Aprender como socializar cachorros é algo que todo tutor precisa. A socialização do cachorro permite que ele se relacione com pessoas, cães e outros animais (como gatos) de forma tranquila, sem desconfiança ou agressividade. Após a socialização, fica mais fácil passear com cachorro e até mesmo saber como acostumar o cachorro a ficar sozinho, pois ele se torna mais independente. Mesmo que seu pet faça parte das raças de cachorro mais sociáveis, não se pode deixar a socialização de lado. O processo de como acostumar cachorro com gato, cães e pessoas é sempre mais eficiente no filhote, que aprende com mais facilidade.
Porém, o ideal é que a socialização aconteça após o pet completar o ciclo de vacinação de cachorro, pois dessa forma ele estará saudável e pronto para se relacionar com outros animais e com menor risco de contrair doenças. Se o seu pet já tomou todas as vacinas para cachorro, você deve estar se perguntando como socializar cachorro com outros cachorros e/ou como acostumar gato com cachorro do jeito correto. Para te ajudar, o Patas da Casa preparou um passo a passo que te explica direitinho como deve ser feito o processo de socialização do cão. Confira!
Passo 1: comece a passear com cachorro em locais conhecidos e perto de casa
Até completar o ciclo vacinal, o filhote de cachorro não está acostumado a outros ambientes além da própria casa e da clínica veterinária. Por isso, o primeiro passo de como socializar cachorros é acostumá-lo a novos lugares. O ideal é começar a passear com cachorro pela vizinhança, em ruas que ele já deve ter passado ao ir para o veterinário, por exemplo. Você pode segurá-lo no colo no início, até que ele se sinta à vontade para caminhar. Mas lembre-se que para passear com cachorro a coleira e a guia são indispensáveis. Caso você perceba que o animal ainda não está muito à vontade, pode passear com cachorro de carro para que ele pelo menos se acostume com a vista antes de sair para o passeio em si.
Passo 2: escolha um lugar adequado para o processo de como socializar cachorros
Depois que seu cãozinho já está mais acostumado com a ideia de conhecer novos lugares, é hora de escolher o melhor momento e local para fazer a socialização do cachorro. O melhor horário para se dar início ao processo de como acostumar cachorro com gato, cão ou pessoas é após a refeição. O animal alimentado estará satisfeito e mais feliz. Já a escolha do local depende da socialização que você vai fazer.
Se você quer saber como acostumar um cachorro com outro que mora na mesma casa ou como socializar gato e cachorro que viverão juntos, o processo deve ser dentro de casa. Já se você quer saber como acostumar cachorro com outros cachorros desconhecidos, a melhor opção é ir em um parcão para cães. Por fim, para começar a socialização do cão com outras pessoas, chame visitas para sua própria casa, pois é um ambiente controlado e com menor risco tanto para o pet quanto para a visita.
Passo 3: comece com uma distância grande entre os animais e vá aproximando conforme ganha confiança
Todo o processo de como acostumar um cachorro com outro (filhote ou adulto) requer paciência, pois deve ser feito de maneira gradual. Forçar um encontro antes da hora pode surtir o efeito contrário e o cãozinho passar a não gostar ou até mesmo a ter medo de desconhecidos. Por isso, o trabalho de como socializar cachorro com outros cachorros deve começar com uma barreira entre eles. Se for dentro de casa, deixe que eles se observem em cantos diferentes, como em lados diferentes de um corredor. Mantenha alguma barreira física ou segure os cães na coleira enquanto deixa eles se aproximarem lentamente. Observe com cuidado o comportamento do cãozinho. Se ele se mostrar incomodado, com medo ou agressivo, volte e repita o processo com mais calma.
Caso você esteja aprendendo como socializar cachorros em um parcão, faça a mesma coisa: deixe que os cães se observem de longe e, aos poucos, vá se aproximando sempre segurando bem na guia. Já no processo de como acostumar gato com cachorro, a dica é colocar o bichano em uma caixa de transporte e segurar o cão na guia. Deixe que eles sintam o cheiro e se acostumem um com o outro enquanto se aproximam lentamente.
Passo 4: permita que os animais se cheirem e se encostem, mas ainda com a guia
Depois que os cãezinhos já estão se aproximando com menos desconfiança e mais acostumados um com o outro, é hora de deixar que eles se encostem. Nessa parte do processo de como acostumar um cachorro com outro, é muito importante ficar sempre de olho no animal para que você consiga afastá-los caso haja alguma tensão. Os dois cães precisam estar presos na guia e é fundamental que o tutor não demonstre estar irritado ou nervoso. Tente transmitir calma para que os pets sintam que é seguro se aproximar. O trabalho de como acostumar um cachorro com outro filhote pode ser mais demorado se o cão mais velho tiver uma idade bem mais avançada. Enquanto os filhotinhos estão cheios de disposição, cães adultos e idosos tendem a ser menos agitados, o que pode ser um problema na relação se ela não for bem trabalhada. Por isso a calma é tão fundamental nesse momento.
Passo 5: se afaste dos dois, mas mantenha a supervisão por mais um tempo
Ao perceber seu cachorro independente e mais comportado perto do outro, é hora de se afastar. Deixe os dois no mesmo cômodo sem segurar suas guias e dê alguns passos para trás. Nessa etapa final de como socializar cachorro com outros cachorros ou como acostumar cachorro com gato, você deve ficar muito atento. Mesmo estando afastado, fique um tempo supervisionando e observando seus comportamentos. Logo você verá seu cachorro independente e confiante na relação. O adestramento positivo, oferecendo recompensas quando o animal responde bem ao treinamento, é sempre um bom método. Por isso dê petiscos, carinho e palavras de apoio quando vir que os cães estão se comportando bem.
Depois que o animal já estiver socializado, você poderá passear com cachorro mais vezes e isso vai fazer muito bem para a saúde do pet, tanto física quanto mental. Com essa rotina, será até mais fácil saber como acostumar o cachorro a ficar sozinho, pois como ele saberá que vai ver pessoas e animais em breve, será muito mais tranquilo passar pelos momentos em que precisa ficar só.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes