Já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? No geral, é a partir dos 7 anos que o bichano começa a dar os primeiros sinais de que está ficando mais velho. Porém, o gato só é considerado realmente idoso a partir de 12 anos de vida.
Na terceira idade, é importante ter uma série de cuidados em relação à saúde e bem-estar do pet. Investir em uma ração para gatos idosos de qualidade, fazer check-ups regulares e investir no enriquecimento ambiental são algumas atitudes que devem ser tomadas.
Mas será que você é capaz de perceber quando um gato idoso precisa de ajuda? Por ser uma fase onde esses animais ficam naturalmente menos ativos, alguns tutores podem não se atentar quando a saúde do bichano não está muito legal. Veja abaixo 8 sinais que devem ligar seu alerta!
1) Apatia não é comum em um gato idoso
Os gatos ficam menos dispostos quando chegam à velhice e, por isso, podem se tornar um pouco menos brincalhões do que quando eram mais jovens. No entanto, não significa que o gato idoso vai perder completamente o interesse por brincadeiras e outras coisas que antes ele gostava, muito menos se tornar apático e indiferente. Se isso acontecer é porque a saúde do animal precisa de atenção!
2) Se o gatinho idoso estiver sem comer direito, redobre a atenção
A ração para gatos idosos é formulada especialmente para essa fase da vida dos animais. Ela tem todos os nutrientes que o pet necessita para se manter forte e saudável, além de ter uma textura que facilita a mastigação. Então mesmo que o gatinho tenha problemas dentários, ele vai conseguir comer sem problemas.
Então, quando você tem um gato que não quer comer na terceira idade, é bom entender porque isso está acontecendo! Não é natural que o pet deixe de se alimentar de uma hora para outra, e isso, inclusive, pode deixar o organismo felino ainda mais fragilizado. Se ele estiver doente, pode até piorar se parar de comer a ração.
3) Perda de peso repentina deve ser um alerta para os tutores
Quando o gato idoso não se alimenta, ele evidentemente vai acabar perdendo peso. No entanto, quando essa perda de peso é repentina e muito rápida, é bom ficar atento! Várias doenças super perigosas podem ter esse sintoma associado, como insuficiência renal em gatos ou até mesmo câncer. Por isso, ao perceber que isso está acontecendo com seu pet, não hesite em procurar um veterinário de confiança!
4) Quando o gato idoso busca isolamento, é porque ele se sente mal
Gatos são animais que não gostam de demonstrar fraqueza, ainda mais na velhice. Por isso, quando eles sentem que tem algo de errado com a saúde deles, um instinto natural da espécie é se afastar e se resguardar. Se um gato idoso que antes era super comunicativo e amoroso decide se isolar de uma hora para outra e evita o contato com a família, é porque tem algo de errado com ele.
5) Problemas de higiene chamam a atenção para a saúde do gato idoso
A flexibilidade de um gato idoso não é a mesma de um gato mais jovem. Os felinos acabam perdendo a capacidade de se limpar com a eficiência de antes, mas ainda assim sempre tentam manter a higiene em dia. Quando um gatinho deixa de fazer isso, ou começa a apresentar um comportamento compulsivo — isto é, se lambendo muito mais do que deveria —, é um pedido de ajuda.
6) O mau hálito também é um risco para o gato idoso
Outra questão de higiene que deve servir de alerta para os gateiros é quando o gato tem mau hálito na velhice. Esse sintoma geralmente está associado com infecções bucais, problemas renais ou até mesmo um quadro de diabetes felina. Todos esses quadros precisam de avaliação de um profissional e tratamento o quanto antes, pois são problemas que podem evoluir rapidamente e debilitar bastante o animal.
7) Uso inadequado da caixinha de areia é sinal de problema para o gato idoso
Desde cedo os felinos aprendem a usar a caixa de areia para gatos com muita tranquilidade, e sempre são super cuidadosos com esse hábito. Por isso, quando você começa a flagrar o gato fazendo xixi no lugar errado, ou até mesmo cocô, vale a pena investigar a causa disso, principalmente quando se trata de um gato idoso. Pode ser sinal de incontinência ou até mesmo infecções urinárias.
8) Mudanças gerais de comportamento devem ser observadas
O mais importante de tudo quando se tem um gato idoso é conhecer muito bem o pet para conseguir identificar rapidamente qualquer mudança brusca de comportamento. Por exemplo, se você tinha um gatinho comunicativo e que adorava miar, mas de repente ficou mais silencioso, é bom ficar de olho. O mesmo vale para a situação contrária: se antes ele era mais quietinho e agora está miando muito, é porque pode ser sinal de algum problema.