Ficar frente a frente com um dos cachorros mais perigosos do mundo é uma situação que pode deixar qualquer um preocupado, especialmente quem morre de medo de cães. Algumas raças se destacam devido a características consideradas potencialmente perigosas, como a força, instinto de proteção bem desenvolvido ou uma mordida potente.
No entanto, é importante lembrar que o perigo nem sempre está na raça em si, mas em como o cão é criado e tratado ao longo da vida. Ou seja, isso não significa dizer que são cachorros maus e agressivos. Quando criados com carinho, socialização adequada e treinamento, eles podem ser tão dóceis e amorosos como qualquer outro cãozinho. Mas se você ficou curioso para descobrir quais são as raças de cachorros mais perigosos do mundo, considerando a força física, veja a seguir a lista que montamos com base em alguns aspectos!
1) Kangal
Ao se perguntar qual é o cachorro mais perigoso do mundo, muitos podem pensar que o Pitbull e o Rottweiler estão no topo do ranking, mas você não poderia estar mais enganado. Quem leva esse título para casa é o Kangal, uma raça originária da Turquia muito usada no passado para proteger rebanhos de predadores como ursos e lobos. Eles são grandes, medem 78 centímetros e pesam aproximadamente 60 quilos, e ainda tem o corpo forte e musculoso. Mas eles são considerados perigosos mesmo porque o Kangal é o cachorro com a mordida mais forte de todas. A mordida deles tem uma força de 746 PSI. Para se ter uma ideia, a força da mordida de um leão varia de 600 a 650 PSI. É por isso que ele é considerado o cachorro mais forte do mundo.
2) Cane Corso
Outro que entra na lista dos cachorros mais perigosos do mundo é o Cane Corso. Esse cachorro gigante, que pode chegar a medir 70 centímetros e pesar 50 quilos, é um peludo extremamente fiel e protetor. Eles eram usados para proteger territórios de possíveis invasores, e por isso possuem um instinto de proteção super desenvolvido. Além disso, a mordida desse peludo pode chegar a uma força de 700 PSI, o que aumenta ainda mais a periculosidade da raça. No entanto, apesar de tais características, o Cane Corso é muito gentil e afetuoso, mas precisam ser socializados e treinados adequadamente para evitar comportamentos agressivos.
3) Doberman
O Doberman é uma raça muito usada para ser cão de guarda, e isso tem total sentido com as características desse pet. Ele faz parte das raças de cachorro mais inteligentes, é protetor, leal e faz de tudo para proteger aqueles que ama. Mas por que eles são considerados perigosos? O potencial "perigoso" do Doberman vem da alta energia desses peludos, da resposta rápida e da sua natureza protetora. Além disso, apesar de não ser o cachorro com a mordida mais forte, a bocada desse peludo pode chegar a uma força de 228 PSI, o que também é considerado bem alto se comparado a outras raças.
4) Pastor Alemão
O Pastor Alemão é muito usado como cachorro policial ou como guardião de territórios. Eles conseguem desempenhar muito bem essas funções porque são cães inteligentes e que aprendem comandos facilmente, então o treinamento do Pastor Alemão costuma ser bem tranquilo. Além disso, o Pastor Alemão carrega um traço que pode ser bem perigoso se não for bem trabalhado com socialização e treinamento, que é a lealdade e o forte apego que sentem pelo tutor. Se eles sentirem que o dono corre algum tipo de perigo ou receber um comando para atacar, eles não vão hesitar em partir para cima.
5) Rottweiler
Apesar de ser brincalhão e mega divertido, o Rottweiler também é um dos cachorros mais perigosos do mundo por conta do forte instinto de proteção. Eles foram criados para proteger territórios, então são bem territorialistas e farão de tudo para manter a salvo aqueles que amam. Por conta disso o Rottweiler pode não lidar muito bem com a presença de estranhos, o que pode ser bastante perigoso. Além disso, são cães grandes e imponentes, podem chegar a pesar 80 quilos e são bem fortes. Então é claro que um ataque de cachorro dessa raça pode fazer um grande estrago.
6) Pitbull
O Pitbull carrega a injusta fama de ser o cachorro mais bravo do mundo, mas não é bem assim que funciona. A relação com a lista de "cachorros mais perigosos do mundo" está relacionada com a força física e a criação que recebem. Por muitos anos, os Pitbulls foram utilizados em rinhas de cães, o que favorecia o comportamento mais agressivo. No entanto, os cuidados e treinamentos recebidos na infância podem transformar o Pitbull em um cachorro muito dócil, comportado e obediente.
7) Chow Chow
O Chow Chow parece um ursinho de pelúcia gigante com seus pelos densos e exuberantes, né?! Por isso, quase ninguém acredita que ele é um dos cachorros mais perigosos do mundo. Isso porque eles são cachorros independentes, gostam de curtir o próprio espaço, e também são cães dominantes. Então quando se sentem incomodados ou ameaçados, não hesitam em partir para cima para se proteger. Porém, isso não significa que o Chow Chow é traiçoeiro e pode atacar a qualquer momento. O adestramento e a socialização quando filhotes são uma forma de evitar esse tipo de comportamento, pois permitem que o peludo se acostume com diferentes situações e ambientes.