O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notícia foi compartilhada no Instagram e TikTok do cãozinho, onde seu tutor compartilhou uma linda homenagem para o pet e comoveu os internautas. Ragnar era considerado um ‘pet influencer’ e acumulava mais de 2,7 milhões de seguidores no TikTok, com muitos fãs acompanhando sua rotina.
O cãozinho ajudou a mostrar que o preconceito que a raça Pitbull sofre pode ser muito injusto, e que existem vários cães da raça que são extremamente dóceis e amigáveis. Conheça abaixo um pouco da história de Ragnar e veja a publicação emocionante de despedida para o cachorro!
Ragnar foi um Pitbull que ajudou a quebrar paradigmas na internet
Muita gente tem a ideia equivocada de que a personalidade do Pitbull é agressiva, quando não é bem verdade. O cachorro Ragnar foi uma grande prova disso: esse cão dócil, conhecido por ser um cachorro que costumava usar uma mochila de tubarão nos passeios, sempre mostrou ser um cãopanheiro paciente, gentil e brincalhão.
Não é à toa que o tutor de Ragnar compartilhou um vídeo emocionante sobre a partida do pet reforçando o quanto ele fez história e ajudou a acabar com o preconceito enraizado que muitos têm contra os Pitbulls.
“Obrigado por tudo amigão, você fez história, você foi incrível, vamos te amar eternamente. Você era tão bom, que papai do céu te quis mais cedo com ele”, diz o vídeo que reúne vários momentos do cachorro na praia feliz da vida ao lado dos donos, passeando com sua mochilinha e recebendo carinho. Confira na íntegra a seguir:
Descanse em paz, filho. Você foi incrível, sua passagem aqui foi importante demais, você foi amado em um nível inimaginável, você quebrou tabus, você mostrou que a sua raça não merece o preconceito que sofre, você foi simplesmente INCRÍVEL. Sua família te ama e nunca vamos esquecer de você, NUNCA. Muitíssimo obrigado, filho. 💙
Na legenda do post, o tutor ainda reforça o quanto Ragnar foi importante para os amantes da raça: “Você foi incrível, sua passagem aqui foi importante demais, você foi amado em um nível inimaginável, você quebrou tabus, você mostrou que a sua raça não merece o preconceito que sofre, você foi simplesmente INCRÍVEL. Sua família te ama e nunca vamos esquecer de você, NUNCA.”
Cachorros da raça Pitbull podem ser dóceis e amorosos
O Ragnar foi muito além de um pet influencer nas redes: esse cãozinho serviu para mostrar que nem todo Pitbull é um cachorro bravo e violento, e por isso todo o estereótipo que ronda essa raça acaba sendo muito problemático. Na verdade, nenhum cão nasce agressivo. O que realmente molda a personalidade do cachorro é a maneira como ele é criado.
Então como treinar um Pitbull? Para que o cãozinho cresça com um comportamento manso e tranquilo, o ideal é apostar no adestramento positivo. Ou seja, recompensar as boas atitudes do animal, incentivando-o a agir daquela maneira mais vezes. A socialização adequada do pet também é uma das chaves para ter um cachorro da raça dócil e amoroso, tanto em casa quanto nas ruas.
Por outro lado, treinamentos que buscam punir ou castigar o animal são altamente contra indicados. Eles podem deixar o cachorro traumatizado e até reativo. Afinal, ninguém gosta de ser maltratado, mesmo que seja para ‘aprender’ uma lição, né?! Então a principal dica para o adestramento do Pitbull é usar reforços positivos, e evitar os reforços negativos.