Ver o cachorro pulando nas visitas assim que elas botam o pé dentro de casa pode até ser engraçado por um tempo, mas também é um problema que precisa ser corrigido. Esse comportamento pode ser desagradável para quem chega e é desconfortável para o tutor, que não consegue controlar a euforia do pet.
Existem diversos fatores que fazem o animal se comportar desse jeito quando está na presença de novas pessoas. Um desses motivos é justamente um comportamento típico que muitos tutores têm dentro da própria casa. Descubra o que você nunca deve fazer se não quiser seu cachorro pulando nas visitas!
Por que cachorro pula nas visitas? Comportamento comum do tutor desencadeia problema
Nenhum cão gosta de ficar longe do tutor e vice-versa, mas é inevitável ter momentos de separação na rotina. Afinal, o dono precisa sair de casa para trabalhar e estudar, por exemplo. Por isso, assim que o tutor finalmente chega depois de um longo dia, é normal os dois se empolgarem com brincadeiras, carinhos e tudo que se tem direito!
No entanto, se você é do tipo que faz uma grande festa quando encontra seu pet todos os dias, saiba que isso pode estar incentivando o comportamento do cachorro pulando nas visitas.
Quando o cão pula na sua chegada e você interage de volta, está deixando claro para ele que esse comportamento está correto. Por isso, ele vai agir da mesma forma toda vez que uma pessoa cruzar a porta de entrada.
Na cabeça do peludo, a atitude de pular em visitas é algo divertido e positivo, já que sempre é recompensado de alguma forma pelo tutor quando faz isso com ele. Você até pode sim fazer uma “festinha” com seu pet ao chegar em casa de vez em quando - o problema está na repetição diária desse comportamento.
O que fazer para o cachorro parar de pular nas visitas?
Por mais difícil que seja, a melhor forma de evitar o cachorro pulando na visita é ignorá-lo quando chega em casa. O seu pet precisa entender que não é certo pular em cima dos outros e, para isso, você precisa começar dando o exemplo.
Da próxima vez que você voltar para casa, experimente passar reto pelo animal e ignorar sua agitação. Não faça contato visual com ele e siga realizando suas tarefas até que o cão se acalme. Só então comece a interagir novamente com o animal.
No começo, isso pode ser bem difícil para tutores que estão acostumados com a “festinha” ao chegar em casa, mas é uma medida necessária. Essa mudança diminui a dependência do animal e faz com que, aos poucos, ele entenda que não precisa ficar afobado sempre que você aparece. Quando o cachorro associa que é assim que funciona com o tutor, ele também para de ficar pulando nas visitas porque já entende que não é dessa forma que ele conseguirá atenção.
Como ensinar meu cachorro a parar de pular? Veja dicas de adestramento positivo!
Existem algumas dicas que vão te ajudar a alcançar bons resultados com mais facilidade. Para começar, tenha muita paciência! Cães são animais que aprendem a partir da repetição de comportamentos, então ele não vai mudar do dia para a noite. Repita todos os dias o processo de ignorá-lo quando chegar em casa e dar atenção apenas depois de sossegado. Alguns cães aprendem com mais rapidez e outros podem demorar mais. O importante é ter paciência e não desistir.
A segunda dica é apostar nas recompensas. Quando o cachorro finalmente parar de pular em você ou nas visitas, observe o animal. Se ele estiver mais calmo e tranquilo, dê petiscos, faça carinhos e use palavras de apoio para recompensá-lo pelo bom comportamento. Com o tempo, o cão vai começar a perceber que só recebe esses “mimos” quando fica mais calmo e para de ficar pulando nas pessoas.
Por fim, jamais grite com o cachorro pulando nas pessoas. Xingamentos, gritos e grosserias não são eficazes porque apenas deixam o cachorro com medo e podem até mesmo aumentar os comportamentos negativos do animal. Você deve sempre ser bem firme para mostrar seriedade, mas nunca gritar com o cachorro em hipótese alguma.
Cachorro pulando nas visitas: outros motivos por trás do comportamento
Incentivar a “festinha” quando chega em casa é um dos principais motivos que levam ao cachorro pulando nas visitas, mas não o único. Cães são animais sociáveis que gostam de interação, então é natural que fiquem animados com a presença de pessoas. O problema é que muitos cachorros apresentam uma dependência emocional com seus donos e não sabem passar um tempo sozinhos. Como resultado disso, se tornam bem eufóricos na presença do tutor e de qualquer outra pessoa que apareça.
Isso também tem relação com a ansiedade de separação, condição em que o cão fica triste, ansioso e nervoso na ausência do dono. Quando o cachorro não é ensinado a ficar sozinho, ele não sabe lidar com a solidão que sente nas poucas horas que passa sem companhia. Assim, há um pico de agitação e euforia ao se deparar com alguém.
Outra causa bem comum do cachorro pulando nas visitas é a energia mal direcionada. Quando o cão não é estimulado de forma saudável, acaba acumulando uma alta sobrecarga de agitação. Isso faz com que qualquer coisa um pouco fora da rotina se torne um grande evento, como a chegada de pessoas novas em casa. O enriquecimento ambiental e a realização de passeios diários são algumas maneiras simples de evitar esse problema.
Como acalmar cachorro agitado com visita?
Até que essas medidas funcionem, o cachorro pulando nas visitas pode continuar sendo um problema. Então o que fazer para acalmar o pet agitado? Para começar, deixe o ambiente o mais seguro e confortável possível para o animal. Deixe os brinquedinhos espalhados, pois, assim, ele não coloca seu foco 100% nas visitas.
Outra dica é fazer uma interação gradual. Ao invés de trazer várias pessoas de uma vez só, chame as visitas aos poucos. Isso deixa o animal mais controlado e menos agitado com o grande fluxo de gente. Você também pode guiar as visitas sobre como agir com o pet. Diga para elas ignorarem o cachorro pulando e avise que elas só devem começar a interagir com o animal quando ele já estiver mais calmo para não estimular o mau comportamento.
Caso seu pet seja extremamente agitado, você pode colocar a coleira peitoral no animal no momento em que as visitas chegarem. Assim, você consegue controlar melhor o cãozinho e evitar problemas. Hoje em dia, também existem feromônios e florais para cachorro que ajudam a reduzir a ansiedade do animal. Converse com o veterinário e, se ele permitir, vale a pena investir nesses fitoterápicos. Por fim, ofereça petiscos e carinhos sempre que ele finalmente se acalmar. Isso vai estimular o bom comportamento e evitar o cachorro pulando nas visitas no futuro.