Apesar de demonstrarem menos do que os cães, o gato sente calor e pode sofrer muito com as altas temperaturas, mesmo que os sinais sejam mais sutis. Por isso, com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados com o bem-estar dos felinos devem ser redobrados para evitar problemas como a desidratação ou hipertermia. Então, como refrescar o gato no calor e qual é a melhor maneira de deixá-lo confortável no verão? Para te ajudar a lidar com a situação, separamos algumas dicas muito importantes para ajudar um gato com calor, que com certeza farão muita diferença na qualidade de vida do seu pet. Chega mais!
Gato sente calor: saiba como identificar o problema
O gato sente calor no verão e em qualquer outro dia do ano em que a temperatura estiver muito quente. Por isso, é fundamental observar o comportamento felino e conhecer muito bem o seu pet para conseguir identificar possíveis sinais de que o problema é o calor. Gato, diferente dos cachorros, não costuma ficar ofegante e é muito sutil ao demonstrar que está desconfortável com a temperatura, mas isso não deve ser um empecilho para você tentar ajudá-lo.
Alguns sinais que podem ajudar a identificar um gato com calor são:
- Respiração acelerada ou com boca aberta
- Gato se lambendo muito
- Salivação intensa
- Miado de gato excessivo
- Falta de apetite
- Apatia
Estimular a hidratação do pet dentro de casa é o primeiro passo
Os gatos no calor precisam ser ainda mais incentivados quando o assunto é hidratação. Além de ajudá-los a ficarem mais confortáveis, essa também é uma forma de cuidar da saúde do pet e prevenir problemas renais, que são comuns na espécie. Veja como fazer seu gato beber mais água nessa época:
1) Espalhe vários potinhos de água pela casa.
2) Invista em fontes de água para gatos.
3) Coloque cubinhos de gelo no bebedouro do pet.
4) Troque a água do pet mais vezes ao dia.
5) Sachês para gatos melhoram a hidratação felina.
Gato com calor: escovar os pelos do pet diariamente alivia o incômodo
O calor pode fazer com que os pelos do bichano se soltem com mais facilidade e essa queda de pelo excessiva acaba deixando os pets ainda mais incomodados com o clima do verão. Essa pelagem morta espalhada pelo corpo do animal muitas vezes contribui para que os felinos sofram ainda mais com o calor intenso, por isso o ideal é que a rotina de escovação seja mais frequente durante o verão. O ideal é escová-los pelo menos uma vez por dia, pois além de aliviar os efeitos do calor, o gato não corre o risco de formar bolas de pelo enquanto se limpa.
Como refrescar o gato no calor? Frutas ajudam na hidratação
Oferecer frutas para gatos que possuem bastante água na composição é outra alternativa possível para os dias mais quentes. Além de refrescantes, esses alimentos também funcionam como um petisco saboroso para fugir da dieta e são uma ótima forma de proteger os gatos do calor, deixando-os muito mais confortáveis com a temperatura. Uma boa dica é resfriar os pedacinhos antes de servi-los para o pet!
As melhores opções de frutas para gatos nessa época são:
- Melão
- Melancia
- Maçã
O que fazer com gatos no calor: lenços umedecidos ajudam a refrescá-los
Não é recomendado dar banho em gatos, independentemente da época do ano (a não ser que haja uma indicação veterinária). A espécie consegue cuidar da própria higiene sem problemas, mas durante o verão, por exemplo, os tutores podem recorrer aos lenços umedecidos ou toalhas úmidas para amenizar os impactos da alta temperatura nos pets. Além disso, uma outra opção do que fazer com gatos no calor é tosá-los na região da barriga (especialmente se o seu amigo for muito peludo). Nesse caso, procure um profissional especializado em tosa de felinos.
A ventilação do ambiente também é super importante para o gato com calor
Manter o ambiente sempre fresco e vai evitar que o gato fique desconfortável com o calor. O gato pode, inclusive, aproveitar alguns momentos na frente do ventilador ou passar um tempinho em um cômodo com ar condicionado. O único cuidado, porém, é evitar que esses aparelhos fiquem totalmente em cima do felino. Além disso, é importante deixar o livre acesso do gato pela casa para que ele possa sair ou entrar no ambiente ventilado na hora que ele quiser.
Redação: Juliana Melo