Yorkshire, Shih Tzu, Spitz Alemão… cachorro pequeno peludo, seja qual for a raça, sempre deixa todos apaixonados pela fofura combinada com uma firme personalidade! Afinal, essas características fazem com que eles pareçam até bichos de pelúcia. Um cachorro pequeno e peludo chama atenção principalmente por ser uma ótima opção de cachorro para apartamento. Isso explica porque os diferentes tipos de cachorro pequeno peludo têm se tornado cada vez mais populares entre os brasileiros. O Patas da Casa separou uma lista de 10 raças de cachorro pequeno e peludo para você se apaixonar e, quem sabe, adotar um. Confira!
1) Shih Tzu: cachorro pequeno peludo que é sucesso entre os brasileiros
Uma das raças de cachorro mais populares no Brasil é, sem dúvidas, o Shih Tzu. Esse cachorro peludo e pequeno tem um jeitinho simpático e que se dá bem com crianças, adultos e outros animais. Personalidade brincalhona e inteligente são características marcantes desse pet que ama estar com a família e não cresce muito. O pelo dessa raça de cachorro pequeno peludo é comprido e macio, por isso a escovação diária dos pelos é necessária para evitar nós. Além disso, deve-se ter atenção aos olhos do pequeno peludo: cachorro Shih Tzu costuma ter pelos caindo na região dos olhos, o que pode dificultar sua visão, caso não sejam aparados frequentemente - e também está mais propenso a infecções pelo aspecto saltado.
2) Poodle: o cachorro peludo e pequeno que encanta a todos com seus cachos
Dentre os diversos tamanhos de Poodle, o Toy é um clássico das raças de cachorro pequeno e peludo. Com menos de 30 cm, o cãozinho parece até que nunca deixa de ser filhote de cachorro! Raça pequena peludo, o Poodle Toy ama brincar e tem bastante energia, além de ter o tamanho ideal para se viver em apartamentos - por isso, é a variação de Poodle mais procurada. Além disso, é considerada uma das raças de cachorros mais inteligentes que existem. Esse cachorro peludo pequeno possui pelos encaracolados que dão o charme especial. A higiene dos pelos deve ser frequente, com escovação e tosa específica para Poodles.
3) Pequinês: brincalhão e dócil, esse cachorro peludo pequeno é a companhia perfeita
O Pequinês não tem esse nome à toa: costuma medir, no máximo 23 cm! É sem dúvidas um pequeno peludo. Cachorros da raça têm um jeitinho dócil e ao mesmo tempo super corajoso - afinal, tamanho não é documento! O cachorro Pequinês é brincalhão mas também calmo. Além disso, apesar do cachorro pequeno peludo ser bem independente, ama estar com a família, a quem é muito leal. A pelagem desse cachorro peludo e pequeno pode ser um pouco áspera e forma uma jubinha charmosa ao redor da cabeça. Lembre-se de sempre escovar e cuidar dos pelos para evitar nós.
4) Lulu da Pomerânia: raça de cachorro pequeno peludo com uma juba volumosa
Se tem um cachorro pequeno peludo que ficou muito famoso nos últimos anos, é o Lulu da Pomerânia, menor variação do Spitz Alemão. Esse cãozinho de apenas 22 cm é muito apegado à família e um verdadeiro companheiro, perfeito para apartamento. Mas esse cachorro peludo pequeno tem personalidade forte e pode ser teimoso - além de ter tendência a latir bastante. Os pelos dessa raça de cachorro pequeno peludo são longos e muito volumosos, formando uma juba digna de um mini leão. É preciso sempre secar bem o Lulu da Pomerânia após o banho, pois os pelos molhados podem ocasionar dermatites na pele. Além disso, deve-se escovar com frequência os pelos e os dentes, já que a raça costuma ter problemas dentários.
5) Bichon Frisé: mais um do time de raças de cachorro pequeno e peludo com fios encaracolados
Quem é fã de cachorro pequeno peludo vai adorar o Bichon Frisé. Esse cachorrinho fofo de origem francesa lembra uma bolinha de algodão por conta do seu tamanho pequeno e sua pelagem branquinha e encaracolada (o que leva muitas pessoas a confundirem com o Poodle). Esse cachorro pequeno e peludo é inteligente e calminho, além de super sociável e considerada uma raça de cachorro amorosa. Os pelos do Bichon Frisé precisam de escovação frequente para evitar nós, mas essa é uma das raças de cachorro pequeno e peludo que não soltam muito pelo! Então, apesar da enorme quantidade de pelos no corpo do animal, raramente você os verá soltos pela casa.
6) Yorkshire Terrier: um cachorro pequeno e peludo que não tem medo de nada
O Yorkshire Terrier é um clássico cachorro pequeno peludo com coragem gigante. Ele é amável e brincalhão, mas não se intimida com ninguém - por isso, pode até latir bastante. O Yorkshire é um cachorro peludo pequeno que ama estar com seu dono e tem energia de sobra. Por isso, mesmo que seja ótimo para apartamentos, precisa passear também. Seus pelos longos e brilhantes precisam de limpeza frequente, com escovação e banhos regulares, além de sempre manter a tosa para Yorkshire em dia. O recomendado é que o corte dos pelos seja feito duas vezes por mês, já que os pelos crescem rapidamente e podem criar nós.
7) Lhasa Apso: os pelos longos são a marca registrada desta raça de cachorro pequeno peludo
O Lhasa Apso é um cachorro pequeno e peludo com grande instinto protetor. Muito leal à família, o cãozinho tem tendência a desconfiar de estranhos, o que o faz latir quando está na presença deles. Afinal, seu jeito de cão de guarda o deixa sempre alerta a tudo! Apesar da personalidade forte, esse cachorro pequeno e peludo é dócil e ama uma boa brincadeira, pois energia é o que não falta. Seus pelos são bem longos, desde quando são filhotes de Lhasa Apso. Apesar dos pelos longos dessa raça de cachorro pequeno peludo serem seu charme, é importante tosar o Lhasa com frequência.
8) Maltês: um cachorro peludo pequeno apegado à sua família
O Maltês é uma daquelas raças de cachorro pequeno e peludo que não dispensam um carinho. São muito sociáveis e se dão bem com qualquer um. Extremamente dócil e carismático, o Maltês costuma se apegar muito à família e, por isso, pode ter ansiedade de separação quando o dono está longe. A marca registrada desse cachorro pequeno peludo é sua pelagem longa, lisinha e bem branca (apesar de existirem outras cores menos conhecidas). A escovação diária é fundamental para evitar nós, além da tosa frequente.
9) Cavalier King Charles Spaniel: o charme desse cachorro pequeno peludo está nas suas orelhas bem grandes
A personalidade do Cavalier King Charles Spaniel é apaixonante! Essa é uma das raças de cachorro pequeno e peludo mais dóceis que existem, pois se dá bem com todos e é super fácil de lidar. Inteligente e obediente, esse cachorro pequeno peludo é fácil de adestrar e um companheiro para todas as horas. Sua pelagem é um charme à parte: o cachorro peludo e pequeno possui orelhas bem grandes com muitos fios ondulados. Impossível não reconhecer e se encantar só de olhar. Os pelos desse cachorro pequeno e peludo precisam de escovação frequente e de cuidados especiais, principalmente na orelha, que fica muito exposta. Por isso, é preciso limpar as orelhas dele com frequência.
10) Papillon: as orelhas abertas são a principal característica desse cachorro peludo e pequeno
Outro cachorro pequeno e peludo que tem as orelhas como marca registrada é o Papillon. Porém, ao contrário do Cavalier King que tem as orelhas caídas, as do Papillon são bem abertas e para cima, parecidas até com asas. São muito peludas e precisam de atenção especial com a higienização. Essa é uma das raças de cachorro pequeno e peludo muito dócil e que não costuma dar trabalho. O Papillon também é bastante inteligente e obediente. Além disso, não é muito ciumento e nem grudento com o dono e, então ele consegue ficar mais tempo sozinho. Mas, mesmo sendo um cachorro pequeno peludo independente, ama brincadeiras de cachorro compartilhadas com seu dono. Sem dúvidas é um cachorro pequeno peludo encantador!
Redação: Maria Luísa Pimenta