Doenças nos olhos dos gatos são sempre um motivo de preocupação para os tutores. Afinal, os problemas oculares afetam diretamente a visão dos animais e, em alguns casos, pode levar até mesmo à cegueira. Esse é o caso da catarata em gatos, doença que afeta o cristalino do animal e impossibilita que ele enxergue direito. Segundo Gabriel Mora, que é médico veterinário e coordenador clínico do hospital Vet Popular, a catarata em felinos ocorre em uma frequência menor se comparada com a dos cães, mas ainda assim é uma patologia que merece atenção. Saiba mais sobre essa doença de gato nos olhos!
Catarata em gatos: o que é e quais as causas da doença?
Assim como acontece com os cachorros, a catarata em gatos é uma doença que resulta da perda de transparência do cristalino, lente que fica situada atrás da íris, conforme Gabriel explica. Isso afeta a qualidade de visão do animal e pode causar danos irreversíveis, como a cegueira, se não for tratada a tempo.
Apesar de ser menos frequente nos felinos, a catarata pode sim acometer os gatos e normalmente está relacionada ao envelhecimento do animal ou doenças sistêmicas. “A catarata felina pode ocorrer por alguns fatores, como por exemplo: senescência (envelhecimento natural do organismo), inflamações intra-oculares (como glaucomas) ou diabetes”, alerta o veterinário.
Aprenda a identificar a doença nos olhos de gatos
Se você suspeita que o seu gatinho está com catarata nos olhos, saiba que não é muito difícil reconhecer os sintomas da doença. Como a principal característica da doença é a opacidade do cristalino, é possível perceber uma mancha no olho do animal, que pode evoluir ou não com o tempo. “O tutor consegue visualizar a opacidade do olho do animal e perceber um esbranquiçamento gradual do cristalino, que pode começar com uma coloração mais azulada, evoluindo para a “parede” branca num estágio mais maduro”, esclarece Gabriel. O exame oftalmológico é fundamental para o diagnóstico correto da doença e início do tratamento, por isso não deixe de consultar um veterinário especializado para entender o que está acontecendo.
Tratamento da catarata em gatos
Como as causas para a catarata em gatos são variadas, o tratamento também pode variar. De acordo com o veterinário, existem alguns colírios (tanto de uso humano quanto veterinário) que melhoram a opacidade da catarata senil e podem ser indicados como tratamento, mas nem sempre essa é uma medida eficaz. Até porque quando a causa para a catarata é a diabetes, por exemplo, o tratamento precisa ser interligado: “Ao tratar adequadamente essa afecção, pode ocorrer uma remissão da catarata (voltar ao olho translúcido), mas isso irá depender da intensidade da doença e da eficácia/resposta do tratamento”.
Ainda assim, o uso de colírios, o controle da glicemia (se for um caso de diabetes) ou o controle da pressão intraocular (se for glaucoma) pode não funcionar. Nesse caso, Gabriel explica que um médico veterinário especializado em oftalmologia deverá ser consultado para avaliar a possibilidade de uma cirurgia. Se essa for considerada a melhor alternativa, o pós-operatório deve ser bem elaborado e acompanhado de perto pelo profissional, segundo o veterinário. Isso ajuda a evitar uma possível volta da doença.
Saiba como evitar os problemas nos olhos dos gatos
A melhor maneira de prevenir a catarata em gatos ou quaisquer outros problemas oculares é por meio do acompanhamento regular com o médico veterinário clínico. “O exame físico é valioso em informações gerais, incluindo exame oftalmológico. Qualquer anormalidade nesse sistema, o clínico indicará exames específicos e acompanhamento oftalmológico para evitar complicações oculares”, destaca o profissional. Além disso, o auxílio de um veterinário especializado em endocrinologia também é bastante útil para o controle da diabetes, doença que pode desencadear a catarata. Então não deixe de levar seu pet ao veterinário periodicamente!
Redação: Juliana Melo