É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animais possui uma textura áspera, que se assemelha à lixa e que é capaz de auxiliar no famoso ‘banho de gato’. Mas, apesar de ser um movimento ‘natural’, é importante ter um olhar mais atento se você perceber o gato se lambendo muito. O excesso de lambidas pode ser ocasionado por alguns problemas, como veremos a seguir.
1) Gato se lambendo muito pode indicar estresse
Um dos principais motivos porque gatos se lambem em excesso tem a ver com o estresse e/ou ansiedade. É um comportamento compulsivo que toma conta do animal e que pode acontecer por diferentes razões. O gato estressado e ansioso normalmente fica assim quando ocorrem mudanças drásticas na rotina dele. Ou seja, mudanças de residência, de móveis, a falta ou a chegada de um novo membro da família: tudo isso pode abalar o psicológico do animal.
2) Às vezes o gato se lambendo é sinal de um machucado na região
Em alguns casos, as lambeduras excessivas são, na verdade, uma tentativa de aliviar a dor de um machucado ou feridas no corpo do gato. Ou seja, o animal faz isso como um reflexo para tratar um problema. Geralmente, cortes, arranhões e até mesmo infecções podem deixar o gato se lambendo muito. Por isso, é importante ficar atento a alterações no corpo e no comportamento do seu amigo de quatro patas.

3) Dermatites e alergias também costumam deixar o gato se lambendo
Além de dor, a coceira causada por alergias e dermatites em gatos são outro ponto de atenção. Os felinos, nesses casos, podem tanto se arranhar com as patas, como se lamber para amenizar o incômodo. Existem vários tipos de dermatites, como dermatite atópica, alimentar e a que é causada por picadas de pulgas e carrapatos. Quando se trata de algum problema dermatológico como esse, é comum ver o gato se lambendo muito e perdendo pelo.
4) Falta de estímulos e tédio também podem ser o motivo porque gato se lambe
O gato se lambendo muito às vezes é uma forma de chamar a atenção do tutor para um probleminha que não parece nada demais, mas traz graves consequências para o pet: a falta de estímulos adequados no dia a dia. Um animal entediado não tem como se entreter e acaba recorrendo a métodos pouco convencionais para se distrair, como se lamber em excesso.
Para não sofrer com isso, a gatificação do ambiente com nichos, prateleiras, arranhadores e outros brinquedos é indispensável — assim como passar um tempinho de qualidade ao lado do seu pet.
O que fazer quando o gato se lambe muito?
Depois de entender porque os gatos se lambem, a dúvida que fica é: o que fazer para ajudar o seu amigo de quatro patas? O primeiro passo é tentar descobrir o motivo por trás do gato se lambendo muito. Se for estresse ou tédio, às vezes medidas simples — como o enriquecimento ambiental — já são suficientes para deixar o animal mais confortável, entretido e tranquilo.
Por outro lado, se for uma questão de saúde, a situação é mais delicada e requer uma avaliação profissional. O ideal, nesses casos, é analisar todo o corpo do animal em busca de feridas, machucados, falhas na pelagem ou qualquer indicativo de doença dermatológica, além de verificar se há outros sintomas associados. Busque o auxílio de um médico veterinário de confiança, de preferência especialista em gatos, para saber a melhor forma de tratar o animal.