É difícil resistir a tentação de fazer carinho quando a gente se depara com um gato de barriga para cima. Mas será que isso realmente é um convite para carícias, ou essa posição tem um outro significado? Uma coisa é certa: tentar compreender o comportamento felino é dever de todo tutor. Para não haver falhas na comunicação, você precisa saber como funciona a linguagem dos gatos e o que eles querem dizer com o movimento do corpo - e isso inclui um gato deitado de barriga para cima.
Ah, e não se preocupe: o Patas da Casa te ajuda nessa missão! Continue a leitura para desvendar o que significa a posição dos gatos quando eles deixam a barriga mais exposta e quais são os melhores lugares para fazer carinho no pet.
Posições de gato: o que significa quando o bichano dorme de barriga para cima?
Todo pai de pet de primeira viagem sempre se pergunta por que os gatos dormem tanto e se esse é um comportamento normal. Para começar, é bom entender que as horas de sono dos felinos são bem diferentes das nossas: eles têm instintos noturnos, e por isso tendem a dormir mais durante o dia, enquanto ficam mais dispostos e ativos durante a noite. Por isso, é muito comum encontrar um gato dormindo de manhã ou à tarde - e, nessas horas, as posições de gato sempre chamam a atenção.
Se você já flagrou um gato deitado de barriga para cima enquanto dorme, saiba que esse é um ótimo sinal! A barriga é uma das regiões mais vulneráveis e os felinos tentam protegê-la a todo custo. Se ele fica com essa parte do corpo mais exposta durante os cochilos, significa que o seu gatinho confia muito em você e se sente seguro ao seu lado! A confiança é tanta que ele resolve abandonar os próprios instintos selvagens, e relaxa completamente.
Gato de barriga pra cima pode ser um pedido de carinho?
Ao contrário do que muita gente pensa, a maioria dos gatos não gosta de carinho na barriga. É claro que isso vai depender muito da personalidade e manhas de cada pet, mas se você encontrar o gato de barriga pra cima, acariciá-lo e notar que ele não gostou, não insista. É na região do tórax e da barriga que estão localizados os órgãos vitais do animal, e mesmo que os felinos se sintam confortáveis o suficiente para deixar essa parte mais exposta, muitas vezes isso não é um convite para carinho.
Então por que os gatos rolam e às vezes ficam deitados com a barriga para cima? Além de ser um sinal de confiança, uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, concluiu que esse comportamento do gato está ligado à submissão. O estudo foi feito com duas colônias de gatos semi-selvagens ao longo de 18 meses, e foi observado que o gato com a barriga pra cima e rolando de costas acontece com certa frequência. Em 79% dos casos, a postura foi tomada na frente de outro gato e não houve qualquer vocalização. Muitas gatas no cio adotaram o comportamento na frente de machos, mas, curiosamente, 61% dos animais que fizeram isso eram machos mais jovens na frente de machos mais velhos. Isso levou a crer que o gato deitado de barriga para cima pode significar submissão entre os felinos.
Saiba onde fazer carinho em gato!
Como já deu para perceber, não são todas as áreas que são “liberadas” para fazer carinho no gato. Tanto a barriga quanto o rabo e as patas são partes muito sensíveis e que podem deixar o seu amigo incomodado se forem acariciadas, então é bom evitar. Por outro lado, o topo da cabeça, bochechas e queixo são lugares super indicados para isso e os bichanos amam! Você também pode fazer carinho nas costas dele e, dependendo do nível de intimidade, até na base do rabo (o “popô” do pet).
Outra dica importante é fazer o carinho sempre na direção do crescimento dos pelos. Além disso, se começar a sessão de afagos e perceber que o gatinho não está muito a fim, é bom não insistir.
Redação: Juliana Melo