Conviver com um cachorro diariamente vai muito além de ter um companheiro para dividir a rotina. Ao longo dos anos de convivência, os peludos vão ensinando lições que ninguém imagina aprender com um animal de estimação. Mesmo sem falar, eles são capazes de trazer muitos ensinamentos e fazer os tutores enxergarem a vida com um olhar completamente diferente. Coisas que antes pareciam ter grande importância deixam de ser tão relevantes e abrem espaço para valores que realmente valem a pena. Curioso para saber que lições são essas? Confira 6 lições impressionantes que os cachorros são capazes de ensinar ao longo da convivência:
1) Os cachorros ensinam sobre o amor incondicional
Nada é mais verdadeiro e especial do que o amor de um cachorro. Esse sentimento é totalmente diferente de qualquer outro tipo de amor, pois ele é puro, sincero e sem nenhum interesse. Os cães amam sem se preocupar com a aparência, com o dinheiro e status, pois o que importa mesmo para eles é a maneira como são tratados, o carinho e a companhia. Eles se jogam de cara na relação com o tutor e são capazes de criar laços fortíssimos e verdadeiros com ele. É um amor incondicional, pleno e sem limites. E o mais incrível é que eles não medem esforços para demonstrar o quanto amam: seja com lambeijos, seguindo o tutor pela casa ou levando o brinquedo favorito até ele, os peludos deixam claro o quanto são apaixonados por aqueles com quem mantém um vínculo afetivo.
2) Cachorros ensinam sobre lealdade
A lealdade canina é uma das características mais marcantes dos peludos. Quando criam vínculos e estabelecem uma relação de confiança com o tutor, eles se mostram totalmente leais a ele. Essa característica, inclusive, tem uma certa relação com a estrutura social canina. Em uma matilha de cães, os peludos estabelecem uma hierarquia social e vivem em grupos organizados, onde a cooperação e a lealdade são características fundamentais para a sobrevivência deles. Ou seja, a lealdade está enraizada no comportamento social canino e isso explica porque eles são tão fiéis aos tutores.
É por isso que os cães estão sempre ao lado daqueles que amam e fazem de tudo para proteger o tutor. Se você estiver tendo um dia ruim, por exemplo, pode ter certeza que o cão não vai te abandonar e nem te deixar na mão. Pelo contrário, os cães reconhecem as emoções humanas e vão querer estar próximos do tutor se ele estiver se sentindo triste ou pra baixo. Essa lealdade canina é um exemplo para os humanos, pois mostra o valor de estar presente para o próximo, sem esperar nada em troca.
3) Os cachorros ensinam a aproveitar as coisas simples da vida
Você já deve ter reparado que não é muito difícil deixar um cachorro feliz. Os cães valorizam as coisas simples da vida, então pequenas atitudes são capazes de agradá-los. Brincar com uma simples bolinha ou passear na companhia do tutor, por exemplo, já é suficiente para deixar os cães felizes e satisfeitos. Eles não se importam em ganhar o brinquedo mais caro do mercado, a caminha mais chique ou a roupa ‘da moda’: eles valorizam os momentos que compartilham com aqueles que amam. Dessa forma, eles ensinam aos humanos que a felicidade está escondida nos pequenos detalhes.
4) Os cães ensinam sobre paciência e dedicação
Se tem algo que o processo de adestramento de cães ensina para os tutores é sobre paciência. Ao adotar ou comprar um pet, é fundamental que os tutores ensinem o que é certo ou errado para evitar comportamentos indesejados do animal. No entanto, esse processo leva tempo e exige bastante dedicação, tanto de quem está ensinando, quanto do cachorro que está aprendendo. Mas quando eles finalmente aprendem o que lhes é ensinado, seja algo simples, como dar a patinha, essa é uma experiência totalmente gratificante que deixa qualquer tutor orgulhoso e satisfeito. Esse processo mostra que para alcançar objetivos, é preciso ter paciência e muita dedicação.
5) Os cachorros ensinam sobre gratidão
Está muito enganado quem pensa que os cachorros não são capazes de sentir emoções como a gratidão. Apesar de não serem tão racionais quanto os humanos, eles conseguem reconhecer quando alguém é bondoso, amoroso e carinhoso com eles. E não para por aí: além de reconhecer a gentileza, eles ainda retribuem esse afeto à altura.
Os cães demonstram gratidão por meio do comportamento canino, e se você for observador, vai conseguir identificar exatamente como isso acontece. Essa gratidão canina é expressada por meio de lambeijos, no simples ato de abanar o rabo e até na proximidade. Dessa forma, eles ensinam que é preciso ser grato pelas pequenas gentilezas e atitudes do outro, mesmo que de forma sutil.
6) Os cachorros ensinam a ter mais responsabilidade
Cuidar de cachorro é uma tarefa que exige muita responsabilidade e comprometimento. Ao decidir ter um cachorro, o adotante se compromete a seguir uma rotina e ter disciplina para proporcionar todos os cuidados necessários para o bem-estar do animal. Afinal, o cachorro depende dos humanos para se alimentar, ser vacinado e até se sentir feliz. Tudo isso ensina aos tutores a terem responsabilidade em suas decisões e a importância do comprometimento.