O Doberman é um cãozinho que, à primeira vista, tem uma aparência intimidante, principalmente por conta do seu porte grande, musculoso e robusto. Como essa também é uma das raças mais usadas para o trabalho de cão de guarda, a fama de “bravo” acaba acompanhando o cachorro Doberman. Mas será que isso realmente condiz com o temperamento e a personalidade do animal? Ou será que por trás da aparência imponente do Doberman existe um cachorro amigável e dócil? Para esclarecer a dúvida, preparamos uma matéria especial sobre o comportamento da raça. Confira!
Afinal, o Doberman é bravo ou não?
Essa pode ser uma surpresa e tanto, mas não: a raça de cachorro Doberman não é brava. Muito pelo contrário, o animal possui um temperamento muito tranquilo de lidar e, apesar de não ser muito receptivo com quem ele não conhece, o Doberman é muito carinhoso e apegado com a família. No entanto, a fama de “bravo” e “perigoso” tem uma justificativa: essa é uma raça com um forte instinto protetor. Esse, inclusive, é um dos maiores motivos porque tantos tutores escolhem o Doberman para ser cão de guarda, já que ele está sempre em estado de alerta e não mede esforços para defender a casa e as pessoas que ele ama.
Ou seja, na realidade, esse é um dog muito destemido! Por isso, não há muito com o que se preocupar. O ataque de cachorro Doberman só acontece se o animal se sentir ameaçado ou em situação de perigo, mas se ele for bem treinado dificilmente vai haver qualquer problema.
O cachorro Doberman é muito obediente e disciplinado
O Doberman está entre as raças de cachorro mais obedientes que existem! E é por causa dessa obediência que ele é um ótimo candidato para exercer funções policiais. Afinal, o treinamento do Doberman - filhote, principalmente - é muito fácil, graças à sua grande inteligência e capacidade de aprendizado. Aliado a isso, o cãozinho ainda tem outra qualidade que chama a atenção: ele é muito disciplinado. Existem cães que, apesar de inteligentes, tendem a ser um pouco teimosos, mas esse está longe de ser o caso da raça de cachorro Doberman. Tudo que ele aprende e é pedido, reproduz depois sem relutância.
A desconfiança com estranhos faz parte do temperamento da raça Doberman
Instintivamente, o Doberman sempre vai agir com cautela e certa desconfiança perto de quem ele não conhece. Isso não quer dizer que ele vai partir para cima de uma pessoa gratuitamente, mas pode demorar um tempinho até o cachorro Doberman se acostumar com a presença de visitas. Já a relação do cachorro com crianças costuma ser positiva, mas é importante que os menores sejam apresentados aos poucos para o cãozinho e sempre haja supervisão durante as brincadeiras entre eles.
Com outros cães, é bom tomar um cuidado especial. O Doberman tem um padrão de comportamento dominante, e os machos, em especial, tendem a ser bem territorialistas. Ou seja, não gostam de dividir o seu espaço com outros cachorros. Por conta disso, uma prévia socialização entre cães é necessária para evitar qualquer problema ou disputa por território.
Quando filhote, Doberman está na melhor fase para ser adestrado e socializado
O Doberman mostra que é um dos cachorros mais inteligentes desde filhote. Curioso por natureza, mas com um comportamento manso, o cãozinho já está apto para passar pela socialização e adestramento logo nos primeiros meses de vida. Ele é muito mais receptivo nessa fase, e tem uma destreza enorme para entender os comandos e truques que lhe são ensinados. Por isso, se a ideia é treinar o cachorro Doberman para ter um comportamento amigável e menos desconfiado, o recomendado é fazer isso quando ele ainda é um filhote.
Se interessou e pretende adquirir um cão da raça? No geral, os filhotes de Doberman custam entre R$1500 a R$5500, dependendo das particularidades de cada animal. Dependendo da cor da pelagem do cachorro do Doberman, preço pode ser mais caro ou mais barato, mas outras características também têm influência nisso, como o sexo e a linhagem. Existem duas cores do cão: o Doberman marrom ou o Doberman preto; e apesar de muitos procurarem na internet por um Doberman branco, a cor não é reconhecida oficialmente.
Redação: Juliana Melo