Saber qual o melhor horário para passear com cachorro no verão é fundamental para garantir o bem-estar do seu pet. Afinal, ninguém quer ver o próprio cachorro com calor ou passando mal por causa das altas temperaturas em um momento que deveria ser prazeroso para ele, certo?! Por esse motivo, os tutores devem se atentar aos horários escolhidos para passear com o pet. A seguir, te contamos como saber se o cachorro está com calor e os principais cuidados que devem ser tomados durante os passeios. Confira!
Qual é o melhor horário para passear com cachorro no verão?
No geral, a recomendação é que os passeios sejam feitos antes das 10h e após às 16h, que são normalmente os períodos do dia em que o sol está menos forte. Porém, no verão isso muda. Como o calor já se intensifica logo cedo e demora para passar, o ideal é que o horário para passear com cachorro no verão seja antes das 8h e após às 18h.
Lembramos que, além do horário, o tutor também deve ter uma atenção redobrada com a temperatura de asfaltos e calçadas. Se o chão estiver muito quente, pode provocar uma queimadura na pata do cachorro, causando muita dor e incômodo. Se for o caso, é bom esperar a noite para passear com seu aumigo.
Como refrescar o cachorro no calor: 3 opções de passeios
Para passear com cachorro no verão, você também pode optar por alternativas “diferentes” e refrescantes! Alguns cães amam brincar na água, então fazer um passeio aquático pode fazer a alegria deles. Confira algumas dicas interessantes:
1) Trilhas - Existem vários tipos de trilhas, algumas com cachoeiras e outras sem. Independentemente da escolha, essa acaba sendo uma opção de passeio refrescante porque as trilhas normalmente são bem arborizadas e afastam aquela sensação de calor excessivo. No entanto, para saber como fazer trilha com cachorro você precisa treinar seu cãozinho antes e ele precisa ser bem obediente!
2) Praias - Até pode levar cachorro na praia, desde que os tutores sigam alguns cuidados e respeitem as regras do local. Também é importante verificar se a praia em questão é pet friendly ou não. Pode ser uma boa ideia para cachorros que gostam de nadar e brincar na água!
3) Piscinas - Ao levar um cachorro na piscina, também é importante se certificar de que a presença de animais é bem-vinda (principalmente se for uma piscina compartilhada). Além disso, o cão precisa estar em boas condições de saúde para mergulhar. Lembre-se também que não são todos os cachorros que sabem nadar, e algumas raças - como os cachorros braquicefálicos - correm o risco de se afogar.
Cachorro com calor: sintomas incluem respiração ofegante e apatia
Se você já viu um cachorro com calor, deve saber que os sintomas não passam despercebidos. Geralmente, um dos sinais mais evidentes de que o animal está sofrendo com a temperatura é a língua de fora, salivando o tempo todo. Além disso, o cão fica mais apático, não come direito e apresenta mais fraqueza do que o normal. O cachorro com calor quer passar o dia deitado - principalmente se o chão for mais geladinho -, tem pouca disposição para atividades e pode até ter vômitos e diarreia. Por isso, observe atentamente!
Saiba quais são os cuidados ao passear com seu cachorro no verão
Além de realizar os passeios em horários mais amenos, em que a temperatura não está tão forte, o tutor também deve ter outros cuidados com o pet. É importante, por exemplo, investir em um protetor solar para cachorro para evitar que a incidência de raios solares - mesmo nos horários mais “tranquilos” - possam provocar queimaduras ou até mesmo um câncer de pele.
Também é importante levar sempre uma garrafinha de água para cachorro, estimulando-o a se hidratar. Outro cuidado que pode ser tomado é tosar o animal (especialmente se ele for muito peludo) para amenizar o calor.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes