O perfume para cachorro é um produto que gera muita polêmica no universo canino - e existem várias razões para isso. A primeira delas está relacionada ao fato de que os perfumes não trazem nenhum tipo de benefício para os cães.
Diferente do banho em cachorro que controla a oleosidade corporal e mantém a higiene do pet, os perfumes só servem para mascarar o cheiro. Por isso, não são considerados essenciais na rotina do animal. Além disso, alguns cães podem apresentar problemas de saúde devido ao uso desses produtos, e é exatamente por isso que muitos veterinários não recomendam usar perfumes em cachorro.
Para entender os efeitos deste produto no corpo do animal, o Patas da Casa conversou com quem entende do assunto: um veterinário dermatologista. Nós falamos com o William Klein, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, e ele listou 4 razões para não usar o perfume para cachorro!
1) O perfume para cachorro pode provocar alergia na pele
Um dos maiores problemas dos perfumes para cachorros tem a ver com possíveis alergias, que podem causar sintomas bem incômodos no animal. “Os riscos dos perfumes estão ligados a futuros problemas de alergia. Os principais sintomas são vermelhidão, coceira, erupções cutâneas, espirros e descamação da pele”, explica o profissional.
Isso acontece porque a pele do cachorro é extremamente sensível, então ela pode não reagir tão bem quando exposta aos componentes de um perfume para cachorro. Esses produtos geralmente apresentam três componentes básicos: uma fragrância, álcool e água. Os responsáveis por provocar essas alergias são a fragrância e o álcool, pois eles podem alterar o pH da pele do animal.
2) O perfume para cachorro tem risco de causar problemas respiratórios
Um outro grande problema associado ao uso do perfume para cachorros é que esse produto pode causar problemas respiratórios graves no animal, especialmente se o pet tiver alguma doença respiratória preexistente, como a asma e a bronquite.
A bronquite canina provoca tosse de cachorro, chiados, ruídos respiratórios e dificuldade de respirar, enquanto a asma pode deixar o cachorro com falta de ar. É por isso que o perfume para cachorro não é nem um pouco indicado para cães que sofrem com essas doenças.
Além disso, você pode não saber, mas o cachorro tem rinite e sinusite, assim como os humanos, então o uso de perfumes podem contribuir para manifestação dos sintomas associados a essas duas doenças.
A rinite é causada por uma inflamação nas narinas, enquanto a sinusite se manifesta por meio da inflamação dos seios nasais. Tanto uma quanto a outra são desagradáveis para o pet, pois podem causar espirros, coriza, coceira nasal e em casos mais graves, dificuldade respiratória e sangramento nasal.
3) O perfume para cachorro pode pode causar falhas na pelagem
Quando o perfume para cachorro provoca alergias, geralmente esse quadro vem acompanhado de extrema coceira no animal. Acontece que essa coceira em cachorro incomoda bastante o pet, então ele pode começar a se lamber e se morder excessivamente para aliviar esse desconforto. Como consequência, o tutor vai se deparar com uma queda de pelo em cachorros em locais específicos do corpo do animal, principalmente onde o perfume foi aplicado.
William ainda reforça que não se deve em hipótese alguma usar perfume para cachorro em pets que já tenham algum tipo de alergia: “Caso o animal seja portador de uma doença alérgica específica, como a dermatite atópica canina, o perfume deve ser evitado a fim de evitar um eventual gatilho da coceira e a piora clínica do mesmo.”
4) O perfume para cachorro pode atrapalhar o olfato canino
Você sabia que o olfato canino é extremamente poderoso e potente? Por essa razão, o uso de perfume pode atrapalhar o animal a expressar o comportamento natural da espécie de farejar o ambiente, podendo causar até um certo estresse para o pet.
O médico veterinário explicou porque isso acontece: “O perfume para cachorro pode atrapalhar o olfato canino devido à grande quantidade de receptores olfativos que eles possuem. Enquanto os cães têm cerca de 300 milhões de receptores, o ser humano só tem 5 milhões. Isso faz com que os cachorros apresentem uma maior sensibilidade a cheiros.”
O perfume para cachorro profissional, por exemplo, geralmente apresenta uma fixação maior, ou seja, dura mais dias no pelo e na pele do cachorro, e esse cheirinho ao longo do dia pode deixar o pet incomodado e estressado.
Sem nenhum benefício concreto para o pet e tantos riscos, será que vale a pena mesmo usar um perfume para cachorro? Especialistas acreditam que não!