Quem nunca se deparou com um cachorro ciumento após chegar em casa com o cheiro de outro cão? Esse comportamento é normal, mas se acontecer em excesso é bom ficar de olho. Embora muitas vezes o ciúmes pareça fofo e inofensivo, no universo canino pode indicar um sentimento bastante negativo. Rosnados, latidos excessivos, agressividade e xixi no lugar errado são alguns dos sinais que merecem atenção.
Um cachorro ciumento demais se sente insatisfeito com a presença de pessoas e outros animais perto do dono, o que pode causar estresse e infelicidade ao pet. Apesar de nenhuma raça ser imune a esse comportamento, existe uma em específico que é considerada a mais ciumenta de todas. Confira a seguir qual é!
Cachorro com ciúmes: qual é a raça mais ciumenta que existe?
Em um ranking de cachorros mais ciumentos, o top 1 é ocupado pelo Chihuahua. Esse cãozinho conquistou o coração das pessoas com seu charme tão único que o levou até mesmo a protagonizar filmes como "Legalmente Loira” e "Perdido pra Cachorro”. Porém, mesmo com sua fofura e seu tamanho pequeno, esse animal pode ter um comportamento bem possessivo quando está com ciúmes.
A raça é muito apegada ao seu tutor, o que pode ocasionar crises de cachorro com ciúmes de cães e até de outras pessoas. Assim, o Chihuahua é ciumento e não poupa seus rosnados e latidos para demonstrar quando está bravo ou se sente intimidado.
Como lidar com o ciúmes do Chihuahua?
Se você tem um Chihuahua que demonstra comportamentos de ciúmes, é importante não deixá-lo isolado na presença de outros animais e pessoas. Dê bastante atenção ao seu animal e distraia o pequeno com algum brinquedo ou petisco. Além disso, use palavras afirmativas como recompensa quando o cão tiver uma atitude positiva.
É fundamental que o cachorro ciumento entenda que não há uma ameaça verdadeira. Isso pode ser feito a partir da socialização, que deve ser realizada aos poucos e de maneira saudável. Quando o Chihuahua ciumento estiver com outro cachorro e nenhum dos dois for agressivo, aproveite para deixá-los mais próximos sem a presença dos donos - mas sempre observando de longe. Contudo, em casos de briga de cachorro, não separe os animais à força, porque os cães podem ter reações ainda mais agressivas. O ideal nessa situação é tentar chamar a atenção do cachorro de algum modo, seja com barulhos ou outros estímulos.
Você pode tentar adestrar seu cachorro ciumento sozinho, mas caso esteja com dificuldades, contratar um adestrador é a melhor solução. O profissional vai entender a personalidade do animal e definir de onde vem o ciúmes, escolhendo a maneira mais adequada de agir e solucionar esse problema.
Personalidade do Chihuahua: veja outras características além dos ciúmes
Para quem pesa até no máximo 3 quilos, o Chihuahua é um cachorro com personalidade muito forte. Destemida, essa raça é dócil, amável e muito protetora com quem ama, além de não medir esforços para defender seu tutor. Por ser naturalmente desconfiado e bastante territorialista, o Chihuahua deve ser socializado desde pequeno, pois isso evita comportamentos indesejados com visitas ou outros animais. Além disso, a raça ama correr e brincar até não aguentar mais, pois tem muita energia para gastar e precisa de exercícios físicos diários.
Chihuahua não é o único! Saiba quais são as outras raças de cachorro mais ciumentas
Além do Chihuahua, várias outras raças são conhecidas por sentirem bastante ciúmes de seus donos. O Dachshund, conhecido como 'salsicha’, pode ser bem temperamental. Apesar de normalmente ser simpático, é muito apegado ao tutor, o que junto com o seu temperamento difícil, pode resultar em um comportamento mais ciumento.
Outro pequeno que pode demonstrar ciúmes é o Shih Tzu. A raça é muito indicada para quem mora em apartamento e tem criança em casa. Porém, por causa do apego ao tutor, pode se sentir ameaçada por outras pessoas e animais no ambiente, como se estivessem “invadindo” o seu espaço.
Raças de grande porte também não escapam do sentimento de ciúmes em relação a seus donos. O Pastor Alemão, apesar de ser amoroso, divertido, inteligente e carismático, também pode ser bastante ciumento. Algumas das principais características dessa raça são a lealdade e o instinto protetor. Por esses motivos, o Pastor Alemão tende a ser mais territorialista e muito apegado ao tutor.