O banho de cachorro é, sem dúvidas, um dos cuidados mais importantes para cuidar do bem-estar dos nossos pets, independentemente da época do ano. No entanto, em dias mais quentes - como no verão -, é inevitável se perguntar se dar banho no cachorro seria uma forma de amenizar o calor. Afinal, as altas temperaturas podem, sim, incomodar os animais de estimação.
Quer descobrir qual a frequência certa do banho para cachorro no verão? Nós te ajudamos com a resposta: preparamos uma matéria com tudo sobre o cachorro no banho e outros cuidados para melhorar a qualidade de vida dos doguinhos no verão. Confere só!
De quanto em quanto tempo dar banho no cachorro no verão?
Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de todo mundo que tem um pet, principalmente se ele for mais peludinho. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a frequência do banho de cachorro não muda conforme as estações do ano. A troca de calor que os cães fazem com o ambiente ocorre de forma diferente: as glândulas sudoríparas desses animais se localizam principalmente no focinho, nas patas e na língua. Dessa forma, eles não precisam de banhos constantes para se refrescarem - mas as brincadeiras com água são, sim, super bem-vindas.
Frequência para dar banho no cachorro varia de acordo com algumas condições
Não basta simplesmente dar banho no cachorro: é importante entender o tempo indicado para a higienização do seu companheiro. Alguns cães precisam de mais banhos, enquanto outros precisam de menos. Um dos aspectos que influencia nisso é a pelagem, e a recomendação é a seguinte:
- Cachorro de pelos curtos: intervalos de, no mínimo, 10 a 15 dias;
- Cachorro de pelos longos: intervalos de, no mínimo, 7 a 10 dias;
Além disso, o estilo de vida e condição de saúde do cachorro também são fatores que interferem na resposta de quanto em quanto tempo dar banho no cachorro. Ou seja, se o seu cãozinho tem uma vida mais caseira e menos ativa, não socializa tanto com outros animais e se suja pouco, pode tomar banho uma vez por mês - em alguns casos, o intervalo pode ser ainda maior, tipo uma vez a cada dois ou três meses. Já se for um cachorro cheio de energia e que frequenta parques, a frequência pode aumentar.
As condições de saúde do animal, por outro lado, podem indicar que o cãozinho precisa de uma quantidade maior ou menor de banhos ao longo do mês. Nesse caso, se você observar problemas de pele em cachorro, é necessário levá-lo a um veterinário especializado em dermatologia para receber todas as orientações.
Banho em filhote de cachorro precisa de muita atenção
Quando se trata do banho de cachorro, a idade do animal também precisa ser levada em consideração. Os filhotes, por exemplo, não devem tomar banho nos primeiros três meses porque ainda estão em fase de desenvolvimento e têm a pele muito sensível. Ainda assim, é necessário ter um cuidado especial com a sua higiene e, caso ele fique sujo, a limpeza deve ser feita com lenços umedecidos próprios para pets.
Após completar três meses, o banho em filhote de cachorro está permitido! Mas lembre-se de utilizar produtos apropriados para pets e que não sejam muito agressivos para a pele do animal.
Além do banho de cachorro, existem outras formas de aliviar o calor do seu pet
O banho para cachorro não é a melhor forma de cuidar desses animais no verão, mas existem alguns cuidados que amenizam o calor intenso destes dias. Para te ajudar na missão, separamos algumas dicas abaixo que vão ajudar a deixar o seu cãozinho confortável com o verão e as altas temperaturas:
1) Ofereça muita água para o cachorro.
2) Invista em petiscos para cachorro gelados e refrescantes.
3) Prefira passear com o cachorro em horários de temperaturas mais amenas, antes de 10h e após 16h.
4) Mantenha o ambiente em que o cão fica bem arejado e ventilado.
5) Aposte em acessórios que vão ajudar a refrescá-lo, como um tapete gelado para cachorro.
Redação: Juliana Melo