Adoção animal

Ocicat: conheça a raça de gato com cara de selvagem que surgiu nos Estados Unidos

Publicado - 25 Novembro 2022 - 12h05

Atualizado - 21 Janeiro 2025 - 12h04

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

O Ocicat é uma espécie de gato híbrido pouco conhecido, mas que impressiona qualquer um. A pelagem manchada e traços exóticos dão a esse bichano originário dos Estados Unidos uma aparência quase selvagem. O gato Ocicat surgiu a partir do cruzamento de diversas raças, como Abissínio e Siamês (e essa mistura também impacta no seu comportamento). Se você quer conhecer mais sobre a origem da raça de gato Ocicat, suas características físicas, como é a convivência com o animal, quanto custa esse bichano e muito mais, confira a matéria a seguir!

O Ocicat surgiu nos Estados Unidos durante a década de 60

A origem do gato Ocicat é bastante curiosa. A raça foi criada em laboratório com o objetivo de gerar um gato doméstico que lembrasse os felinos selvagens. A história do Ocicat começou nos Estados Unidos durante a década de 1960 (por isso é considerada uma raça bastante recente). Alguns criadores queriam criar uma raça que misturasse características do Abissínio e do Siamês. A partir do cruzamento entre esses gatos, começaram a cruzar também outras raças: Mau Egípcio, Oriental e Gato de Pelo curto Inglês. Com todos esses cruzamentos, os criadores chegaram ao Ocicat que conhecemos hoje, que na verdade só foi reconhecido oficialmente como raça em 1987. Portanto, a origem do Ocicat veio a partir do cruzamento de cinco raças diferentes.

Ocicat: tamanho médio e corpo musculoso são características marcantes da raça

A aparência selvagem é a marca registrada do Ocicat. Tamanho grande dos olhos, corpo musculoso e orelhas bem longas e retas dão um ar intimidador ao animal. A raça de gato Ocicat é forte e seu corpo esguio faz com que o bichano tenha uma elegância natural. Outra característica marcante é o rabo bem longo e fino. Quanto ao porte do Ocicat, tamanho fica entre os 3 Kg e 6 kg, por isso é considerado uma raça de porte médio a grande.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Pelagem do Ocicat: cores variadas são aceitas oficialmente

A pelagem exótica e tigrada é uma característica marcante do Ocicat. As cores da raça são bem variadas, sendo reconhecidas oficialmente: chocolate, preto, canela, lilás, azul e camurça. A pelagem da raça é sempre tigrada, com manchas espalhadas pelo corpo. As manchas são mais escuras no rosto, nas patas e na cauda. O tipo de pelo de gato Ocicat é bem curtinho, fino e denso.

Ocicat: personalidade não tem nada de selvagem

Por ser uma mistura de diferentes raças, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao temperamento do Ocicat. A personalidade da raça tende mais para o selvagem ou para o doméstico? O objetivo durante a criação desse bichano era criar um animal com características selvagens. A aparência do Ocicat conseguiu alcançar esse objetivo, mas a personalidade nem chega perto da de um felino selvagem. O gato Ocicat é super divertido, brincalhão e animado. Cheio de energia, o animal é muito ativo e precisa estar sempre se exercitando.

Esse pet é muito curioso e adora explorar tudo ao seu redor. Além disso, a sociabilidade não é um problema para o Ocicat. Personalidade extrovertida e carismática faz parte da raça, que naturalmente se dá bem com qualquer pessoa. Esse bichano adora dar e receber carinhos e quando se apega ao tutor o ama mais que qualquer coisa no mundo. Existe uma ideia de que gatos são menos apegados e ficam muito bem sozinhos, mas esse não é o caso do Ocicat. Na verdade, ele não gosta de ficar muito tempo sem uma companhia em casa.
 

gato ocicat andando na grama
O gato Ocicat tem uma pelagem manchada, olhos bem grandes e orelhas longas

A convivência com o Ocicat é muito tranquila pois o pet se dá bem com todos

Conviver com um gato da raça Ocicat é muito fácil! O bichano é uma ótima companhia para pessoas de todas as idades. A relação desse gato e crianças funciona muito bem por conta do seu jeitinho brincalhão, enquanto sua personalidade carismática o torna um verdadeiro amigo para os idosos. Além disso, o gato Ocicat se dá muito bem com outros animais, em especial outros gatinhos. Na verdade, é até indicado ter dois gatos em casa quando se tem um Ocicat pois, dessa forma, o bichano sempre terá companhia - afinal, eles odeiam ficar sozinhos. 

O adestramento e a socialização do Ocicat traz benefícios ao seu comportamento

O adestramento do gato Ocicat pode ser indicado para melhorar certos comportamentos, uma vez que o animal é bastante agitado. Felizmente, essa é uma raça de gato muito inteligente e que tem facilidade de aprendizado. Assim, o adestrar gato Ocicat costuma trazer resultados muito positivos. A socialização do gato também é sempre indicada, mesmo que esse animal seja naturalmente sociável. O filhote de gato Ocicat responde melhor a treinamentos, pois nessa fase da vida ele aprende de forma mais rápida e eficaz. Por isso, o ideal é adestrar e socializar o animal nos primeiros meses de vida. 

Curiosidades sobre a raça de gato Ocicat!

  • O nome “Ocicat” tem sua origem na palavra “Ocelot”, que significa "Jaguatirica" em inglês.
  • Apesar de ser conhecido nos Estados Unidos, o gato Ocicat não é muito famoso em outras partes do mundo.
  • Por conta das pernas compridas e fortes do Ocicat, raça de gato pode dar saltos bem altos.
  • O Ocicat não costuma miar. O miado do gato só é ouvido quando ele quer muito chamar atenção ou está super animado com algo específico.
gato ocicat lambendo a pata
O Ocicat é um bichano divertido e de fácil convivência

Cuidados com o gato Ocicat

Escovação dos pelos - Há quem diga que o Ocicat é hipoalergênico e o motivo é a fácil manutenção dos pelos. Os fios bem curtinhos são bem fáceis de cuidar e não precisam de muitos cuidados. Escovar os pelos do gato Ocicat uma vez por semana já é suficiente. N época de troca de pelagem, pode ser necessário aumentar a frequência de escovação, mas ainda assim a queda de pelos não costuma ser muito grande. 

Unhas, dentes e ouvido - Como o gato Ocicat é muito agitado, ele está sempre brincando e explorando tudo ao seu redor. Por isso, é recomendado manter as unhas do gato aparadas para evitar que ele acabe arranhando objetos e até mesmo pessoas sem querer durante as brincadeiras. Escovar os dentes do gato Ocicat também vai evitar doenças como o tártaro. Por fim, as orelhas longas e compridas do Ocicat ficam muito expostas, por isso é muito importante limpar a orelha do gato com frequência e mantê-las sempre bem secas para evitar infecções como a otite felina.

Gatificação da casa - Os gatos Ocicat são muito ativos e precisam de um ambiente que os permitam liberar seus instintos. Por isso, o enriquecimento ambiental para gatos da raça é tão importante. A falta de exercícios pode deixar o gato ansioso e, consequentemente, estressado. Apostar na gatificação da casa é fundamental pois, dessa maneira, o animal gasta toda sua energia corretamente. Vale colocar nichos, prateleiras e arranhadores para gatos. Outra dica é que o gato Ocicat adora locais altos! Então pode ter certeza que o bichano vai adorar ter acessórios espalhados pela casa e por toda a parede.

O gato Ocicat costuma ser muito saudável se tiver os cuidados básicos 

Por ser uma raça recente, pouco se sabe sobre a saúde do Ocicat. Essa raça de gato costuma ser bem saudável mas, para isso, é preciso ter alguns cuidados essenciais. O filhote de gato Ocicat precisa ser vacinado e vermifugado corretamente. Além disso, o reforço anual das vacinas para gatos deve ser aplicado sempre na data correta. Visitas frequentes ao veterinário também são fundamentais, pois ajudam a monitorar a saúde do Ocicat. Expectativa de vida fica entre 15 e 18 anos, se tomar esses cuidados com a saúde. 

Valor do gato Ocicat: preço da raça pode variar 

Achar um Ocicat para comprar não é uma tarefa tão simples. A raça é muito desconhecida no Brasil e, por isso, é difícil achar algum gatil reconhecido que venda o Ocicat. Comprar a raça requer muita pesquisa, tanto de local quanto de valor. O preço do Ocicat pode variar dependendo de alguns fatores, principalmente quanto à linhagem dos seus ancestrais. Em média, o valor do gato Ocicat fica entre R$ 2.000 e R$ 3.000. Outro ponto importante é a escolha do gatil. Sempre tenha certeza de que você está comprando o bichano em um local de confiança para evitar financiar estabelecimentos que realizam maus tratos. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cuidados

10 coisas essenciais que todo tutor precisa observar em um filhote de gato (checado por veterinários)

Adotar um filhote de gato é algo que exige muita responsabilidade! Esses pequenos são encantadores, mas também precisam de atenção e...

Gato

Gato castrado fica mais tranquilo? Essas foram as mudanças que percebi depois da cirurgia

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato castrado fica mais tranquilo depois da cirurgia. A castração consiste na esterilizaçã...

Comportamento

Como fazer um gato se adaptar a outro pet? Esses são os 7 passos indicados por especialistas

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Alimentação

Gato pode comer chocolate? Entenda os riscos neste guia de alimentação revisado por veterinários

É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é aman...

Cachorro

Cachorro espirrando pode ser sinal de alerta? Veterinária explica as causas e quando você deve se preocupar

Ver um cachorro espirrando é uma situação que pode parecer inofensiva, mas às vezes exige um olhar mais atento. A frequência dos esp...

Cuidados

10 coisas essenciais que todo tutor precisa observar em um filhote de gato (checado por veterinários)

Adotar um filhote de gato é algo que exige muita responsabilidade! Esses pequenos são encantadores, mas também precisam de atenção e...

Cachorro

Como alimentar cachorro com doença do carrapato? Aprenda como driblar a falta de apetite (checado por veterinários)

Uma das maiores preocupações na vida dos tutores é a doença do carrapato em cachorro. Trata-se de um problema relativamente comum, m...

Gato

Gato castrado fica mais tranquilo? Essas foram as mudanças que percebi depois da cirurgia

Todo mundo já deve ter ouvido falar que o gato castrado fica mais tranquilo depois da cirurgia. A castração consiste na esterilizaçã...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?