O gato escaminha, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma raça de gato, mas um padrão de cores. Os bichanos com essa coloração apresentam tons de preto e laranja que formam uma pelagem única e chamativa. Persa, Angorá e Americano de Pelo Curto são alguns exemplos de raças de gato que podem apresentar o padrão escaminha. Uma curiosidade que muita gente não sabe é que, além de determinar a aparência do animal, a cor dos pelos também pode dizer muito sobre o seu temperamento.
Uma pesquisa da Universidade da Flórida e Califórnia já comprovou que a cor do gato pode determinar sua personalidade. Isso quer dizer que, apesar do gato escaminha ser um tipo de pelagem que se repete em diferentes bichanos, é possível traçar um padrão de comportamento relacionado a ele. Claro que cada animal tem sua personalidade própria, mas a cor acaba influenciando bastante. O Patas da Casa te explica a seguir o que você pode esperar do temperamento do gato escaminha!
O gato escaminha costuma ser mais tímido e reservado
O gato ou gata escaminha é um bichano naturalmente mais reservado. Ele é daqueles gatinhos que adoram ficar escondidos no seu cantinho preferido da casa. A personalidade tímida faz parte do escaminha. Gato com esse padrão de cor não tem a tendência de ficar muito agitado e de fazer bagunça dentro de casa. Ele é mais introspectivo e prefere atividades mais calmas, como ficar sentadinho ao lado do tutor enquanto ele assiste televisão ou até mesmo enquanto trabalha.
O gato escaminha pode demorar até se acostumar com pessoas desconhecidas
Por ser naturalmente mais reservado, o gato escaminha - filhote ou adulto - costuma ter uma dificuldade maior para lidar com estranhos. Isso não quer dizer que ele fique agressivo e irritado perto de desconhecidos, até porque isso não faz parte da sua personalidade. O que acontece é que os gatos escaminhas são realmente mais tímidos e preferem observar antes de interagir. O animal é um pouco desconfiado, então ele vai ficar quieto no seu canto e prestar muita atenção na pessoa antes de decidir se quer ou não interagir com ela.
A socialização, principalmente quando feita no gato escaminha filhote, é uma boa maneira de amenizar esse comportamento e facilitar sua interação com outras pessoas. Porém, como esse jeitinho tímido para lidar com o desconhecido é algo natural da sua personalidade, ele pode continuar bem reservado ao se deparar com estranhos mesmo após a socialização. O ideal é respeitar esse temperamento do animal e não forçar interações caso ele não se mostre confortável.
Gatos escaminhas são bem carinhosos com a família
Se por um lado os gatos escaminhas são bem reservados e tímidos com estranhos, por outro ele é puro amor com sua família! Os bichanos que possuem esse padrão de cor se apegam bastante ao seu tutor e são extremamente fiéis a ele. Muito amoroso, o gato ou gata escaminha adora dar e receber carinho. É muito fácil saber que esse gato te ama, pois quando ele está na presença do seu tutor ele faz questão de demonstrar seu afeto. Ele ronrona, dá lambidinhas, se esfrega e está sempre à disposição para o que o dono precisar. Sem dúvidas, ter um gato escaminha ao seu lado é sinal de muito amor e carinho.
As gatas escaminha são conhecidas por sua independência e atitude
A gata escaminha tem uma fama à parte. Ela é conhecida por ter muita atitude! Personalidade forte e independência são marcas registradas da fêmea que possui essa cor. As gatas são bem atrevidas e não abaixam a cabeça para ninguém. Adoram miar, receber carinho e se apegam facilmente ao tutor. São verdadeiras divas! Esse comportamento típico da gata escaminha deu origem a um termo muito comum nos EUA para definir sua personalidade: tortitude. Trata-se da junção das palavras "tortoiseshell" (“escaminha”, em inglês) e "atitude". Sem dúvidas, “tortitude” é a definição perfeita para essas bichanas poderosas.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes