Os canídeos são um grupo de mamíferos que engloba diferentes espécies, como cachorros, lobos, coiotes, chacais e raposas. O menor canídeo do mundo é conhecido como feneco, animal selvagem que também leva o nome de raposa-do-deserto. Para se ter uma ideia, ele tem uma altura de aproximadamente 20 cm e pode pesar entre 0,68 a 1,6 kg na fase adulta. Em comparação com ele, o Chihuahua, considerado o menor cachorro do mundo, geralmente tem uma altura de 15 a 23 cm e pesa de 1,5 a 3 kg.
Existem muitas características que chamam a atenção no feneco. Por ser bem pequeno, muitos tutores inclusive ficam bastante tentados a pegar uma raposa-do-deserto filhote para criar como animal doméstico. Mas será que isso é possível e recomendado? Veja o que nós descobrimos!
Origem e principais características do feneco (ou raposa-do-deserto)
O feneco, também conhecido como fennec fox ou raposa-do-deserto, é originário do deserto do Saara e da Península Arábica. Ele é um animal selvagem que desenvolveu várias características adaptativas para sobreviver aos climas desérticos, que é o habitat natural da espécie.
Para começar, a fisiologia desses animais tem um metabolismo menos acelerado do que cachorros e outros canídeos, e que também consome menor quantidade de água. Além disso, esse pequeno peludo tem pelos com uma tonalidade semelhante à areia — característica que ajuda na camuflagem contra predadores. Os pelos, inclusive, são bem densos, principalmente na parte das patas para protegê-las de queimaduras no deserto.
Pequeno e ‘fofinho’, é difícil resistir ao charme do feneco
Há raças de cachorro que parecem raposa, e, nesse caso, é a raposa feneco que muitas vezes se parece com um cachorro quando ainda é filhote. Porém, ao chegar na fase adulta, é possível notar que existem algumas diferenças entre esses animais exóticos e os cães.
Apesar de pequeno, o ‘fennec’ possui uma orelha grande e bastante pontuda, além de um rabo bem pomposo. Ele pode até lembrar um Chihuahua, mas tem claramente a aparência de uma raposa. Além disso, é uma criatura estritamente de hábitos noturnos, diferentemente dos cachorros, que costumam ser mais ativos durante o dia.
O feneco costuma viver em pequenas manadas familiares, mas são animais que não se adaptam à vida doméstica. Eles precisam de espaço para exercer seus instintos naturais, e por isso não devem viver em casas e apartamentos. O confinamento pode fazer muito mal para o bem-estar e qualidade de vida da espécie.
Feneco: preço da espécie não deve ser considerado por brasileiros
Muitas pessoas que gostam de animais exóticos podem se interessar pelas raposas-do-deserto. Preço, nessas horas, acaba sendo uma das principais dúvidas. O quanto custa um feneco é em torno de R$ 32 mil, mas a criação dessa espécie não é permitida no Brasil.
Se esses animais forem retirados do seu habitat natural para satisfazer os desejos dos tutores, podem acabar morrendo rapidamente por não estarem acostumados com o clima do país. Por outro lado, há países como o Japão e os Estados Unidos que permitem a criação do feneco. Preço, porém, deve ser calculado de acordo com a moeda local.
Vale lembrar que tentar criar e domesticar esse animal à força no Brasil pode se enquadrar como crime ambiental e configurar até maus-tratos. De acordo com a Lei 9.605/98, “Na hipótese de uma pessoa possuir um animal silvestre em ambiente doméstico sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade ambiental competente e houver uma fiscalização, será lavrado um auto de infração ambiental.”