Investir em brinquedos para cachorro que ficam sozinhos é fundamental para garantir que o pet se sinta mais confortável e feliz na ausência do tutor. Os cachorros são animais altamente sociáveis, então quando ficam sozinhos por muito tempo, sentem os efeitos dessa solidão. Eles podem ficar entediados, ansiosos e estressados, sentimentos que são prejudiciais ao peludo.
Por isso, é muito importante que os tutores saibam escolher brinquedos divertidos e estimulantes para que os cães possam se entreter sozinhos. Mas lembre-se de escolher um brinquedo que seja adequado para a fase de vida e personalidade do cão. Confira a seguir os 6 melhores brinquedos para cachorro que ficam sozinhos!
1) O tapete de atividades é um dos melhores brinquedos para cachorro
O tapete interativo é um dos melhores brinquedos para cachorros que ficam sozinhos. Feito de napa ou feltro, esse brinquedo possui divisórias ideais para colocar um petisco para cachorro dentro. Ao sentir o cheiro do petisco, o cão fica estimulado a procurá-lo, e nas tentativas de resgatar a recompensa escondida no tapete, acaba gastando energia.
Para tornar a brincadeira ainda mais interessante para o pet, você pode colocar diferentes tipos de petiscos e obstáculos no tapete interativo para cachorro, tornando o processo mais desafiador. Lembre-se de pensar em obstáculos que possam ser vencidos para não frustrar o cãozinho.
2) O quebra-cabeça é um dos melhores brinquedos para cachorro que ficam sozinhos
Quando os cães ficam sozinhos por muito tempo, uma forma de tornar esse momento menos tedioso para o animal é investindo em um brinquedo interativo para cachorro. Além de proporcionar diversão aos pets, esse acessório também estimula o desenvolvimento cognitivo do cachorro e melhora o raciocínio. Um brinquedo interativo que faz o maior sucesso entre os peludos é o quebra-cabeça para cachorro.
Apesar de se chamar quebra-cabeça, esse brinquedo para cachorro não tem nada a ver com o quebra-cabeça dos humanos. Ele funciona assim: o acessório possui alguns compartimentos que o cachorro deve tentar abrir. Dentro desse comportamento, os tutores devem colocar um petisco para o pet, como um bifinho para cachorro, pois o aroma vai estimular ainda mais o animal a resgatar a recompensa.
Esse tipo de brinquedo é ideal para um cachorro inteligente que adora desafios, como é o caso do Border Collie. No entanto, eles também são ótimos brinquedos para cachorros que ficam sozinhos, já que mantêm o cão entretido por bastante tempo.
3) A bolinha recheada é um ótimo brinquedo para entreter os cachorros
Entre os cães é unânime: toda brincadeira para cachorro fica mais divertida quando um petisco está envolvido nela. Quando percebe que tem um petisco no meio da brincadeira, o cão fica ainda mais animado e determinado a resgatar essa recompensa. É por isso que as bolinhas recheadas são excelentes brinquedos para cachorro que ficam sozinhos. Elas são ótimos brinquedos para distrair, pois estimulam o cãozinho a brincar até conseguir arrancar um snack de dentro da bolinha, distraindo e relaxando o animal.
4) As cordinhas são ótimos brinquedos para cachorro que ficam sozinhos
O brinquedo de corda para cachorro é um clássico que não sai de moda. Todos os cães amam e ele é super fácil de encontrar para comprar. Além disso, as cordinhas têm a vantagem de ser um brinquedo resistente para cachorro, especialmente se for feita com um material de boa qualidade. No entanto, se você tiver um cachorro destruidor, é recomendado não oferecer a cordinha sem supervisão, pois ele pode acabar destruindo e ingerindo pedaços da corda.
O grande benefício da cordinha é que ela é um brinquedo super versátil: ela pode ser arremessada para que o pet vá buscar, dá pra improvisar uma brincadeira de cabo de guerra para cachorro, e o animal ainda pode se entreter sozinho durante horas. É por isso que esse é um dos melhores brinquedos para cachorro que ficam sozinhos.
5) As pelúcias são um dos brinquedos para cachorro favoritos
A pelúcia para cachorro é um brinquedo que só deve ser oferecido a cães que não têm o hábito de destruir objetos. Por serem maleáveis e preenchidas com espuma, as pelúcias são muito fáceis de destruir, então só podem ser oferecidas a cães mais tranquilos. As pelúcias também são excelentes brinquedos para cachorro que ficam sozinhos, pois oferecem conforto emocional para o animal na ausência do tutor. Além disso, muitos ursos de pelúcia são feitos de diferentes materiais e vem com guizos para chamar a atenção do pet enquanto ele estiver sozinho.
6) Os mordedores são ótimas opções de brinquedos para cachorro que ficam sozinhos
Os mordedores, tanto para filhotes quanto para adultos, são brinquedos para cachorro perfeitos para pets que gostam de morder o que encontram pela frente. Eles podem ser encontrados em diferentes versões, cada uma delas indicada para uma fase de vida do animal. O mordedor para cachorro filhote, por exemplo, é mais maleável e possui diferentes texturas para ajudar a coçar a gengiva.
Também tem mordedores em formatos de pneu para cachorro, ideal para raças maiores e de mordida forte. Outra possibilidade são os mordedores naturais, feitos com partes desidratadas de animais, como a orelha de boi. Esses mordedores são um dos melhores brinquedos para cachorro que ficam sozinhos porque eles adoram o sabor e ficam horas entretidos com o acessório - mas é importante ter atenção com o material para não ter a chance de quebrar o dente do cachorro ou causar outros problemas.