O olhos do gato certamente é a coisa que mais chama a atenção nesses animais. Às vezes até intimidante, o olhar dos gatos carrega várias curiosidades também, como a capacidade de enxergar super bem no escuro. E não existe um padrão: é possível encontrar gatos de olhos azuis, verdes, amarelos, laranjas e até mesmo um olho de cada cor (fenômeno chamado de heterocromia). Os olhos azuis, por sua vez, tem um charme a mais que encanta todos os humanos. Mas afinal, a raça do gato determina o olho azul? Veja o que descobrimos!
Gatos de olhos azuis: todos os felinos nascem com essa característica
O filhote de gato nasce de olhos fechados. Nos primeiros dias de vida, o gatinho é totalmente dependente da mãe e sobrevive apenas com o olfato e tato, já que os outros sentidos, como a visão, ainda estão em desenvolvimento. As pálpebras dos filhotes só se separam entre o 7º e 12º dia de vida, podendo levar até três dias para abrir totalmente. Nessa fase, todo filhotinho possui uma coloração azul clara nos olhos, mas essa cor não é definitiva. Isso acontece pela falta de pigmentação do olho e o efeito da luz sendo refratada na córnea.
A visão dos gatos nessa fase da vida ainda é ruim, pois está em desenvolvimento, e só ficará madura entre a 6ª e a 7ª semana de vida. Quando a visão se desenvolve por completo, a cor definitiva do olho se evidencia, podendo permanecer azul ou mudar de cor.
Gatos de olhos azuis tem peculiaridade definida por fator genético
A cor definitiva dos olhos começa a se definir quando os melanócitos, que são as células responsáveis pela cor, começam a produzir a melanina, que é a proteína responsável pela pigmentação na região da íris do olho. Com isso, a coloração final do olho do felino é a quantidade de melanina produzida, que dependerá do fator genético.
Gatos de olhos azuis: a raça pode determinar esse aspecto?
Como dito acima, a cor dos olhos dos felinos é definida pela quantidade de melanina produzida pelo organismo. Esse processo também envolve a cor da pelagem. Por conta disso, é mais comum que gatos de pelagem clara também tenham os olhos claros,. Por isso, gatos pretos de olhos azuis são muito raros. Esse fator está ligado diretamente à genética do gato e, apesar da raça não determinar sempre a cor do olho, algumas podem apresentar a característica sempre ou com mais frequência. Confira algumas delas:
- Angorá: essa raça de gato branco com olhos azuis, também pode ter os olhos verdes. Também comum gatinhos que possuem um olho de cada cor (heterocromia).
- Siamês: essa é uma das raças de gatos de olhos azuis mais populares, tendo sempre a característica.
- Khao Manee: esse é o outro exemplo de gato branco de olhos azuis. Da mesma forma que o gato Angorá, o esse gato também pode apresentar olhos verdes ou um de cada cor.
- Ragdoll: os gatinhos dessa raça sempre terão os olhos azuis.
- Himalaio: resultado do cruzamento de Persa e Siamês, é comum que os gatinhos da raça tenham os olhos azuis.
- Bengal: essa raça pode ter os olhos de várias cores, incluindo azul.
Apesar da coloração nos olhos ser fascinante, ela pode influenciar negativamente na audição dos gatos. Segundo uma pesquisa feita pela International Cat Care, um gato branco de olhos azuis possui cinco vezes mais chances de se tornar um gato surdo do que os felinos com a pelagem e olhos de outras cores.
Caso seu felino tenha uma coloração de olhos e ela mudou depois de adulto, é recomendado que você o leve a um médico veterinário. Doenças como FeLV, catarata felina e infecções oculares podem fazer com que a coloração dos olhos dos gatinhos mudem. Lembre-se também de sempre tomar os devidos cuidados com os olhos do seu felino, principalmente quando ele ainda é filhote.
Redação: Hyago Bandeira