Cachorro

Esse é o número de vezes que os especialistas recomendam dar banho em cachorro de pelo curto

Publicado - 09 Outubro 2024 - 18h06

Atualizado - 09 Outubro 2024 - 18h07

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O banho em cachorro está na lista de cuidados importantes para ter com um pet. Muitos acreditam que os banhos frequentes têm relação com a saúde da pele e pelagem dos cães, além de evitar alergias que podem surgir no contato com sujeiras e algumas substâncias. 

A frequência do banho em cachorro, porém, é um assunto que gera muitas dúvidas. Será que o cachorro deve obrigatoriamente tomar banho toda semana? Tem problema dar banho 1 vez ao mês ou até numa frequência menor? A verdade é que a frequência varia muito de acordo com as características físicas do próprio animal. Um cachorro peludo, por exemplo, requer uma quantidade de banhos maior que cães de pelo curto. Assim como fatores de saúde também podem influenciar.

Fomos atrás de respostas mais certificadas para entender melhor quando e como dar banho em cachorro de pelo curto corretamente. Veja o que descobrimos!

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais dominante ou submisso?

Seu cachorro é mais dominante ou submisso?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A frequência do banho em cachorro pode mudar de acordo com as características do animal

Apesar do banho em cachorro ser um assunto comum, muitos tutores ficam perdidos quanto a frequência de limpeza do pet. Geralmente, o padrão é que cães de pelo comprido tomem banho a cada 15 dias no inverno, enquanto cães de pelo curto a cada dia 30. No verão, esse espaço de tempo tende a diminuir, sendo recomendado o intervalo de 15 a 20 dias para animais de pelo curto, e 7 a 10 dias para animais de pelo longo. Mas será que existe mesmo essa necessidade?

Tem crescido cada vez mais o número de tutores que dão banho em cachorro de pelo curto em um intervalo muito maior (como 3 a 4 meses) ou apenas quando tem real necessidade. Esse é um assunto que tem gerado bastante polêmica nas redes sociais, afinal, esse é um intervalo bastante longo. Por isso, muitos tutores se perguntam se esse hábito é mesmo saudável ou não para a pele e a saúde do cachorro.

Por incrível que pareça, especialistas afirmam que os banhos a cada dois ou três meses podem sim acontecer, mas tudo vai depender das características do pelo de cachorro e também do estilo de vida que ele leva.

mulher dando banho em cachorro salsicha
A frequência do banho em cachorro de pelo curto varia de acordo com alguns critérios

O banho em cachorro de pelo curto não precisa ser tão frequente, mas depende de algumas coisas....

Antes de mais nada, é preciso entender que a frequência de um banho em cachorro varia de acordo com alguns fatores: a pelagem do animal, o tipo de pele e também do nível de atividade dele. No caso de um cachorro de pelo curto, como é o caso do Dachshund, eles podem tomar banho entre dois a três meses. No entanto, é preciso avaliar outras questões.

Por exemplo, se o seu cachorro tem o hábito de brincar em parcões, rolar na grama e na terra, é claro que ele vai precisar de banhos mais frequentes do que um cão que não tem os mesmos hábitos. Por outro lado, um cachorro que costuma ter uma vida mais sedentária e tranquila, tende a não se sujar tanto, e por isso só precisa de banhos a cada dois ou três meses para se manter limpinho e saudável. Ou seja, a frequência dos banhos em cachorro têm total relação com os hábitos de vida do animal.

O mesmo vale para cães que apresentam doenças que atingem a pele. Se o pet sofre com alergias em cachorro, como uma dermatite, ele vai precisar de uma frequência maior de banhos do que outros cães. Isso porque eles usam um shampoo para cachorro medicamentoso que ajuda a tratar essa condição. Geralmente, veterinários recomendam que os banhos sejam dados semanalmente para tratar a alergia.

Raças de cachorro que apresentam a pele mais oleosa também precisam de uma frequência maior de banho. É o caso do Basset Hound, o Doberman e o Labrador. Geralmente, um banho a cada 30 dias é o suficiente, especialmente se ele for um cãozinho que não tem o costume de se sujar tanto. No entanto, se ele tiver uma vida mais ativa, pode precisar de banhos a cada 15 dias.

Como dar banho em cachorro de pelo curto?

Agora que você já entendeu os critérios para a frequência do banho em cachorro, é hora de pegar algumas dicas para que esse cuidado seja feito corretamente. Por não possuírem uma pelagem densa, os cachorros de pelo curto costumam ser mais fáceis de manter limpos, mas ainda assim precisam de alguns cuidados específicos. Para dar banho no pet, você vai precisar de um shampoo para cachorro apropriado para a pelagem do pet, pente, escova de dentes, algodão para limpar os ouvidos e toalhas. Veja algumas dicas de como dar banho em cachorro de pelo curto: 

  1. Molhe o cachorro completamente
  2. Com os pelos bem molhados, aplique shampoo no corpo do cachorro e esfregue bem
  3. Enquanto o produto está agindo na pelagem, aproveite para escovar o dente de cachorro
  4. Aproveite também para limpar os ouvidos do cão usando um produto específico para isso e algodão
  5. Enxágue bem para retirar por completo o shampoo
  6. Use uma toalha para retirar o excesso de água do cão
  7. Se necessário, seque o animal com um secador de cabelo
  8. Utilize uma escova para pentear os pelos

Lembre-se que pode dar banho em filhote de cachorro, mas só depois que ele completar dois meses de vida.

O banho em cachorro a seco é uma opção prática

Existem várias dicas para manter os peludos limpinhos por mais tempo e evitar que o banho em cachorro seja dado com muita frequência no animal. Se esses cuidados forem seguidos certinhos, é possível até adiar um pouquinho mais o banho no pet.

O banho em cachorro a seco, por exemplo, pode ser uma ótima opção para manter os pets limpinhos por mais tempo. Ele é indicado para fazer uma higienização superficial no pet, pode ser feito após o passeio com cachorro ou em dias mais frios. Esse cuidado não substitui o banho em cachorro, mas serve como um quebra galho para manter o pet higienizado. Não é recomendado dar banho a seco no cachorro todos os dias, pois esse hábito pode retirar a oleosidade natural da pele do cão e causar alergias na pele.

O lenço umedecidos para cachorro também é excelente opção para retirar a sujeira superficial do peludo. Ele pode ser usado após os passeios, tanto nas patinhas quanto na pelagem. Mas é importante que os lenços sejam específicos para cães. Dessa forma, você vai manter o pet limpinho por mais tempo e espaçar a frequência dos banhos em cachorro. 

Cachorro

Adeus às formigas na ração de cachorro: o que realmente pode afastar os insetos é esse método bem baratinho

As formigas sempre encontram um jeitinho de invadir o pote da ração de cachorro. Parece até que elas têm um radar para detectar a co...

Cachorro

Sabemos que passear com cachorro tem muitos benefícios, mas há um que surpreende: a saúde mental dos tutores

Passear com cachorro é um dos momentos favoritos do seu pet! O passeio é fundamental para que o pet gaste sua energia, se exercite, ...

Cachorro

Cachorros que não receberam limites na infância costumam apresentar esses comportamentos problemáticos

Imagine um filhote de cachorro correndo pela casa, derrubando tudo, pulando em cima de visitas e mordendo tudo que vê pela frente. M...

Cuidados

Se a questão for com qual frequência você deve dar banho em gato, a resposta vai agradar poucas pessoas

Dar banho em gato é uma questão polêmica entre os gateiros! Algumas pessoas acreditam que quanto mais água, melhor para a higiene do...

Alimentação

Nem sachê, nem petiscos: o que provavelmente está engordando seu gato é esse hábito que você tem

Não é aquele sachê que você oferece todo dia e muito menos as poucas unidades de petisco que estão fazendo seu gato engordar. Os pet...

Cachorro

Adeus às formigas na ração de cachorro: o que realmente pode afastar os insetos é esse método bem baratinho

As formigas sempre encontram um jeitinho de invadir o pote da ração de cachorro. Parece até que elas têm um radar para detectar a co...

Cachorro

Sabemos que passear com cachorro tem muitos benefícios, mas há um que surpreende: a saúde mental dos tutores

Passear com cachorro é um dos momentos favoritos do seu pet! O passeio é fundamental para que o pet gaste sua energia, se exercite, ...

Cachorro

Cachorros que não receberam limites na infância costumam apresentar esses comportamentos problemáticos

Imagine um filhote de cachorro correndo pela casa, derrubando tudo, pulando em cima de visitas e mordendo tudo que vê pela frente. M...

Ver todas