Todo tutor sonha em ter um gato carinhoso que demonstre amor e afeição no dia a dia. Apesar de muita gente achar que os gatos são animais pouco expressivos, eles também sabem demonstrar seus sentimentos, mas fazem isso do jeitinho deles. Quem não está muito por dentro do universo felino, pode ter um pouco mais de dificuldade para identificar esse sentimento.
Contudo, de acordo com a psicologia felina, existe um comportamento que todo gato carinhoso faz que deixa bem claro que ele é apaixonado pelo dono. A médica veterinária Julyenne Frasnelli (@julyenne.fel), especializada em comportamento e psiquiatria clínica felina, revelou que comportamento é esse. Continue lendo para descobrir!
Um gato carinhoso tem uma atitude única com o tutor
A ideia de que os gatos são animais frios e distantes já ficou no passado. Hoje, a gente já sabe que todos os bichanos são capazes de expressar o amor de gato, embora eles façam isso de forma diferente dos cães. No caso dos felinos, um comportamento típico que demonstra o afeto desses animais em relação ao tutor é o gato amassando pãozinho no colo dele.
A comportamentalista Julyenne Frasnelli explica que esse comportamento está relacionado ao vínculo afetivo que o gato forma com outros animais e humanos, especialmente quando se sentem seguros e confortáveis no ambiente. De acordo com Julyenne, desde o nascimento, o gato filhote se comunica com a mãe através do olfato e do tato: “Quando mamam, os gatos amassam pãozinho na mãe, o que ajuda na saída do leite. Para eles, esse é um momento muito confortável, pois soma o leite, a temperatura adequada, o odor e a textura da pele da mãe.” No entanto, esse comportamento do gato filhote acaba sendo levado também para a vida adulta do animal.
Ao sentir que está em um ambiente seguro, com pessoas que confia e tem um laço afetivo, o gato pode reproduzir esse comportamento, um gesto que expressa carinho do animal em relação ao tutor. “Quando o gato faz isso perto do humano ou nele, é sinal de que ele confia e gosta muito dessa pessoa”, explicou Julyenne. Portanto, para a especialista em comportamento felino, o ato de amassar pãozinho é uma clara demonstração de carinho do felino e é um sinal de que existe uma forte ligação entre o animal e o dono.
Além de amassar pãozinho, um gato carinhoso tem outros comportamentos que demonstram afeto
Não pense que amassar pãozinho é o único comportamento de um gato carinhoso. “Normalmente, todo gato quando amassa pãozinho está ronronando, mas alguns gatos ronronam bem baixinho, sendo perceptível apenas com o toque, e isso vale para a maioria”, revelou Julyenne.
No entanto, ela também ressalta que, apesar do ato de amassar pãozinho indicar um gato carinhoso, nem todos os felinos expressam esse comportamento. Isso não indica que o animal não é um gato carinhoso, mas que ele tem preferências por demonstrar esse sentimento de outras formas.
“Alguns gatos podem não ronronar e está tudo bem, e outros ronronam e não amassam pãozinho, e também está tudo certo. Isso faz parte da característica individual de cada gato, mesmo sendo um comportamento normalmente observado em conjunto.” Além disso, você pode se deparar com uma raça de gato mais carinhosa que outra.
Se o seu bichano não tem o costume de amassar pãozinho, confira quais são os outros comportamentos podem indicar um gato carinhoso:
- Ronronar
- Gato se esfregando em você
- Procurar para brincar
- Dormir junto
- Deixar o tutor escovar os pelos
- Miar para o tutor (é um comportamento aprendido)
Onde fazer carinho no gato?
Um gato carinhoso geralmente demonstra esse sentimento amassando pãozinho no colo do tutor. Mas quando é o contrário, os tutores precisam tomar um pouco de atenção na hora de escolher onde fazer carinho no gato. Os felinos amam receber carinho, desde que seja feito em uma parte do corpo que o animal se sinta confortável. Geralmente, o gato gosta de ser acariciado na cabeça, entre as duas orelhinhas. Eles também gostam de carinho no peito ou pescoço. Por outro lado, nem todos curtem carinho na barriga, já que é uma região muito sensível do animal.
Para saber se ele está gostando ou não do carinho, basta observar como ele reage ao toque. Se ele estiver gostando, você provavelmente vai ver um gato balançando a cauda quando recebe carinho, ronronando ou até miando baixinho. Agora, se ele não estiver curtindo muito, corre o risco de você levar uma patada ou mordida de gato.