A doença inflamatória intestinal em gatos traz bastante desconforto para o bichano. O animal diagnosticado com essa condição tem os intestinos grosso e delgado diretamente afetados. Como consequência, o peludo sofre com vômitos, diarreia, perda de peso, letargia e dificuldade para digerir alimentos. Nenhum tutor quer ver seu gato com infecção intestinal e, por isso, é muito importante evitar que esse problema se manifeste. O Patas da Casa te explica a seguir de que maneiras você pode prevenir a doença inflamatória intestinal em gatos. Confira!!
O que é doença inflamatória intestinal em gatos?
Apesar de a doença inflamatória intestinal em gatos receber esse nome, essa condição não define apenas de uma única doença, mas um conjunto problemas no intestino. São diversos distúrbios gastrointestinais crônicos que levam a inflamações nos intestinos delgado e grosso. Essas condições acontecem quando algumas células inflamatórias se infiltram nas mucosas das paredes intestinais. O que difere cada uma das doenças que fazem parte do quadro de infecção intestinal em gatos é o tipo de célula inflamatória que afeta a saúde do animal. A enterite e a colite são os exemplos de doença inflamatória intestinal em gatos mais comuns.
Não se sabe a causa da infecção intestinal em gatos, mas acredita-se que há uma relação com imunidade
Ainda não existe nenhuma comprovação científica do que realmente causa a doença inflamatória intestinal. Gatos podem desenvolver essa condição independentemente de raça e idade. O que se acredita, porém, é que a infecção intestinal em gatos está relacionada com a baixa imunidade. O sistema imunológico do gato, quando enfraquecido, pode desencadear uma reação a antígenos no intestino. Ou seja: a baixa imunidade acaba influenciando diretamente esse órgão e seu funcionamento, levando à doença intestinal inflamatória. Gatos com uma dieta pobre nutricionalmente também têm mais tendência a desenvolver a condição.
A alimentação do gato impacta diretamente na sua saúde. Uma dieta pouco nutritiva deixa o sistema imunológico do gato enfraquecido e, consequentemente, predisposto a sofrer de doença inflamatória intestinal. Vale relembrar que não há nada comprovado cientificamente e essas possibilidades são apenas teorias.
Manter a imunidade do animal alta pode evitar a doença inflamatória intestinal em gatos
A melhor forma de prevenir a inflamação intestinal é aumentar a imunidade do gato. Alguns cuidados simples no dia a dia podem te ajudar nessa missão. Dar todas as vacinas para gatos, aplicar os vermífugos corretamente e estimular o animal física e mentalmente (com brinquedos interativos e brincadeiras), por exemplo, são medidas fáceis que fazem toda a diferença no aumento da imunidade e, consequentemente, na prevenção da doença intestinal inflamatória.
Gatos que têm criação indoor também são beneficiados, pois ficam menos expostos a agentes externos (como vírus e bactérias) que podem levar a problemas na imunidade. Além disso, apostar na gatificação da casa também é uma ótima ideia. O animal realiza mais atividades físicas e fica mais ativo, o que ajuda no fortalecimento da imunidade.
Gato com infecção intestinal: a importância de uma dieta equilibrada
A alimentação do gato interfere diretamente na saúde do animal, especialmente em seu sistema imunológico. Os nutrientes presentes na ração ajudam a aumentar a imunidade do gato. Já o déficit nutricional impacta negativamente no sistema imunológico, pois ele fica debilitado. Por isso, oferecer uma dieta balanceada faz toda a diferença na prevenção da doença inflamatória intestinal. Gatos que se alimentam com ração de qualidade, com todos os nutrientes essenciais para cada fase da vida e em uma quantidade adequada são muito mais saudáveis. Portanto, para evitar a infecção intestinal em gatos, é fundamental ter esse cuidado com a alimentação.
Além do remédio para infecção intestinal em gatos, mudança na dieta também faz parte do tratamento
Após o diagnóstico de doença inflamatória intestinal, gatos precisam iniciar o tratamento o mais rápido possível. O médico veterinário é quem vai indicar o que é necessário em cada caso. Normalmente, ele prescreve algum antibiótico para infecção intestinal em gatos como tratamento medicamentoso. Além disso, é necessário realizar o manejo alimentar. Uma nova dieta é formulada de forma a garantir que o pet receba todos os nutrientes essenciais.
É importante ressaltar que o gato com infecção intestinal vai precisar de cautela com a alimentação para sempre, porque a doença pode retornar caso o sistema imunológico enfraqueça novamente. Por isso, a mudança na dieta não deve ser feita para durar apenas durante o período de tratamento, mas por toda a vida do animal. Esse cuidado com o sistema imunológico e com a alimentação é o que pode prevenir a doença inflamatória intestinal em gatos.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes