Os latidos de cachorro são inevitáveis. Diferente dos humanos que se comunicam com palavras, os cães utilizam os latidos como uma poderosa linguagem para expressar uma série de sentimentos. Porém, algumas raças de cachorro têm uma predisposição maior em “conversar” com os tutores por meio de latidos, como é o caso do Yorkshire. O Patas da Casa vai te mostrar quais são as raças de cachorro mais barulhentas e explicar o significado por trás do som de cachorro latindo.
Latido de cachorro: quais são as raças que mais gostam de falar?
Ao contrário do sutil miado de gato, o latido de cachorro é mais alto e estridente, quase impossível de não ser notado pelas pessoas ao redor. Os cães, conhecidos por serem animais expressivos, utilizam os latidos como um mecanismo importante na linguagem canina. Contudo, alguns peludos se destacam quando o assunto é cachorro latindo. Confira quais as raças de cachorro que mais costumam latir:
1) O tamanho minúsculo do Chihuahua não impede que ele seja um mestre dos latidos
Não é nenhuma novidade que as raças de cachorro pequeno são as que mais gostam de latir, né? O Chihuahua, por exemplo, é uma das menores raças que existem, podendo chegar a no máximo 3 kg, no entanto, são capazes de emitir um latido potente e poderoso. Embora sejam super pequeninos, os cães dessa raça são donos de uma personalidade super forte, além de serem super protetores. Por essa razão, eles não poupam esforços em proteger aqueles que amam
2) O Beagle não mede esforços para ser entendido pelos humanos
O Beagle é uma das raças de cachorro médio mais populares do Brasil. De origem inglesa, eles foram criados para serem caçadores, por isso possuem um poderoso faro de cachorro. Porém, o que poucos sabem é que cães dessa raça podem latir bastante e não vão hesitar em chamar a atenção dos outros, especialmente se estiverem com ciúme do tutor.
3) O Dachshund é um cachorro energético... e barulhento
O cachorro salsicha, ou Dachshund, é um peludo cheio de energia que está sempre alerta a barulhos. Criado para caçar texugos, o salsichinha é um cachorro protetor e super leal ao dono, e por isso está sempre de olho em tudo que acontece ao redor. O latido de cachorro salsicha é persistente, especialmente quando os peludos escutam barulhos, pois são animais naturalmente desconfiados.
4) O Yorkshire é valente e ama se expressar com latidos
O famoso tamanho não é documento! O Yorkshire passa a impressão de delicadeza por ser muito pequeno, mas não se engane: a raça faz de tudo para proteger os seus e não tem medo de nada. O latido do cachorrinho é sua principal ferramenta de comunicação, seja para pedir algo ou expressar alguma insatisfação. Super divertidos, brincalhões e agitados, o Yorkshire Terrier ama "conversar" com os tutores!
5) Nada passa despercebido aos sentidos do Pinscher, uma das raças que mais latem
Metido a bravo, o Pinscher com certeza está na lista das raças de cães que mais latem. Essa característica está relacionada com o instinto protetor do cachorro pequeno, que está sempre protegendo a família que ama. Muitas pessoas reclamam dos latidos do Pinscher, mas não percebem que essa é a maneira do minúsculo cãozinho se proteger e manifestar seus sentimentos.
6) O Lulu da Pomerânia usa os latidos para se defender
Por trás da aparência delicada e do pelo de cachorro volumoso que parece uma juba de leão, o Lulu da Pomerânia é um cãozinho super valente e que late sem parar quando se sente ameaçado. Super fofo e brincalhão, esse é um cachorrinho audacioso que encanta o coração de todos.
7) O gigante Doberman tem um latido potente
Vocês já devem ter percebido que, até agora, só foram citados cachorros pequenos e médios, mas o Doberman veio para quebrar esse ciclo. Podendo chegar a pesar 45 kg e medir 72 cm, o Doberman é um animal grande que tem um latido bem potente. O latido de cachorro bravo de um Doberman pode assustar qualquer pessoa suspeita, e por essa razão, são muito usados para vigiar casas.
Qual o motivo do cachorro latir?
Cachorros latindo é um comportamento completamente normal na vida do pet, afinal, eles precisam dos latidos para se comunicar. Porém, vale dizer que cães que são adestrados ou passam por um processo de socialização adequado quando filhotes tendem a latir menos que os peludos não treinados. Por isso, se você deseja ter algum cãozinho, não deixe o adestramento de lado. Entre os motivos para cachorro latir em casa estão:
- Comunicação
- Ansiedade
- Alerta
- Dores
- Empolgação
Como entender o latido do seu cachorro?
Identificar o tipo de som de cachorros latindo facilita na hora de compreender o que os peludos querem dizer. O som dos latidos dos cães têm diferentes sonoridades e tons, e cada um deles significa um tipo de sentimento. Quando o cachorro late sem parar, por exemplo, ele pode estar tentando avisar sobre algum intruso no território, como também pode ter a ver com o excesso de energia. Mas não existe uma fórmula mágica que vai te dizer exatamente o que ele quer te dizer. Para descobrir o que cada latido significa, você vai precisar observar o comportamento do cachorro com bastante paciência para entender o que está por trás de cada atitude dele.