Várias situações podem deixar um cachorro com medo, ansioso ou estressado. Nas festas de fim de ano, por exemplo, o barulho de fogos de artifício costuma incomodar bastante a sensível audição canina, deixando o animal super assustado e agitado. Nessas horas, em busca por alternativas para acalmar o pet, muitas pessoas têm dúvidas se pode dar calmante para cachorro ou não.
Será que o medicamento é seguro? Quais são as indicações e contra indicações? A seguir, tire as principais dúvidas sobre o uso de calmante para cachorro e saiba como deixar seu animal de estimação mais tranquilo no período das festas!
Calmante para cachorro: como funciona o medicamento e quais as indicações?
O calmante para cachorro é um fármaco prescrito por médicos veterinários que auxilia no bem-estar e saúde emocional dos cães. Ele costuma ser indicado principalmente em situações onde o animal é submetido a um alto nível de estresse e pode representar um risco para si mesmo ou para as pessoas que estão por perto.
Geralmente, mudanças bruscas na rotina, festas de fim de ano e até mesmo a perda de um membro da família podem fazer com que o animal precise do medicamento para acalmá-lo. No entanto, é importante que não se crie uma dependência desse tipo de remédio - ele deve servir apenas para auxiliar em situações mais extremas onde há um cachorro estressado e ansioso demais, mas sempre com orientação profissional.
Pode dar calmante para cachorro com medo de fogos?
Dependendo do nível de estresse do animal, sim, pode dar calmante para cachorro com medo de fogos. No entanto, é necessário que tudo seja previamente conversado e orientado por um médico veterinário de confiança, principalmente com relação à dosagem e frequência do medicamento. Uma administração inadequada do calmante para cachorro é muito perigosa e pode até mesmo ser fatal.
Vale lembrar que, além do fármaco, também é possível apostar em um calmante natural para cachorro, que consiste no uso de produtos fitoterápicos, como feromônios e florais para ansiedade canina. Eles podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas, como pet shops. No entanto, mesmo que sejam alternativas naturais, é importante ter o acompanhamento de um especialista. Isso porque existem diferentes tipos de feromônios e florais, e somente um profissional qualificado poderá indicar qual é a melhor opção para o seu amigo de quatro patas.

Já para quem procura um calmante para cachorro ‘caseiro’, uma boa opção é apostar em chás. É isso mesmo: o cachorro pode tomar chá e se beneficiar de algumas propriedades das ervas. Mas é necessário ter em mente que não é todo tipo de chá que o cão pode beber. Os mais recomendados, principalmente em festas de fim de ano, são o chá de camomila e de valeriana, sem adição de açúcar, adoçante nem qualquer outro elemento.
Como acalmar cachorro com medo de fogos?
Adotar medidas mais drásticas, como dar um calmante para cachorro dormir, nem sempre é a melhor solução. Na verdade, existem outras técnicas que ajudam a acalmar um cão com medo de fogos de maneira menos invasiva. Você pode, por exemplo, tentar abafar os ruídos que vêm de fora colocando uma música para cachorro ficar mais calmo.
Além disso, você deve preparar um cantinho da casa que vai funcionar como um ‘refúgio’ para o pet. Lá, você deve colocar uma caminha, cobertores e muitos brinquedos que possam ajudar a distrair o animal enquanto acontece a queima de fogos. Aproveite o momento para brincar com o cachorro e oferecê-lo alguns petiscos - isso com certeza vai ajudar a amenizar toda a situação.
Outra técnica que costuma funcionar muito bem é a do tellington touch, ou truque do pano, que consiste em amarrar uma tira de pano ao redor do corpo do cachorro. O primeiro passo é posicionar uma faixa no peito do animal, e em seguida cruzar as pontas da faixa na região do dorso. Depois, repita esse cruzamento na barriga do pet e, então, finalize com um nó perto da coluna do cãozinho. Isso vai ajudar o animal a se sentir mais protegido e, consequentemente, menos nervoso.