Levar uma mordida de gato nunca é algo muito agradável. Mas você já se perguntou por que alguns animais têm o costume de fazer isso? Tem quem interprete o gato mordendo como um tipo de carinho, e tem quem pense que esse comportamento é típico de um pet que não quer ser incomodado. Para entender melhor o que há por trás da mordida de gato, o que fazer nessas situações e como corrigir essa atitude indesejada, é só continuar lendo!
Gato mordendo é uma forma de demonstrar carinho?
Pode ser que sim! Não quer dizer que a mordida de gato sempre vai ser algo positivo, mas como esses animais são mais reservados e têm um jeito bem peculiar de demonstrar afeto, pode ser que algumas mordidinhas sejam, sim, um simples sinal do amor de gato. Mas por que eles fazem isso?
Se depois de fazer carinho no gato, ele te dá uma leve mordida, mas mantêm o mesmo bom humor de sempre, é porque o comportamento é uma resposta ‘amigável’ às carícias do tutor. Quando isso acontece, não é muito difícil perceber as boas intenções do seu pet, já que as mordidas costumam vir acompanhadas de ronronados, lambidas e um jeitinho carinhoso. Porém, também é importante ficar atento ao gato mordendo por outros motivos.
Por que os gatos mordem?
A mordida de gato pode acontecer por diversos motivos. Pode ser uma demonstração de carinho, como também pode ser uma forma de brincadeira dos bichanos ou até mesmo revelar um incômodo do animal. Para diferenciar as situações, é necessário prestar atenção ao comportamento do gato e entender como a linguagem felina funciona.
Um gatinho brincalhão e com forte instinto caçador pode acabar vendo a mão e os dedos do tutor como um tipo de ‘presa’, principalmente pela forma como essas partes do corpo se movimentam. Dessa forma, o gato mordendo pode não passar de uma grande brincadeira para os bichanos.
Por outro lado, as mordidas também podem revelar um gato estressado e irritado com alguma situação. Se você tentou fazer carinho no pet, e ele reagiu com mordidas, rosnando e dando ‘patadas’, pode ser que ele simplesmente não esteja muito afim de interação naquele momento. É importante respeitar isso, ou então o animal pode ficar ainda mais irritado.
Uma outra possibilidade é que o gato mordendo seja um mecanismo de defesa do animal em situações em que ele se sente vulnerável, como idas ao veterinário ou quando alguém faz carinho em uma região delicada do corpo do animal, como a barriguinha ou o rabo.
Como fazer o gato parar de morder?
Se você acabou de levar uma mordida de gato de forma inesperada, deve estar se perguntando o que fazer. Bom, a verdade é que existem algumas maneiras de corrigir esse comportamento felino, se você souber qual foi a causa.
No caso de um gatinho irritado e estressado é muito simples: basta não fazer aquilo que o pet não gosta. Mas se a situação for inevitável — como ir ao veterinário —, é importante saber fazer o manejo correto do animal para evitar ainda mais estresse. Uma dica, inclusive, é dar preferência a um médico veterinário especialista em gatos, que sabe exatamente como lidar com esses animais do jeito certo.
Já se o gato mordendo enxerga isso como um tipo de brincadeira, você deve redirecionar os instintos de caça do animal para os acessórios certos. Compre brinquedos, como as varinhas e o flying cat, que vão simular os movimentos de uma presa e entreter o animal no tempo livre, além de estreitar os laços entre vocês.