O Pastor Alemão é conhecido por ser um cão imponente, corajoso e muito leal. A raça de cachorro grande é uma das mais usadas para trabalhos como cão policial, pastoreio e operações de resgate. Isso não é à toa: o Pastor Alemão tem uma inteligência fora do comum e personalidade super obediente. Ou seja, é um dos cachorros mais fáceis de adestrar e treinar (seja para exercer alguma função específica ou simplesmente para ser um cão de companhia que dá a pata e senta).
Quer conhecer melhor esse cachorro, que é um dos mais queridinhos do Brasil e do mundo? O Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber, como: quanto custa um filhote de Pastor Alemão, traços físicos e cuidados que a raça exige. Dá só uma olhada!
Pastor Alemão: capa preta é a característica mais marcante da raça
O cachorro Pastor Alemão tem uma pelagem que é facilmente reconhecida em qualquer lugar, principalmente por apresentar uma espécie de “capa preta” envolta do corpo. Ou seja, é um cachorro com o corpo majoritariamente coberto por fios pretos, mas que também apresenta marcações com cores marrom avermelhadas, marrons, amarelas e cinza claro. No rosto, apresenta uma máscara escura perto do focinho e contornando toda a face.
A espessura dos pelos pode variar. O Pastor Alemão pode apresentar pelos de dupla camada, macios e densos, ou pelos longos e de aspecto duro. De resto, a raça é conhecida por ser bem atlética e musculosa, com a região do focinho alongada e aparência elegante (mas intimidante). O Pastor Alemão é um cachorro grande que pode medir de 55 a 65 cm, e peso entre 22 a 40 kg.
Pastor Alemão - filhote ou adulto - é muito inteligente, disciplinado e leal
O Pastor Alemão é um dos cães de trabalho mais usados para executar diferentes funções. Apesar de ser comumente associado com um cachorro policial, a raça também é excelente para pastorear, guardar propriedades e resgatar pessoas. O motivo para a escolha do Pastor Alemão para tantas tarefas é porque essa é uma das raças mais corajosas, obedientes e disciplinadas que existem.
A inteligência do cachorro já é evidente desde cedo, com o filhote de Pastor Alemão. O cão é muito esperto e capaz de aprender comandos rapidamente, sem a necessidade de muitas repetições. Quando ele é filhote, tudo acontece ainda mais rápido e por isso que esse é o momento ideal para treinar e educar o doguinho, já que ele leva todos esses aprendizados para a vida adulta.
Ah, detalhe: o Pastor Alemão é um dos cachorros mais inteligentes do mundo, ocupando a 2ª posição no ranking de inteligência canina - e por isso, mesmo com o jeitinho intimidador da raça, pode ter certeza de que o adestramento de cães desta raça não será um problema. Pelo contrário, na verdade: o Pastor Alemão - filhote e adulto - é aquele bichinho que ama agradar seus donos. Por isso que ele é tão obediente!
Além de fiel e dedicado, ele também é um cachorro protetor com a família. Esse traço em particular faz com que ele seja um pouco desconfiado com quem não conhece, e esteja sempre alerta para possíveis ameaças. A socialização é fundamental para deixá-lo mais amigável com outros pets e desconhecidos. Já com as crianças, o Pastor Alemão é um excelente cãopanheiro e tem muita paciência e tolerância com os menores.
Cuidados com a saúde, higiene e rotina do Pastor Alemão
Assim como boa parte dos cachorros grandes, o Pastor Alemão tem maior propensão a desenvolver a displasia coxofemoral e a displasia de cotovelo. Ambos os quadros afetam a articulação dos pets e podem causar muita dor e incômodo nos movimentos. Para completar, cardiopatias também são comuns na raça Pastor Alemão. Por isso, o acompanhamento veterinário é importantíssimo para diagnosticar precocemente qualquer problema.
A higiene do Pastor Alemão não é das mais difíceis. Os banhos só são recomendados quando o animal estiver muito sujo. Já a escovação dos pelos é indicada a cada duas ou três vezes por semana, pois esse é um cachorro que solta muito pelo. Fora isso, outros cuidados básicos como escovar os dentes, cortar as unhas e limpar os ouvidos também podem ser acrescentados na lista.
No dia a dia, o tutor não pode esquecer de manter a rotina de exercícios do Pastor Alemão bem ativa. Esse é um cachorro super energético e que precisa de estímulos físicos e mentais frequentes. É possível fazer isso com passeios, enriquecimento ambiental e outras atividades. Para completar, não deixe de oferecer uma alimentação bem equilibrada e nutritiva para saciar a fome do Pastor Alemão e deixá-lo saudável. A ração para cachorro deve ser escolhida de acordo com o porte e a idade do pet.
Quanto custa um Pastor Alemão?
O preço do Pastor Alemão não é dos mais caros, custando entre R$ 1.000 e R$ 5.000. O valor varia de canil para canil, e pode sofrer influência de fatores como o sexo e a linhagem genética do animal. Mas, no geral, não costuma ser muito abaixo ou acima disso. Se o cão for descendente de campeões costuma ser mais caro. O mesmo vale para as fêmeas, que custam mais do que os machos. Além disso, se o animal já tiver sido vacinado, vermifugado e/ou castrado, também pode ter um preço mais elevado.
Na hora de adquirir um filhote de Pastor Alemão, a escolha do canil de cachorro deve ser feita com muito cuidado. Observe se o estabelecimento é confiável e se compromete com o bem-estar dos animais. Se possível, faça uma pesquisa na internet sobre o espaço e veja o relato de outros clientes para servir como referência. Infelizmente muitos criadores não são responsáveis e cuidadosos, e exploram a mãe e os filhotes. Por isso, tenha muita atenção!
Redação: Juliana Melo