O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte. Os bichanos amam seus humanos, só que, ao mesmo tempo, também apreciam momentos sem ninguém por perto. Mas você já se perguntou o que seu gato faz quando fica sozinho e não tem ninguém olhando? A rotina dos peludos pode te surpreender. Descubra o que seu gatinho provavelmente faz todos os dias quando você sai de casa!
Assim que você sai, seu gato patrulha a casa
Poucos minutinhos depois que os donos saem, os gatos tomam a iniciativa de andar por todos os cômodos da casa para se certificar de que eles estão realmente sozinhos. Ou seja, é basicamente a mesma coisa de quando o gato segue o dono pela casa, só que com o pet em busca do tutor.
Nessa hora, o bichano olha tudo para saber se você realmente não está mais ali com ele (porque, apesar de te amar, o gato também gosta de aproveitar a própria companhia às vezes). É a partir disso que o animal já começa a planejar o restante do seu dia.
Os gatos podem aproveitar esse momento para comer
Depois que comprovam que estão sozinhos, os gatos normalmente aproveitam o momento para se alimentarem com calma. Embora pareça uma atitude qualquer, os bichanos fazem isso porque a hora da refeição é um momento em que eles costumam ‘baixar a guarda’, então eles preferem fazer isso em momentos de tranquilidade e sem muito barulho em volta. Assim eles ‘desligam’ o estado de alerta e podem comer a ração de gato em paz.
Um gato pode passar a maior parte do tempo dormindo e se espreguiçando
Não é novidade para ninguém que os gatos dormem muitas horas por dia. Então é de se esperar que, logo depois de comer, os felinos resolvam tirar uma sonequinha e descansar. Nessas horas, o animal pode procurar os lugares mais confortáveis da casa — como a sua cama e o sofá — ou então os lugares mais escondidos, como em cima de uma estante.
Um gato adulto e saudável pode dormir de 12 a 16 horas por dia, com os ciclos de sono se dividindo em vários pequenos “cochilos”. Mas, por passarem tantas horas deitados, os gatos também podem passar boa parte do tempo se espreguiçando depois que você sai de casa.
Outros gostam de observar o mundo pela janela e explorar outros cantinhos
Assim como tem gato que ama passar o dia tirando várias sonecas, também tem pet que gosta mesmo é de usar o tempo livre para ‘fofocar’ e se aventurar pela casa. É por isso que alguns gatos amam ficar na janela, observando tudo que acontece do lado de fora. É como se a janela fosse uma enorme ‘televisão’ para esses animais, entretendo-os por horas. Se for o caso do seu amigo, colocar uma cama suspensa na janela pode ser uma ideia interessante para deixá-lo ainda mais confortável nessas horas!
Já outros bichanos não se interessam tanto pelo mundo exterior e resolvem explorar mesmo é o espaço dentro de casa. Inclusive, um cômodo que muitos bichanos amam é o banheiro, que parece um verdadeiro parque de diversão para os felinos. Lá, eles encontram água corrente, um piso geladinho para deitar nos dias quentes e ainda recebem diferentes estímulos sonoros e olfativos.
O gatinho também pode aprontar travessuras e até ficar entediado
Se você tem uma casa gatificada e adaptada para as necessidades do pet, é bem provável que o gatinho passe um tempo brincando e se divertindo sozinho. Ele deve subir nos nichos, prateleiras, usar o arranhador de gato e procurar formas de se entreter enquanto não tem ninguém para brincar com ele.
Mas, depois de um tempo, tudo isso pode se tornar entediante. Por isso, o ideal é ter dois gatos em vez de um para que eles possam fazer companhia um ao outro nos momentos em que os tutores se ausentam. Os gatos sentem saudade dos donos, mas acabam sentindo menos essa ausência quando estão acompanhados de um outro pet.