A areia sílica para gatos já foi a queridinha dos gateiros anos atrás, mas de uns tempos para cá, ela vem dividindo opiniões. Com novas opções surgindo no mercado, muitos tutores abandonaram a sílica e decidiram dar uma chance para substratos mais sustentáveis, como é o caso da areia biodegradável.
Mas você já se perguntou quais são os prós e contras da areia sílica? Gatos gostam ou não desse tipo de material, afinal? E qual a melhor areia para gatos? Veja a opinião de alguns tutores a seguir!
A areia sílica neutraliza os odores da urina e fezes do gato, e é fácil de limpar
O tutor Allan de Menezes chegou a usar a areia sílica para gatos por cerca de 6 a 7 anos. Segundo ele, a higiene e o fácil manuseio na hora de limpar foram pontos importantes na decisão de compra, mas o que realmente chamou sua atenção foi o fato de essa areia mascarar muito bem o cheiro de xixi de gato, e neutralizar também o odor das fezes. “A vantagem é que ela não deixa o cheiro de urina nem de fezes no ar e é de fácil manuseio na hora de limpar”, revelou.
Ele não é o único a pensar dessa forma: Maria Clara, que é tutora de dois gatos e usou apenas um pacote de areia sílica para experimentar, concorda com isso. Ela alega que optou por esse tipo de areia tanto por acreditar ser a única que não deixa odor, quanto pela facilidade da limpeza da caixa.
Areia sílica para gatos tem uma boa durabilidade, mas pode não valer o preço
De acordo com a tutora Luísa Rodrigues, que usou a areia sílica para gatos por mais de um ano, o principal motivo que a fez investir nesse tipo de areia foi o custo-benefício. “A propaganda foi muito forte, então eu fui lá e comprei — até porque eu estava cansada de comprar aquelas areias muito baratas e que não formam torrões. Para mim, que na época tinha 4 gatos, ia ser uma ótima aquisição”, contou.
Enquanto usava esse tipo de areia, Luísa observou que uma das maiores vantagens é que a areia sílica para gatos dura mais do que as areias comuns, o que, na teoria, pode ajudar na economia. Por outro lado, Allan e Maria Clara esclarecem que o maior motivo para deixarem de comprar a sílica foi justamente o preço.
“Geralmente, um pacote de 1,8 kg varia de 30 a 40 reais. Dependendo da quantidade de gatos que a pessoa tem, uma areia dessa dura em média de duas a três semanas”, destacou Allan. Já Maria Clara afirma: “A grande desvantagem é o preço, que na minha realidade não cabe no momento”.

Saúde e meio ambiente são motivos para evitar a areia sílica para gatos
Silvia Medeiros é tutora de três gatos e chegou a usar a areia sílica por menos de um ano. Na época, não existiam tantas opções diferentes de materiais preenchedores como existem hoje, o que levou a essa escolha. “Para não usar aquelas que não formavam torrão e deixavam com um cheiro forte, optava pela sílica por achar que a qualidade era melhor”, explica.
Atualmente, porém, a tutora não vê motivos para investir nesse tipo de areia para gatos. “Hoje em dia eu não vejo nenhuma vantagem nesse tipo de areia por conta de alguns estudos que eu já vi que falam que ela é tóxica para os gatos devido a poeira. Fora que ela também não é biodegradável, portanto, impacta o meio ambiente”.
De fato, a sílica é um material potencialmente para gatos. Então felinos que têm o hábito de explorar o mundo com a boca não devem ter contato com esse tipo de material, ou podem acabar sendo intoxicados.
Com a areia sílicas, gatos também podem ficar desconfortáveis
Os tutores que utilizam areia sílica para gatos podem ter experiências diferentes. Enquanto alguns bichanos se acostumam mais facilmente a esse tipo de material, como aconteceu no caso do Allan, outros animais não gostam tanto da sílica e podem ficar bastante incomodados com os grãos. “Meus gatos claramente ficaram desconfortáveis na caixa, e os torrões eram péssimos porque não ajudava em nada no odor. Ficou insustentável tanto para mim, quanto para os gatos”, desabafou Luísa.
A tutora Silvia também destacou que esse foi um dos motivos pelos quais ela deixou de usar a sílica: “Os cristais que podem incomodar/machucar as patinhas do gato quando eles entram na caixa”.
Como escolher a melhor areia para gatos?
Descobrir qual a melhor areia para gatos é uma experiência bastante individual, já que envolve muitos critérios pessoais. Tem quem prefira areias mais baratinhas, enquanto outras pessoas valorizam a facilidade na hora de limpar ou o descarte sustentável. Ainda assim, existem alguns ‘pré-requisitos’ básicos na hora de escolher a melhor areia para o seu pet.
Dicas para comprar a melhor areia para gatos:
- A cor da areia de gato deve ser clarinha — Isso facilita na identificação de possíveis alterações na urina que podem ser sinais de problemas de saúde;
- O grão da areia tem que ser fino — Granulados muito grossos podem machucar a pata do pet, enquanto os mais finos se assemelham mais à areia ‘natural’;
- A areia deve formar torrão — O ideal é que o material forme um torrão bem firme e que não se desfaça com facilidade para facilitar a higiene;
- O material não pode levantar poeira — A formação de poeira, além de sujar a casa, pode acabar sendo inalada pelo animal e causar problemas respiratórios;
- Areia de gato não deve ser perfumada — Além de incomodar o sensível olfato felino, esse cheiro de perfume pode deixar o gato estressado e sem usar a caixinha direito.
Vale dizer que uma opção que costuma ser bem apreciada pelos tutores é a areia de mandioca para gatos. Ela é biodegradável e atende aos principais requisitos para escolher uma boa areia. No entanto, também existem outras opções interessantes, como a areia à base de milho.