os passeios também proporcionam outros benefícios para os cachorros, tanto mentais quanto físicos. Ele permite que eles socializem com outros pets, conheçam novos lugares e, de quebra, pratiquem exercícios físicos. Como consequência, eles ficam mais felizes e relaxados, e gratos por terem vivido a experiência de passear.  Ou seja, se você dedicar um tempinho diariamente para levar seu cão na rua, com certeza vai conseguir ganhar o amor dele.

cachorro correndo ao ar livre próximo de mulher
Para conquistar o amor de um cachorro, proporcione um tempo de qualidade ao lado dele

3) Momentos de carinho são a chave para ganhar o amor de um cachorro

O maior segredo para ganhar amor de um cachorro é não economizar nas carícias. Os peludos adoram receber carinhos, ainda mais de pessoas ue eles já apresentam um certo nível de confiança. No entanto, para conquistar esse amor, é importante saber como e onde fazer carinho no cachorro. Se você acariciar um local que o peludo não gosta, é bem provável que essa atitude tenha o efeito contrário e ele fique irritado com você.

Cada cãozinho possui suas preferências, mas de maneira geral, muitos cães não gostam de receber carinho na barriga e nem nas patas. Para descobrir o que o seu pet mais gosta, é importante que você observe o comportamento e as reações dele ao seu toque. Se ele permanecer relaxadão e com o rabinho abanando, por exemplo, isso é um sinal de que ele está curtindo. Agora se ele mostrar os dentes ou sair do local, é melhor não insistir!

4) Para conquistar o amor de um cachorro, ofereça recompensas

Os cães adoram receber recompensas e essa é uma forma de fortalecer o vínculo com eles. Os petiscos para cachorro são o maior sucesso entre os peludos e podem ser usados como recompensa quando o animal apresenta um comportamento adequado. Se você pediu para ele buscar a bolinha para cachorro e ele trouxe, você pode recompensá-lo com um petisquinho para que ele fique feliz e entenda que te obedecer é algo positivo. Mas se o cãozinho tem alguma restrição alimentar ou está em processo de emagrecimento, os carinhos e palavras positivas também podem servir como recompensa.

Vale dizer que os cães adoram agradar os tutores, então se sentem super satisfeitos quando são elogiados. Por isso, se você quer conquistar o amor de um cachorro, demonstre que está feliz com alguma atitude dele.

5) O enriquecimento ambiental é tiro e queda para conquistar o amor de um cachorro

O enriquecimento ambiental para cães também é uma excelente maneira de conquistar o amor de um cachorro. Essa prática envolve deixar o lugar em que o pet vive mais atrativo e estimulante para ele. Você pode fazer isso de diversas formas: seja com brinquedos interativos para cachorro, como os quebra-cabeças, ou outros acessórios.

Essa adaptação na casa com produtos e objetos que estimulam o lado cognitivo do animal é cheio de benefícios: estimulam o raciocínio, os instintos naturais e ainda os mantém livres do tédio. Como consequência, eles tendem a ficar mais relaxados, felizes e confiantes.

Como identificar o amor de cachorro por você?

Identificar o amor de um cachorro por alguém é bem mais simples do que conquistar esse sentimento. Diferente dos gatos, que dão sinais muito sutis, os cachorros são animais bem mais expressivos. Alguns sinais de que seu cachorro te ama são:

  • Rabinho balançando
  • Lambeijos
  • Deita pertinho
  • Gosta de ficar por perto
  • Leva os brinquedos até você
  • Olhar fixo nos seus olhos

Se o seu cachorro faz tudo isso citado acima, fique tranquilo, pois é bem provável que te ama e gosta de estar em sua companhia!

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas