Cuidados dos animais

Meu gato está fedendo muito: 5 motivos e o que fazer para solucionar o problema

Publicado - 07 Agosto 2024 - 17h54

Atualizado - 07 Agosto 2024 - 17h55

Ninguém espera ver um gato fedendo. Os felinos costumam ser animais bastante higiênicos e cuidam muito bem da própria higiene. Mas, de vez em quando, você pode acabar tendo que lidar com um gato fedorento dentro de casa — e essa situação é bem desagradável!

Nessas horas, a maior dúvida que fica é o que está causando o odor ruim. Será que é um gato com mau hálito, ou é algum outro problema? A verdade é que não existe apenas um, mas cinco motivos por trás disso. Veja abaixo o que pode deixar o gato fedido e saiba o que fazer!

1) O gato fedorento pode indicar falta de higiene ou problema na glândula adanal

Por incrível que pareça, muitas vezes o fedor tem a ver com as partes íntimas do animal. Pode ser que você tenha um gato com gases ou que não está conseguindo se limpar adequadamente depois de fazer as necessidades — algo que acontece bastante com gatos de pelo longo. Doenças ortopédicas, como a artrite, também impedem a limpeza correta da região.

Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Outra possibilidade é a glândula adanal do gato inflamada. Essa glândula é composta de duas bolsas que ficam ao redor do ânus. Elas liberam um odor fétido nas fezes e lubrificam a área,  mas podem inflamar. Se isso acontecer, é comum você se deparar com um gato fedorento.

2) Gato com mau hálito também pode ficar fedendo

“Meu gato tá babando fedorento! O que pode ser?” Acredite: essa é uma questão mais frequente do que se imagina na vida de muitos gateiros. Como é de se esperar, o mau hálito felino — que acaba deixando o gato fedido — tem tudo a ver com problemas bucais.

Se você não tem o hábito de escovar os dentes do gato, é muito provável que ele comece a acumular placa bacteriana na região que, posteriormente, vai virar tártaro. O tártaro em gatos pode ocasionar uma gengivite ou periodontite que causa a halitose e deixa o gato fedorento sempre que abre a boca.

tutora escovando os dentes do gato
Para evitar o gato com mau hálito, é necessário escovar os dentes dele

3) Otite em gatos pode causar um fedor bem específico no animal

O gato fedido também pode ser um sinal de alguma inflamação no ouvido do pet. Esse quadro é conhecido como otite em gatos, e pode ser causado devido a proliferação de bactérias, fungos e ácaros na região.

Além de um odor bastante desagradável, é comum que a otite tenha outros sintomas associados como coceira excessiva, vermelhidão, ferida e uma secreção bem escura. O gatinho também fica com dor de ouvido e pode sacudir a cabeça com frequência.

4) Cheiro forte de xixi é um sinal de atenção para infecções urinárias

Às vezes é importante ficar atento não apenas ao gato fedorento, mas também ao xixi do pet. A urina com odor muito forte normalmente é sinal de infecção urinária. Nesses casos, o gato vai mais vezes à caixa de areia e lambe bastante a genitália, enquanto o xixi fica com um cheirinho de peixe.

Já quando o cheiro do xixi de gato lembra o cheiro de amônia, pode ser um sinal de problema renal ou desidratação. É importante ficar atento a esse e outros sintomas para buscar ajuda profissional o quanto antes.

5) Problemas dermatológicos podem deixar o gato fedorento

Se você reparou que seu gato está fedendo e não é apenas uma região isolada (como a boca ou o ouvido), mas sim o corpo todo do pet, pode ser que seja alguma alergia ou doença dermatológica.

Geralmente, isso acontece porque o gato começou a se coçar muito e provocou uma ferida. Essa ferida, por sua vez, pode ficar com um aspecto úmido e começa a apresentar um mau cheiro que não passa despercebido pelo olfato humano.

Meu gato está fedendo muito: como resolver o problema?

O primeiro passo é investigar a raiz do problema. Essa, geralmente, é a melhor maneira de saber como solucionar o problema. Mas, em todo caso, existem algumas dicas que também ajudam a evitar o mau cheiro em gatos, como:

  • Escovar os dentes do pet pelo menos duas ou três vezes por semana;
  • Limpar e verificar os ouvidos do gato quinzenalmente;
  • Incentivar a hidratação felina (o que vai evitar problemas urinários).

Se, além do gato fedorento, você observar a presença de outros sintomas associados, como coceiras, vômitos, diarreia ou apatia, não hesite em procurar o auxílio de um médico veterinário. Só ele poderá indicar o tratamento mais adequado.

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas