O Dachshund é uma raça de cachorro que tem ganhado cada vez mais espaço no coração dos amantes de pets. Conhecido popularmente como cachorro salsicha, ele é chamado assim devido ao formato alongado e roliço do corpo que remete a aparência de uma salsicha. Porém, devido a essa particularidade física, a raça tem uma maior predisposição a desenvolver problemas de coluna. É por isso que muitos veterinários recomendam a prática de exercícios físicos de baixo impacto, como a natação.
No TikTok, um vídeo de salsichas nadando em uma grande piscina tem feito o maior sucesso entre os internautas. O local é uma escola de natação para cachorro salsicha, um mercado que tem crescido cada vez mais na indústria pet. Mas quais são os benefícios atrelados a essa prática? Vem conferir como funciona essa escola de natação para cachorro e descubra as vantagens do esporte para a saúde canina.
Cachorros da raça Dachshund participam de aula de natação em piscina
Quatro cachorros da raça Dachshund protagonizaram uma cena fofíssima em um vídeo no TikTok. Todos eles estavam praticando natação em uma grande piscina, enquanto eram auxiliados por uma professora. Eles usavam uma boia no pescoço para não se afogarem e nadarem em segurança, o que deixou eles ainda mais fofinhos. Para estimulá-los a nadar, a professora joga uma bolinha para cachorro durante a aula de natação - um brinquedo que é irresistível para a espécie.
Os quatro animais são da mesma tutora, que criou o perfil no TikTok para mostrar as aventuras e o dia a dia ao lado de um cachorro Dachshund. Além dos quatro cães, ainda tem mais um salsicha que não estava presente no dia. Os nomes dos cinco animais são Sass, Pepe, Olive, Roo e Fig.
A escola oferece hidroterapia para cachorro salsicha
A escola de natação para cachorro se chama K9 Swim e fica localizada em Manchester, no Reino Unido. Embora no vídeo só apareça o cachorro salsicha nadando na piscina, o estabelecimento oferece aulas de natação para todas as raças. A professora que aparece no vídeo, Chelsea, trabalha na K9 desde 2021, mas a raça favorita para auxiliar durante as aulas é o Dachshund.
As aulas oferecidas pelo estabelecimento são chamadas de hidroterapia, um tipo de natação com o propósito de melhorar a saúde canina. Além de ser uma ótima atividade para exercitar os pets e ajudá-los a gastar energia sem forçar a coluna, a atividade é extremamente divertida para os cães. Isso porque o cachorro na piscina é uma atividade diferente e estimulante para os pets, e ainda pode trazer uma série de benefícios para ele. Veja o vídeo desses cães se exercitando ao mesmo tempo em que se divertem:
@dashofsausage A school of sausages 🐟🌭 Olive loves nothing more than swimming and as she hasn’t been able to go for ages doing Mummy duties she loved every second of being back in the pool! Look how fast her legs go 😂 Chelsea is our favourite swim teacher and knows everyone’s quirks and cheeky antics trying not to go home and get back in the pool when times up 🙈 #sausagedogs #dogswimming #minidachshund ♬ Move Your Feet - Junior Senior
Os benefícios da natação para cachorro
A natação para cachorro é excelente para o bem-estar e saúde do animal. O exercício ajuda no fortalecimento muscular, no controle de peso, no alívio de dores, melhora a mobilidade do animal e ainda ajudam na saúde cardiovascular. Ela também é muito indicada para a recuperação de lesões, como em casos de displasia coxofemoral, lembrando a fisioterapia para cachorro. Para completar, a hidroterapia é uma atividade divertida que oferece uma experiência sensorial e mental para os cães, deixando-os mais felizes e relaxados.
Mas por que a hidroterapia é tão indicada por veterinários e considerada até melhor do que passear com cachorro? Acontece que a água da piscina proporciona um baixo impacto nas articulações do animal, evitando assim o desgaste ósseo e o surgimento de doenças como a artrite e a artrose. Além disso, a natação gasta mais calorias do que passear: cinco minutos nadando em uma piscina equivale a 8 quilômetros de passeio. É por isso que natação é uma excelente opção para cachorro obeso, pois além de ajudar na queima de calorias, o peso do animal não coloca tanta pressão em suas articulações.
Vale dizer que esse tipo de atividade é super recomendada tanto para cachorro idoso, como também para raças com predisposição à problemas ósseos - como é o caso do Dachshund e também do Golden Retriever. Devido ao formato do corpo do Dachshund, é muito comum que eles desenvolvam ao longo da vida a hérnia de disco em cães, uma doença degenerativa que atinge os discos vertebrais da coluna, o que pode causar muita dor ao animal e até paralisia.
A atividade pode ser iniciada desde cedo no cachorro salsicha filhote e em qualquer outra raça, já que ela é repleta de benefícios para a saúde física e mental desses peludos. O importante é que ela seja segura e seja sempre monitorada por profissionais que tenham experiência na hidroterapia.
Todo cachorro sabe nadar?
Quem nunca ouviu falar que todo cachorro sabe nadar, né?! Mas será que isso é realmente verdade? Embora muitas pessoas acreditem que os cães nascem aptos a nadar em qualquer lugar, não é bem assim que funciona. Algumas raças realmente são mais aptas a essa atividade, como é o caso do cachorro Golden e do Labrador.
Por outro lado, um cachorro braquiocefálico - que possui o focinho achatado - pode apresentar bastante dificuldade na atividade por causa da dificuldade de respiração. Raças como Pug, Bulldog Inglês e até o Shih Tzu, são as que mais sofrem com esse tipo de esforço físico.
Embora o Dachshund não seja um cão braquicefálico, eles também não sabem nadar com tanta aptidão graças às patinhas curtas e o corpo comprido. Por isso, é muito importante estar ao lado do animal durante a atividade, além de usar uma boia no pescoço por segurança, como é o caso dos cinco salsichinhas do vídeo.