Se deparar com o gato se esfregando na perna dos humanos e nos móveis de casa é uma situação super comum na vida de um gateiro. Vendo essas cenas tantas vezes, é natural surgir aquela dúvida sobre esse tipo de comportamento.
Afinal, será que os gatinhos se esfregam para demonstrar o amor e carinho que sentem pelos humanos? O que será que está escondido por trás desse hábito? O Patas da Casa vai te ajudar a solucionar esse mistério explicando por que os gatos se esfregam na gente. Vem conferir!
Por que os gatos se esfregam na gente?
Você já se perguntou o que significa quando o gato fica se esfregando na gente? Se já, com certeza você não é o único que ficou intrigado com esse comportamento. Embora ele seja associado pela grande maioria das pessoas à demonstração de amor de gato em relação ao tutor, não é bem esse o motivo pelo qual isso acontece. O gato se esfregando nas pernas ou nas coisas é, na verdade, um comportamento instintivo de demarcação territorial.
O gato se esfregando em você está marcando território
Os gatos possuem glândulas odoríferas em várias partes do corpo, como nas bochechas, na testa, entre o olho e ouvido, nas patas e até no rabo. Essas glândulas produzem os feromônios, que são compostos químicos responsáveis por transmitir ‘mensagens’ para outros bichanos.
Quando eles se esfregam nos humanos, acabam liberando feromônios que marcam o território com o cheiro deles. Ou seja, o gato se esfregando em você é uma forma de dizer que você é ‘propriedade’ dele para outros animais.
É por essa razão que muitos gatinhos se esfregam na perna do tutor quando percebem a presença de outros animais dentro do seu ‘território’. Eles geralmente fazem isso com pessoas que despertam o interesse dele. Então se você se deparar com um gato se esfregando na perna de alguém, pode ter certeza que ele está querendo marcar território nessa pessoa.
Por que os gatos se esfregam nos cantos dos móveis?
A explicação por trás do gato se esfregando em móveis e objetos é bem parecida com a do gato se esfregando na perna do tutor. Ele se esfrega no móvel para espalhar seus feromônios e deixar bem claro para os outros bichanos que aquele local já está demarcado. Ou seja, esse também é um caso de gato marcando território. É por isso que quando chega um móvel novo em casa, os gatos ficam doidos querendo se esfregar nele.
Contudo, é preciso ter um pouco mais de atenção em relação a esse comportamento dos gatos. Se encontrar o gato se esfregando excessivamente em tapetes, sofás e móveis, pode também ser um sinal de alerta para algumas doenças ou problemas que estejam incomodando o felino. Alguns exemplos são as pulgas, carrapatos, alergia em gato, infecções de ouvido e até câncer. Por isso, se você notar um comportamento anormal do felino, não hesite em levá-lo ao veterinário, ok?!
O gato se esfregando pode estar relacionado a limpeza espiritual?
Há milhares de anos os gatos são vistos como criaturas místicas e supersticiosas. É por isso que existe uma série de crenças envolvendo os gatinhos espalhadas por aí. No Egito, por exemplo, acreditavam que os gatos traziam sorte às pessoas que cuidavam dele. Já em outros países, cruzar com um gato preto sempre foi visto como sinal de azar - algo que está longe de ser verdade.
Mas você sabia que existe um significado espiritual quando o gato está se esfregando no humano? A crença diz que o gato se esfregando em alguém está tentando afastar energias negativas, ao mesmo tempo que compartilha energias positivas. Ou seja, é como se ele estivesse sugando as más energias que estão ali para fazer uma ‘limpeza espiritual’ no tutor. Grande parte dessa crença está relacionada ao poder calmante dos gatos, já que os felinos possuem a capacidade de relaxar e tranquilizar os humanos.