Se você já viu um gato com focinho achatado, provavelmente se encantou pela aparência inusitada (e incrivelmente fofa) do bichano. Sabia que os felinos que possuem essa condição são chamados de gatos braquicefálicos? É isso mesmo: os cães não são os únicos que sofrem com a braquicefalia, ao contrário do que alguns podem pensar. Para entender melhor como esse problema afeta a saúde do gato, as principais raças que são acometidas e quais cuidados são necessários com esse grupo de felinos, preparamos uma matéria com as informações mais relevantes sobre o assunto.
O que são animais braquicefálicos?
Tanto o cachorro quanto o gato com focinho achatado fazem parte do grupo de animais braquicefálicos. Para começar, a anatomia do crânio desses pets é diferente do padrão ideal, sendo caracterizada principalmente pelo tamanho reduzido dos orifícios nasais. Como resultado, as narinas são mais estreitas, o focinho fica com um aspecto achatado e a passagem do ar é prejudicada. Ou seja, os gatos braquicefálicos têm dificuldade respiratória - especialmente quando são submetidos a esforços físicos muito intensos -, por isso eles ficam cansados com mais facilidade. Os transtornos respiratórios, inclusive, podem atrapalhar o processo de troca de calor com o ambiente, dificultando o controle da temperatura corporal.
Além disso, o alongamento do palato mole - parte de trás do céu da boca - e o maxilar superior encurtado também são condições típicas dos animais braquicefálicos. Nesse caso, os gatos ficam com os dentes desalinhados, facilitando o acúmulo de tártaro e dificultando o processo de alimentação.
Gato Persa e Birmanês são exemplos de raças de gato com focinho achatado
O gato Persa está entre as raças mais populares de todo o mundo! O que poucas pessoas sabem é que esse adorável bichinho faz parte do grupo de gatos braquicefálicos e, portanto, requer alguns cuidados especiais. Não é difícil reparar essa condição na raça: a anatomia do focinho do Persa tem um tamanho bastante reduzido se comparado com outros felinos.
Outra raça de gato com focinho achatado é o Birmanês, também conhecido como Sagrado da Birmânia. Devido a limitação do nariz, o bichano acaba tendo maiores chances de sofrer com a obesidade felina. Por último, também podemos destacar o gato Himalaio entre as raças de animais braquicefálicos que precisam de uma atenção especial.
Que cuidados são necessários com os gatos braquicefálicos?
Ter um gato com focinho achatado requer alguns cuidados importantes. O principal deles é prestar atenção no animal em dias muito quentes ou muito frios. A anatomia do focinho do gato braquicefálico é prejudicada, então eles têm muita dificuldade em realizar trocas de calor com o ambiente e por isso podem sofrer com mudanças bruscas de temperatura. Além disso, durante as estações mais secas é necessário incentivar ainda mais a hidratação do bichano (fontes de água podem ajudar bastante nesses casos).
Também é importante estimular o animal a fazer exercícios físicos de baixo impacto para que ele não fique muito ofegante e cansado. Geralmente os gatos braquicefálicos não são fãs de grandes alturas porque isso exige muito deles, então uma boa opção é investir no enriquecimento ambiental para animais horizontais. Ah, algumas raças de gato com focinho achatado também têm problemas nos dutos lacrimais, então é importante higienizar a região dos olhos com frequência.
Redação: Juliana Melo