O abscesso em gatos pode surgir sempre que há uma lesão na pele que acaba infeccionando. Esse problema pode aparecer em diferentes partes do corpo, sempre causando feridas purulentas e dolorosas. O abscesso em gato subcutâneo - também conhecido como furúnculo em gato - é o tipo mais comum. Como nenhum bichano está imune a esse problema de pele, é importante saber tudo sobre o abscesso em gatos: como tratar, quais seus sintomas e de que maneira se pode prevenir que ele apareça no seu peludo. O Patas da Casa te explica tudo isso para que não restem dúvidas. Confira!
O que é um abscesso em gatos?
Abscesso em gatos é um dos problemas de pele em gatos mais comuns. Trata-se de uma inflamação na pele que aparece como uma reação a determinada infecção. Normalmente, o abscesso em gato surge após ele levar uma mordida ou arranhão (algo comum após brigas de gato). Quando isso acontece, o animal passa a ter uma ferida na pele. O problema é que a boca, a saliva e as unhas do gato já possuem bactérias naturalmente. Quando há uma lesão por mordida ou arranhão, essas bactérias vão se alojar na lesão, pois é o ambiente perfeito para elas. O organismo acaba causando, então, uma inflamação como resposta a essa infecção originada pelas bactérias. Essa inflamação é chamada de abscesso em gatos.
O abscesso pode aparecer até mesmo em órgãos internos, mas isso só acontece em casos mais graves, quando a bactéria se desloca pela corrente sanguínea. Normalmente, o abscesso em gato afeta a epiderme (camada externa da pele) ou o tecido subcutâneo (camada abaixo da pele, onde fica a gordura). O abscesso subcutâneo também é chamado popularmente de furúnculo em gato.
Abscesso em gato subcutânea: conheça mais sobre o furúnculo em gato
O abscesso em gato que ocorre na camada abaixo da pele é o tipo mais comum. Isso acontece porque os gatos têm uma pele naturalmente mais elástica e com alto poder de cicatrização. Quando o animal sofre uma mordedura, não demora muito tempo até que a ferida fique cicatrizada. Porém, a bactéria já está presente ali. Após a cicatrização, é como se essa bactéria ficasse presa lá dentro, inoculada e se desenvolvendo. Assim, ela começa a proliferar ao mesmo tempo que se inicia a inflamação como resposta a essa infecção bacteriana. Assim, com o excesso de pus, surge o abscesso em gato subcutâneo, já que as bactérias vão se proliferar justamente nessa camada abaixo da pele.
O abscesso no rosto de um gato é o tipo mais comum
O furúnculo em gato pode aparecer em qualquer parte da anatomia do gato. Onde tem pele, pode surgir. Porém, o abscesso em gatos acontece quando o animal foi mordido ou arranhado, situação comum após brigas de gato. Durante a confusão, os lugares em que os gatos “miram” na hora de abocanhar ou arranhar são o rosto e pescoço, já que são mais fáceis de atacar. Por isso, é muito frequente ver abscesso no rosto de um gato ou ao redor da cabeça. Mas nada impede que o furúnculo em gato apareça nas patas ou na barriga, por exemplo. As brigas acontecem principalmente em gatos de ruas, em abrigos ou até mesmo entre bichanos que vivem na mesma casa (principalmente se não forem castrados).
Sintomas do abscesso em gatos: saiba identificar o problema de pele
O abscesso em gatos causa muita dor no animal. A região inflamada fica com nódulos cheios de pus, que normalmente tem um odor desagradável. Em fotos de abscesso em gatos é bem perceptível como o local fica bem inchado e volumoso, ganhando uma consistência flutuante e com a temperatura quente. O abscesso em gatos causa muita dor no animal, principalmente ao ser encostado. É comum ainda que o pet fique cabisbaixo e triste. A febre em gatos com a infecção é bem comum. No caso do abscesso no rosto de um gato, até a alimentação do animal fica prejudicada por conta das dores na região.
Abscesso em gatos: como tratar o problema?
O bichano sente bastante dor e incômodo por conta do abscesso em gatos. Como tratar o problema de forma a acabar de vez com esse sofrimento? A verdade é que não existe um remédio para abscesso em gato. O que o veterinário vai fazer logo após constatar o furúnculo em gato é realizar uma drenagem do nódulo para eliminar todo o pus e os detritos do local. Depois, será necessário realizar uma desinfecção regularmente no lugar onde o abscesso estava. O veterinário fará a primeira limpeza, mas o tutor deverá continuar fazendo em casa utilizando os produtos recomendados pelo especialista e pelo tempo determinado por ele. Não existe remédio para abscesso em gato em si, mas o veterinário pode indicar antibióticos para acabar com a infecção bacteriana que levou ao problema. Normalmente, o bichano fica totalmente curado após cerca de duas semanas de tratamento.
É possível prevenir o abscesso em gato com criação indoor e castração
O abscesso em gatos é uma resposta a determinada infecção que surge após mordidas e arranhões de gato. Ou seja: a melhor forma de prevenir que o furúnculo em gato apareça é evitando que o bichano se envolva em brigas, já que sem brigas ele dificilmente vai sofrer mordidas e arranhões de outro felino. Para isso, vale a pena investir na criação indoor. Quando o animal vive apenas em casa, sem sair para a rua, ele não terá contato com gatos desconhecidos e dificilmente terá a oportunidade de entrar uma briga.
Além disso, a castração de gato é a melhor maneira de prevenir o abscesso. Gatos após a castração sentem menos vontade de fugir para dar voltinhas na rua e também ficam com o comportamento mais calmo e tranquilo. Portanto, vai ser bem mais difícil participar de uma briga. Por fim, sempre monitore o corpo do animal. Cheque com frequência se há feridas na pele e mantenha sempre a higiene do gato em dia.
Redação: Maria Luísa Pimenta