Cachorro

Como e onde fazer carinho no cachorro? Aprenda o que fazer e o que não fazer pra evitar estressar o seu cãozinho

Publicado - 05 Setembro 2024 - 18h05

Atualizado - 05 Setembro 2024 - 18h08

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Muitos tutores ficam na dúvida de onde fazer carinho no cachorro sem deixá-lo incomodado ou estressado com a demonstração de afeto. Apesar de amarem um chamego, os cãezinhos não curtem quando são acariciados em certas partes do corpo, então é importante saber qual o local o animal gosta de ser tocado. Afinal, esse momento é pra ser prazeroso para ele, então não adianta nada afagá-lo em um local que ele não curte tanto.

Isso fica bem mais fácil quando você já conhece o pet e suas preferências, mas quando se trata de um animal desconhecido, é preciso ir com calma para saber exatamente onde fazer carinho no cachorro. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa vai te dar algumas dicas como fazer carinho no cachorro e quais lugares são os preferidos deles.

Como fazer carinho no cachorro?

Inicialmente, pode parecer algo muito simples acariciar um cachorro, mas isso não é tão óbvio quanto parece, viu?! Algumas pessoas podem não saber como manejar adequadamente o animal, o que pode deixar o cachorro estressado ou incomodado com essa aproximação. E aí como consequência, o momento que era pra ser de relaxamento acaba se tornando uma grande decepção para os dois.

Imagem Quiz:Seu gato gosta mais de comida, sonecas ou de você?

Seu gato gosta mais de comida, sonecas ou de você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Então para que essa demonstração de afeto entre cachorro e tutor seja tranquila, é preciso saber como e onde fazer carinho no cachorro. Confira algumas dicas importantes de como fazer carinho no cachorro:

  • Seja gentil e toque delicadamente no corpo do animal
  • Faça carinho na direção do crescimento dos pelos
  • Não segure e aperte o cachorro na hora do carinho
  • Respeite a vontade e o espaço do animal
  • Use uma voz suave para que o cachorro fique mais tranquilo
  • Não acorde o cachorro para fazer carinho nele
  • Se for um cão desconhecido, se aproxime com calma e deixe ele cheirar o dorso da sua mão antes de tocá-lo

Onde fazer carinho no cachorro que você não conhece?

Cada cãozinho possui sua própria preferência quanto a região do corpo que gosta de ser tocada. Então é importante que você saiba identificar que local é esse para fazer carinho exatamente onde o cão gosta. Mas onde fazer carinho no cachorro então? Existem alguns lugares que o cachorro ama receber carinho, como a orelha, barriguinha e o pescoço. Mas é claro que não se pode generalizar e assumir que todo cão gosta de receber carinho nesses locais.

Mas algumas dicas podem te ajudar a saber exatamente onde fazer carinho no cachorro. Quando se trata de um pet desconhecido, por exemplo, o topo da cabeça - mais especificamente entre as orelhas - é um dos lugares mais indicados. Mas para que isso dê certo, você deve se apresentar ao animal para ter certeza de que ele vai aceitar ser tocado por um estranho.

cachorro recebendo carinho na cabeça
Onde fazer carinho em cachorro desconhecido? Região da cabeça é super indicada

Para isso, você vai precisar abaixar na altura do animal e estender o dorso da mão para que ele cheire. Se ele cheirar e não demonstrar nenhum sinal de agressividade, como o rosnado, é sinal que ele está disposto a ser acariciado. É muito importante que essa apresentação seja feita antes de acariciar o animal, pois como ele não te conhece, pode ficar inseguro e com medo da aproximação, e isso pode pode acabar resultando em um ataque de cachorro.

Onde fazer carinho no próprio cachorro

Agora se estivermos falando de um cachorro que você mantém uma relação de convivência, a história é completamente diferente. Os cães se sentem mais confortáveis e seguros ao lado de pessoas conhecidas, então tendem a se aproximar em busca de aconchego. Geralmente, quando o animal se sente confortável e seguro ao lado do tutor, eles mesmos dão os sinais de onde gostariam de ser acariciados.

Quando deitam perto do tutor com a barriguinha para cima enquanto abanam o rabo, por exemplo, podem estar pedindo carinho tanto na barriga quanto no peitoral. Quando encostam a cabeça no colo do tutor, podem estar pedindo carinho na cabeça ou na orelha. Inclusive, a orelha dos cachorros é um dos locais que eles mais amam ser acariciados, já que essa região é cheia de terminações nervosas que proporcionam um certo relaxamento. A parte de trás da cabeça também é um local que os cãezinhos gostam de receber carinho.

“Por que meu cachorro me morde quando faço carinho?” Saiba o que você está fazendo errado

“Porque meu cachorro me morde quando faço carinho?”. Se você está se perguntando isso, é porque com certeza não está sabendo onde fazer carinho em cachorro ou como fazer. A mordida de cachorro, assim como os rosnados, são sinais clássicos de que eles não estão nada felizes com essa aproximação.

Isso pode estar acontecendo porque você está encostando em alguma região que ele não gosta de ser tocado, como as patas. Uma dica para saber se o cão está gostando ou não do chamego, é observar como ele está se comportando. Um cachorro com rabo entre as pernas, por exemplo, provavelmente está sentindo medo dessa aproximação. Por outro lado, se ele estiver abanando o rabinho, isso indica um cachorro feliz e satisfeito. Se ele estiver rosnando, com os pelos arrepiados e em uma postura defensiva, é melhor você nem chegar perto para evitar um ataque.

E lembre-se, é importante respeitar o espaço e a vontade do animal. Se ele não estiver afim de ser acariciado nesse momento, se afaste e tente novamente uma outra hora.

Cachorro

8 alimentos humanos que podem ser servidos para o seu cachorro como complemento da ração

As frutas, vegetais e os legumes para cachorro são alimentos que podem ser incluídos na dieta canina com moderação. Embora não sejam...

Cachorro

Tempo seco e pets: veterinário dá dicas de como aliviar os sintomas da baixa umidade do ar no seu gato ou cachorro

Quem convive com um cachorro ou gato precisa ter alguns cuidados especiais com os pets quando o tempo fica mais seco ou quando ocorr...

Comportamento

Faço isso há anos e nunca mais meu gato me acordou cedo

Seu gato te acorda muito cedo todo dia? Se a resposta for sim, saiba que isso não acontece só com você. Na verdade, muitos gatos têm...

Cachorro

Essas dicas vão deixar seu cachorro mais confortável durante a onda de calor, diz veterinária

Você sabia que o seu cachorro sente calor? O impacto das altas temperaturas nos cães é enorme. Então mesmo que os pets não saibam ex...

Cuidados

Como escolher o cat sitter ideal? Tutores contam o que consideram mais importante na hora de contratar alguém

Cat sitter é um termo que se refere ao profissional especializado em cuidar de gatinhos, que são contratados normalmente quando os t...

Cachorro

8 alimentos humanos que podem ser servidos para o seu cachorro como complemento da ração

As frutas, vegetais e os legumes para cachorro são alimentos que podem ser incluídos na dieta canina com moderação. Embora não sejam...

Cuidados

Qual a melhor cama para gatos? Gatinhos reais elegem suas opções favoritas

Você pode até pensar que uma cama para gato é um acessório totalmente desnecessário na lista de ‘enxoval’ do pet. Afinal, os gatinho...

Cachorro

Tempo seco e pets: veterinário dá dicas de como aliviar os sintomas da baixa umidade do ar no seu gato ou cachorro

Quem convive com um cachorro ou gato precisa ter alguns cuidados especiais com os pets quando o tempo fica mais seco ou quando ocorr...

Ver todas