Os petiscos para gatos, além de serem muito saborosos para os pets, são aliados de momentos mais descontraídos e servem como um tipo de enriquecimento ambiental. A prova disso é que se você não sabe como brincar com gato ou como se aproximar dos bichanos, ter um snack em mãos certamente vai facilitar bastante todo o processo. Quer entender como incluir os petiscos para gato durante as brincadeiras? O Patas da Casa reuniu as principais informações sobre o assunto, incluindo a quantidade ideal e como escolher os melhores snacks para gato. Dá só uma olhada!
Nas brincadeiras, os snacks para gatos ajudam a aproximar o animal do tutor
O paladar felino é bem criterioso e rigoroso, mas os bichanos simplesmente não resistem aos petiscos de gato, sejam eles industrializados ou caseiros. É por isso que na hora de brincar com um gatinho, os snacks são de grande ajuda. Eles logo despertam o interesse do animal, fazendo com que o pet automaticamente se aproxime de você para tentar ganhar um aperitivo.
Também existem brinquedos interativos para gatos que armazenam snacks no interior e estimulam as habilidades cognitivas do pet. É bem interessante, porque como eles funcionam como um reservatório de petiscos, gatos precisam descobrir como “liberar” os alimentos de dentro para fora. Como resultado, eles podem passar um bom tempo brincando e se divertindo com esse tipo de acessório.
Petiscos para gatos funcionam como reforço positivo durante o adestramento
Adestrar gatos não é tão difícil quanto parece. Na verdade, assim como acontece no adestramento de cães, o treinamento de felinos pode ser beneficiado com o uso de alguns snacks para gato. Esses aperitivos ajudam a prender a atenção dos pets e funcionam como um tipo de reforço positivo, promovendo uma boa associação do animal às sessões de adestramento e garantindo bons resultados. Sempre que são recompensados com petiscos, gatos se empenham mais em “aprender” os comandos e truques que são passados.
Uma dica importante, inclusive, é lembrar que adestrar gatos não é exatamente igual a adestrar cachorros . Cada espécie tem um processo de aprendizado diferente. No caso dos felinos, eles não conseguem manter o foco por muito tempo, por isso o ideal é optar por sessões de até 5 minutos por dia, sempre bem dinâmicas e com snacks para gatos no final.
Saiba como escolher os melhores petiscos de gato e a quantidade certa para oferecê-los
Um bom petisco para gatos tanto pode ser preparado em casa pelo próprio tutor, como pode ser encontrado nas prateleiras de pet shops e lojas especializadas. A grande diferença é que os snacks comerciais são bem mais práticos do que os caseiros, e já são fabricados com a quantidade certa de nutrientes que o animal precisa. Além disso, a maioria é formulada de acordo com a faixa etária do animal, sendo possível encontrar um petisco para gato filhote, adulto ou idoso sem grandes dificuldades no mercado.
Outro ponto positivo dos snacks para gatos que já vêm prontos é que eles informam na própria embalagem qual a quantidade ideal de petiscos para incluir na rotina do seu amigo. Assim, fica muito mais fácil equilibrar a dieta do animal, principalmente se você é do tipo que não resiste ao olhar de pidão do seu gatinho e gosta de dar petiscos para gatos todos os dias. Mas lembre-se: os snacks jamais devem substituir a ração, ok?!
Existem diferentes tipos de petiscos. O snack líquido para gato é um que tem feito muito sucesso, mas também existe o petisco para limpar dentes de gato e os sachês que aumentam a ingestão hídrica do felino. Já se você gosta de botar a mão na massa, é só ficar de olho nas frutas que gatos podem comer - assim como legumes e verduras - e oferecer pequenas porções.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes