O cachorro Pastor Alemão é um dos cachorros mais populares e queridos do Brasil. Embora carregue a fama de bravo, o cão desta raça conta com uma personalidade amável e brincalhona que resulta em um verdadeiro combo de energia e afeto. Além disso, quando se trata do Pastor Alemão, personalidade obediente e o seu nível de inteligência fazem dele um ótimo candidato a cão de guarda. Não é à toa que é muito comum ver um Pastor Alemão policial por aí!
Se você ainda tem dúvidas se pretende tê-lo como o novo integrante da sua família, confira abaixo tudo sobre o cachorro Pastor Alemão que envolve a personalidade e temperamento da raça.
1) Pastor Alemão é bravo?
Por trás da fama de Pastor Alemão bravo existe um cãozinho que pode te surpreender. Aliás, se você acha que essa é uma das raças de cachorro “grande e bravo”, está bem enganado, pois o porte grande e a pose imponente do Pastor Alemão não são sinônimos de um cão agressivo. Na verdade, o cachorro da raça é muito confiável e costuma ser bem amigável com a sua família.
Por isso, pode esquecer aquela ideia de que o Pastor Alemão é perigoso O que pode pode acontecer é que quando o cachorro alemão não conhece alguém, ele adota uma postura desconfiada e fica na defensiva, principalmente se não for socializado, mas isso não faz dele agressivo.
2) Pastor Alemão: cão de guarda é uma das funções da raça
O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais utilizadas para atuar como cão policial ou cão de guarda. Isso porque, além de serem incrivelmente inteligentes e obedientes, o faro do cachorro alemão também é invejável e pode ajudar a polícia na busca e apreensão de drogas ou detecção de explosivos, por exemplo.
Além disso, esse é um dos cães de trabalho que podem exercer diferentes funções, sendo comum encontrá-los em situações de resgate ou até mesmo para fiscalizar aeroportos e rodoviárias. O Pastor Alemão também é considerado um cachorro pastor, isto é, que trabalha no pastoreio de rebanhos.
@hanna.germanshepherd Não trocaria por nada ❤️ #cachorro #humorpet #pastoralemao #amor ♬ Soul Bossa Nova - Quincy Delight Jones Jr. & His Orchestra
3) O Pastor Alemão é dono de uma inteligência fora do comum
O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo, mas o Pastor Alemão não está muito atrás e ocupa a 3ª posição no ranking de cachorros mais inteligentes. A fidelidade aos tutores somada a inteligência nata do animal fazem dele o cão perfeito para aprender diversos truques. Além de estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, o cachorro Pastor Alemão gosta de se sentir útil e se esforça para aprender tudo o que precisa para ter uma convivência tranquila. Essa é uma raça que também aprecia que seus humanos reconheçam o seu esforço, e que gosta de agradar (ou seja, é um Pastor Alemão perfeito!).
4) Pastor Alemão: personalidade da raça é marcada por companheirismo
Uma coisa que chama atenção na personalidade do Pastor Alemão é que, apesar da carinha brava, esse é um doguinho muito amigável e apegado com os humanos. Eles gostam de cuidar e fazem de tudo para defender quem amam. O jeito brincalhão e bondoso do cachorro alemão é perfeito para quem busca um companheiro para todas as horas. A questão é que o Pastor Alemão tem forte instinto protetor e tende a ser territorialista, além de ser um tantinho ciumento perto de outros animais (o que pode ser um problema caso você tenha outros pets em casa).
5) Pastor Alemão: características da raça o tornam ideal para a prática de esportes
O porte grande e robusto não esconde a energia que o Pastor Alemão tem de sobra. Não é à toa que essa é uma das melhores raças para acompanhar o tutor na prática de esportes. As corridas, por exemplo, são uma excelente atividade para gastar a energia do Pastor Alemão. Cachorro possui um corpo bem resistente e forte, por isso consegue se exercitar sem cansar facilmente.
6) Pastor Alemão: família é super importante para ele
Faz todo o sentido que o Pastor Alemão seja um dos cães preferidos entre as famílias brasileiras. Além de companheiro, ele é extremamente carinhoso e, por isso, é aquele cãozinho que você pode contar para tudo. Caso você esteja pensando em ter um cachorro Pastor Alemão, temperamento da raça é muito tranquilo com aqueles de sua convivência. Saiba que não vai faltar carinho e muito menos cuidado com você e sua família. Isso porque ele possui um instinto muito protetor e, certamente, estará sempre de olho na casa.
7) Pastor Alemão: personalidade obediente da raça facilita o adestramento
Como já foi dito, uma das características de Pastor Alemão mais marcantes é a obediência. Esses cães realmente seguem à risca todos os comandos que lhe são passados, e por isso você não terá problemas na hora de aprender como treinar Pastor Alemão. A única dica é tentar fazer isso com o cachorrinho ainda filhote, pois isso ajuda a moldar o comportamento do pet desde cedo. O reforço positivo também é indicado, mas fique tranquilo porque o adestramento de cães da raça está longe de ser uma tarefa difícil.
8) Raça Pastor Alemão convive bem com crianças
Uma das grandes curiosidades: Pastor Alemão é uma das melhores raças para quem tem criança e é excelente companheiro da criançada, desde que ele já esteja acostumado com a presença delas. Esse é um cachorro muito carinhoso com quem ele conhece, e isso inclui os pequenos. A questão é que é importante ensinar as crianças a respeitarem o espaço do pet desde cedo, evitando brincadeiras brutas ou que o machuquem.
Se chegar um bebê novo na família, também é bom que essa apresentação ao cachorro alemão grande seja feita aos poucos e sempre de forma supervisionada para garantir a segurança de todos.
9) A relação de Pastor Alemão com outros animais pode ser problemática
Uma das formas de como deixar um Pastor Alemão bravo é fazê-lo interagir com outros cães sem a socialização correta. Como ele não costuma conviver em harmonia com outros animais, é importante que o tutor o acostume desde cedo para garantir uma interação amigável na vida adulta. Assim é possível evitar reações agressivas na presença de outros pets na sua casa ou durante os passeios na rua. A nossa dica é que o filhote Pastor Alemão seja socializado desde cedo para equilibrar o seu temperamento territorialista.
10) Cachorro de raça Pastor Alemão adora brincar
Se você está pensando em ter um cachorro da raça Pastor Alemão, é necessário ter em mente que passeios e treinamentos devem fazer parte da rotina do animal. Além disso, um ambiente enriquecido com brinquedos para cachorro vai ajudar a garantir a diversão do seu amigo e, ao mesmo tempo, evitar comportamentos indesejados e destrutivos. Isso porque quando se trata de Pastor Alemão, cachorro precisa de estímulos mentais e físicos frequentes. A prática de esportes ajuda bastante nisso, mas o pet também precisa ficar entretido dentro de casa com brincadeiras e brinquedos.
11) Como é o comportamento do Pastor Alemão com a comida?
Agora que você já viu tudo sobre Pastor Alemão (ou quase tudo), chegou a hora de falar sobre um tópico muito importante sobre esse cãozinho, que é a relação dele com a comida. Muitos tutores têm a dúvida de quanto um Pastor Alemão deve comer por dia, e essa resposta vai depender do tamanho e peso do animal. É possível encontrar as informações na embalagem do alimento, mas no caso desta raça, o indicado é oferecer de 3 a 4 xícaras de ração divididas em duas porções, uma pela manhã e outra à noite.
A comida para Pastor Alemão também deve ser de alta qualidade, visto que esse é um cão que consome muita energia, por isso vale investir em uma ração Premium ou Super Premium para o pet.
12) Criar um Pastor Alemão não é uma tarefa muito difícil
Muitos pensam que o Pastor Alemão é perigoso e uma raça difícil de ser criada, mas não é bem assim. Como já foi dito, esse é um cãozinho muito inteligente e obediente, o que facilita bastante a questão da convivência. Ele é o tipo de cachorro que gosta de agradar e se sente estimulado com o adestramento, por exemplo. O que pode pesar, em alguns casos, é a questão da socialização, mas se isso for feito com o filhote será muito mais fácil.
Também é importante ficar atento com um caso de mistura de Pastor Alemão com vira-lata, que pode ter o comportamento mais imprevisível do que o mencionado. Lembre-se:
13) Ter um cachorro Pastor Alemão exige certos cuidados
A raça tem uma personalidade forte e protetora. Justamente por isso, o adestramento e a socialização são processos fundamentais com o filhote de Pastor Alemão. Além disso, os cuidados com a alimentação, higiene e gasto de energia do cachorro também entram como parte importante da criação. Como são cães energéticos e muito ativos, eles precisam "extravasar" tudo isso diariamente com passeios e outras atividades. Vale lembrar, dependendo do tipo de pelagem - que se divide em Pastor Alemão de pelo comprido e de pelo curto -, os cuidados podem ser maiores ou menores na região.
14) Pastor Alemão: personalidade da raça resumida!
- Adestramento: é um dos cachorros mais inteligentes e uma das raças mais fáceis de adestrar;
- Relação com crianças: se dá bem com os pequenos;
- Relação com estranhos: pode ser um pouco desconfiado com quem ele não conhece;
- Relação com outros cães: é um pouco territorialista se não for socializado;
- Comportamento geral: é um cachorro ágil, obediente, corajoso, protetor e extremamente fiel.
Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo
Publicado originalmente em: 12/08/2020
Atualizado em: 20/06/2023